Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

10 ideias de pratos que vão aquecer seu inverno

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

A Seguir lista receitas de comidas para comer no frio com modo de preparo e ingredientes
fondue
O clássico fondue. Foto: Reprodução/Panelinha

O Rio de Janeiro registrou o dia mais frio do ano nesta segunda-feira (1). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura máxima de 21,1°C foi registrada na estação meteorológica automática da Vila Militar, na Zona Oeste. Em Niterói, a mínima registrada foi de 17°C. E a tendência é que nos próximos dias sejam ainda de mais frio.

Na noite de quarta (4) está previsto uma mínima de 14°C.  Apesar da temperatura amena e do friozinho, não há previsão de chuva para os próximos dias.

Leia mais: Niterói terá, enfim, uma semana típica de inverno

Pensando na temperatura que mudou drasticamente desde o último domingo (30), o A Seguir fez uma lista do que pode cair bem com esse climinha.

Confira abaixo:

1. Caldinho de Feijão

Ingredientes

3 colheres (sopa) de bacon picado
3 xícaras (chá) de feijão cozido e temperado (pode usar sobra de feijão)
4 xícaras (chá) de água
2 tomates picados com pele e sementes
1 batata média cortada em cubos
Sal e pimenta-do-reino a gosto
3 colheres (sopa) de cheiro-verde picado

Modo de preparo

Em uma panela, frite o bacon na própria gordura e reserve. Bata o feijão com a água e os tomates no liquidificador, coloque na panela com o bacon, adicione a batata e cozinhe por 15 minutos ou até a batata ficar macia. Se a sopa ficar muito grossa, acrescente mais água. Salpique com sal, pimenta e o cheiro-verde e sirva. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.

*Receita por Rosi Feliciano

2. Chocolate Quente Cremoso

Ingredientes

2 xícaras (chá) de leite
1 colher (sopa) de amido de milho
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
4 colheres (sopa) de açúcar
Canela a gosto
1 caixinha de creme de leite

Modo de Preparo

Em um liquidificador bata o leite, amido com o chocolate em pó e o açúcar. Despeje em uma panela com a canela e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até ferver. Desligue, adicione o creme de leite e mexa bem até ficar homogêneo. Sirva quente.

3. Fondue de Queijo

Ingredientes

1 xícara de leite desnatado
1 colher (sobremesa) de farinha de trigo
2 xícaras de queijo prato light ralado
1 pote de cream cheese light
1 copo de requeijão light
Sal e noz moscada a gosto
6 fatias de pão light ou pão integral

Modo de preparo

Em uma panela, dissolva a farinha no leite e acrescente o queijo prato. Em fogo baixo, junte o cream cheese, o requeijão, o sal e a noz-moscada até ficar um creme homogêneo. Corte o pão em quadradinhos e coma com o fondue ainda quente.

*Receita d

4. Bolinho de Chuva

Ingredientes:

2 ovos
3/4 xícara (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de manteiga
1/2 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 xícara (chá) de leite
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
Óleo de canola para fritar
Açúcar e canela em pó para polvilhar

Modo de Preparo

Numa tigela, junte os ovos, a manteiga, o açúcar e o sal e misture muito bem. Acrescente alternadamente à mistura o leite e a farinha de trigo, mexendo sempre com uma colher. Junte o fermento e misture bem. Numa panela média, coloque bastante óleo e leve ao fogo alto para aquecer. Quando o óleo estiver quente, abaixe o fogo. Com duas colheres de sobremesa, modele os bolinhos. Encha uma das colheres com a massa e passe de uma colher para a outra, até que a massa fique com um formato arredondado.

Com cuidado, coloque pequenas porções de bolinhos no óleo quente. Deixe fritar até que os bolinhos fiquem dourados. Com uma escumadeira, retire os bolinhos e coloque sobre um prato forrado com papel-toalha. Num prato fundo, coloque açúcar e canela em pó e misture bem. Passe os bolinhos por essa mistura até envolvê-los completamente. Sirva a seguir.

*Receita do Panelinha

5. Creme de Mandioquinha

Ingredientes

1 colher (sopa) de azeite
1 xícara (chá) de cebola
2 xícaras (chá) de mandioquinha
1 colher (sopa) de gengibre ralado
½ xícara (chá) de creme de leite
1 tablete de caldo de legumes
½ xícara (chá) de queijo minas padrão
2 colheres (sopa) de cebolinha picada
2 xícaras (chá) de água
Sal a gosto
Crocante de parmesão
1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado (opcional)

Modo de preparo

Em uma panela, cozinhe a mandioquinha na água com sal. Em outra panela, aqueça o azeite e refogue a cebola até dourar. Reserve. No liquidificador, coloque a mandioquinha cozida, a cebola, o creme de leite e o gengibre. Bata até que fique homogêneo. Coloque os ingredientes do liquidificador em uma panela, em fogo baixo. Acrescente o queijo e deixe engrossar. Acrescente sal, se necessário. Decore com a cebolinha. Crocante de parmesão: em uma frigideira com tefal, coloque o queijo e deixar derreter formando uma crosta. Tire e deixe esfriar.

*Receita por Edu Guedes

6. Escondidinho de carne

Ingredientes
Purê:
3 batatas médias sal a gosto pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Carne:
4 colher(es) de sopa de azeite de oliva 2 cebolas pequenas bem picadas 3 dente(s) de alho amassados 300 grama(s) de músculo bovino cortado em cubos pequenos 2 garrafa(s) de 355 ml de cerveja preta tomilho a gosto alecrim a gosto queijo meia cura ralado a gosto.
Modo de preparo
Purê:
Coloque as batatas em uma panela com dois litros de água fervendo. Cozinhe-as por 15 a 20 minutos ou até que sua pele comece a se romper naturalmente. Escorra-as e com a ajuda de um pano seco e uma pequena faca, descasque-as simplesmente puxando sua pele, que se soltará facilmente.
Passe as batatas ainda quentes por um espremedor, repetindo o processo duas vezes para obter um purê lisinho, firme e sem grumos.
Coloque o purê de batatas em uma panela e o aqueça lentamente, acrescentando sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto. Use um fuet ou batedor para incorporar à mistura, garantindo um purê leve e fofinho. Reserve-o aquecido, até o momento de montar o prato.
Carne:
Em uma frigideira, aqueça o azeite, adicione a cebola e frite por alguns minutos, até que fique dourada. Incorpore o alho e frite mais um pouco, até que ele também fique dourado. Neste momento, acrescente a carne, selando-a por alguns minutos, até que todos os pedaços fiquem com uma leve crosta caramelizada. Agregue a cerveja e as ervas aromáticas. Deixe cozinhar, em fogo médio, de 10 a 15 minutos, até a carne ficar macia e o molho reduzir de volume, ganhando uma textura aveludada, cor escura e perfume intenso.
Na hora de montar, faça um camada generosa de purê de batatas na base, cubra com a carne e complete com mais uma camada de purê.
Cubra tudo com queijo meia cura ralado para finalizar e use um maçarico para dourar o queijo e fazer a casquinha crocante. Se não tiver maçarico, gratine o queijo em forno preaquecido a 200ºC por cinco minutos ou até que fique bem dourado e crocante. Sirva na sequência, com o queijo ainda borbulhando e estalando.
*Receita da Panelinha

7. Polenta cremosa com ragu à Bolognese

Ingredientes:
Polenta:
9 xícara(s) de chá de caldo de galinha 1 colher(es) de sopa de sal 5 colher(es) de sopa de leite integral 2 xícara(s) de chá de fubá ou de sêmola de milho
Ragu:
3 colher(es) de sopa de azeite 4 dentes de alho picado 1 cebola grande ralada 1 cenoura média ralada 1 quilo(s) de fraldinha sem gordura 1 colher(es) de sopa de sal Pimenta a gosto 4 colher(es) de sopa de extrato de tomate 1 e 1 /2 litro(s) de água 1/2 xícara(s) de chá de salsinha picada.
Modo de preparo:
Polenta:
Numa panela grande, aqueça o caldo de galinha em fogo médio. Quando ferver acrescente o sal e o leite. Abaixe o fogo. Acrescente o fubá (ou sêmola de milho) aos poucos. Com a colher de pau ou um batedor, vá mexendo sem parar e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos. A polenta estará pronta quando se desprender das paredes e do fundo da panela. Desligue o fogo e reserve.
Ragu:
Aqueça uma panela no fogo alto por dois minutos e coloque o azeite. Coloque o alho, cebola e a cenoura ralada. Tempere a carne com sal e pimenta e leva à panela e deixe dourar. Junte o extrato de tomate e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Acrescente o um litro e meio de água. Deixe cozinhar por 45 minutos em fogo médio até que a carne fique bem macia e desmanchando. Desfie a carne para que vire um ragu. Coloque um de molho sobre a polenta, salpique um pouco de salsinha. Ou monte porções individuais num prato fundo.
*Receita do restaurante Sallvattore

8. Risoto de funghi

Ingredientes:
  • 2 xícaras (chá) de arroz para risoto
  • ¾ de xícara (chá) de funghi seco (40 g)
  • 1,5 litro de caldo de legumes caseiro
  • ½ cebola
  • 1 dente de alho
  • ½ xícara (chá) de vinho branco
  • 4 colheres (sopa) de manteiga
  • ⅓ de xícara (chá) de queijo parmesão ralado
  • 4 ramos de salsinha
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo:

Numa tigela coloque o funghi, cubra com 1 xícara (chá) de água fervente e deixe hidratar por alguns minutos enquanto separa os outros ingredientes.

Descasque e pique fino a cebola e o alho. Lave, seque e pique fino a salsinha.

Sobre a jarra medidora, escorra o funghi hidratado numa peneira. Pressione delicadamente com a colher para extrair todo o líquido. Acrescente o caldo de legumes ao líquido do funghi até completar 1,5 litro – ele vai ser usado para o cozimento do risoto. Transfira os cogumelos para a tábua e corte em pedaços médios

Coloque 2 colheres (sopa) de manteiga numa panela média e leve ao fogo médio. Quando derreter, adicione a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 4 minutos até murchar. Acrescente o funghi e o alho e mexa por 1 minuto. Junte o arroz e refogue por 2 minutos para envolver os grãos com a manteiga. Tempere com sal e pimenta a gosto – lembre-se que o caldo caseiro não leva sal.

Regue com o vinho e mexa bem até secar. Adicione 2 conchas do caldo e misture bem. Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até secar. Repita o procedimento, adicionando o caldo, de concha em concha, mexendo, até o risoto ficar no ponto – o grão deve estar cozido mas ainda durinho no centro (al dente).

Atenção: na última adição de caldo, mexa e desligue o fogo. Não deixe secar completamente, o risoto deve ficar bem úmido. Acrescente a manteiga restante, o parmesão e misture bem. Sirva a seguir com a salsinha picada.

*Receita da Panelinha

9. Caldo verde

Ingredientes:

  • 3 batatas (cerca de 600 g)
  • 1 linguiça portuguesa (cerca de 200g)
  • ½ cebola
  • 1,25 litro de caldo de carne caseiro
  • ½ maço de couve
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo:

Com uma faca, retire a pele da linguiça e corte em rodelas finas. Descasque e corte a cebola em meias-luas de 1 cm. Lave, descasque e corte as batatas em 8 pedaços.

Leve uma panela média ao fogo médio. Quando aquecer, regue com ½ colher (sopa) de azeite, adicione as fatias de linguiça e deixe dourar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando. Reserve as linguiças douradas numa tigela.

Abaixe o fogo, regue com ½ colher (sopa) de azeite, junte a cebola e tempere com uma pitada de sal. Refogue por cerca de 2 minutos até murchar e começar a dourar.

Acrescente os pedaços de batata, o caldo de carne e aumente o fogo. Com uma espátula, raspe bem o fundo da panela para dissolver os queimadinhos – eles dão sabor à sopa.

Assim que começar a ferver, abaixe o fogo novamente, tempere com sal e pimenta a gosto e deixe cozinhar por mais 25 minutos, ou até que as batatas fiquem macias – espete com um garfo para verificar o ponto.

Enquanto isso, lave bem as folhas de couve sob água corrente e deixe escorrer o excesso de água. Descarte o talo e corte a couve ao meio, no sentido do comprimento. Corte as folhas ao meio novamente, no sentido do comprimento. Na tábua, disponha uma folha sobre a outra e corte em tirinhas finas – dessa forma, as tiras de couve não ficam tão longas, sendo mais fácil para comer de colher.

Assim que estiverem bem cozidas, transfira as batatas com o caldo para o liquidificador. Bata por cerca de 2 minutos até formar um creme liso. Atenção: segure firme a tampa do liquidificador com um pano de prato para evitar que o vapor quente ejete a tampa.

Volte o creme batido para a panela, junte a couve fatiada e as rodelas de linguiça douradas. Deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 5 minutos, até a couve ficar macia. Prove e, se necessário, acerte o sal. Sirva a seguir com um fio de azeite.

*Receita da Panelinha

10. Macarrão alfredo em uma panela só

Ingredientes:

  • 4 ninhos de macarrão fettuccine – cerca de 70 g (ou outra massa longa de grano duro)
  • 2 xícaras (chá) de leite integral
  • 1 colher (chá) de manteiga
  • 1 colher (chá) de farinha de trigo
  • 1 pitada de noz-moscada ralada na hora
  • 1 pitada de sal
  • ¼ de xícara (chá) de creme de leite
  • ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado, mais 1 colher (sopa) para servir

Modo de preparo:

Numa panela pequena, leve a manteiga para aquecer em fogo médio. Quando derreter, junte a farinha de trigo e mexa por cerca de 30 segundos, apenas para cozinhar a farinha.

Adicione o leite frio aos poucos, mexendo com um batedor de arame para não empelotar. Diminua o fogo, tempere com o sal e a noz-moscada, e junte o macarrão. Quando ferver, deixe cozinhar por 5 minutos, mexendo de vez em quando com um garfo para soltar os ninhos.

Tampe a panela e deixe cozinhar, ainda em fogo baixo, por mais 10 minutos. Mexa de vez em quando – isso evita que o molho grude no fundo da panela.

Desligue o fogo, junte o creme de leite e o queijo parmesão. Misture delicadamente com um garfo para formar um molho cremoso, mas sem quebrar as tiras da massa. Transfira para um prato e sirva a seguir com queijo parmesão ralado.

*Receita da Panelinha

COMPARTILHE