Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.

Lupulinário

Por Sônia Apolinário

Sônia Apolinário é jornalista tendo trabalhado nos principais jornais do país, sempre na área de Cultura. Também beer sommelière, quando o assunto é cerveja e afins, ela se transforma na Lupulinário.
Publicado

Visitar uma cervejaria e dormir por lá mesmo? Claro que sim!

O chalé temático da Pousada Valle dos Pássaros é equipado com chopeira da cervejaria “da casa”. Foto: reprodução

Um novo elemento tem chamado a atenção no turismo cervejeiro: oferecer opção de hospedagem para quem visita a fábrica, no próprio local da fábrica. Há casos, porém, que a criação de uma cervejaria é que foi estratégico para potencializar os negócios da pousada.

Lupulinário será a guia de um passeio por cases cervejeiros que agregaram pousadas aos seus negócios – ou vice versa.

Penedo, RJ

Na cidade serrana de Penedo funciona, há 22 anos, a Pousada Valle dos Pássaros, em um terreno de 60 mil metros quadrados, cortado por um rio e com direito a um lago. Para incrementar o movimento do hotel, os donos apostaram em uma cervejaria.

A cervejaria Penélope ocupa três mil metros quadrados da área onde fica o hotel. Foi inaugurada em 2019. Já o bar da fábrica abriu no Carnaval de 2020, ou seja, abriu e logo fechou, por conta da pandemia do Coronavírus. Reabriu no final do ano passado.

Agora, a novidade é a criação de um “chalé temático” na pousada. Decorado com motivos cervejeiros, é equipado com uma chopeira abastecida com chope Penélope a ser usada pelo próprio hóspede, quando quiser.

Cervejaria Penélope / Pousada Valle dos Pássaros – Rua Harry Bertel, 226, Penedo. Contato: 24.999343919

Nova Friburgo, RJ

Ainda no Estado do Rio de Janeiro, o destino, agora, é a também serrana Nova Friburgo. No Sanandu Bike Park, a cervejaria está “fresquinha”. O Mapa foi obtido em 2021.

A cervejaria é a caçula dos negócios do local que se espalham por uma área de 1,5 milhão de metros quadrados. O engenheiro agrônomo Daniel Ross Hollick voltou de uma temporada na Nova Zelândia com a ideia de criar, nas terras da família, algo que conheceu por lá: um bike park, repleto de trilhas para os amantes da “magrela”.

Os ciclistas passaram a frequentar o parque e começaram a solicitar algum tipo de refeição. Foi inaugurado, então, um restaurante com torneiras de chope de marcas artesanais. Depois vieram as hospedagens e área para camping. Com a cervejaria, que agora abastece o restaurante, Daniel acredita que o “complexo” chegou ao seu melhor formato.

Para a hospedagem são dois chalés. O camping tem capacidade para 50 barracas.

Sanandu Bike Park – Estrada do Stucky / Colonial 61, Nova Friburgo – RJ, acesso pela Estrada Mury Lumiar (RJ 142) KM 6. Contato: 21.996615052

Saquarema, RJ

Da serra, o beer tour segue em direção à praia, mais precisamente para Saquarema, na Região dos Lagos. Lá funciona a pousada Arkan Beach. Para o local ganhar um atrativo a mais, o dono Marcus Erval, decidiu transformá-la em uma pousada cervejeira.

Para isso, iniciou a construção de uma cervejaria no espaço. Ainda falta um pouco para ficar pronta, mas a cerveja já jorra nas dez torneiras de um taproom instalado no local. No momento, todas abastecidas com produções da Arkan Beer feitas de forma cigana, ou seja, em fábrica de terceiros. São as mesmas cervejas que abastecem o bar da marca, no Mercado Municipal de Niterói.

Pousada Arkan Beach – Av. Oceânica, 8500, Barra Nova, Saquarema – Contato: 21.995954032

Fora do Rio

Em São Paulo, capital, a Casa Avós tem um hostel que funciona no segundo andar. Foi inaugurado em 2019.  No andar de cima do bar da marca, morava uma senhora, que deixou o local. Junior Bottura, cervejeiro e sócio da Avós, tratou de alugar para não precisar mais dividir o espaço com outra pessoa e ficar “sozinho” no lugar. Veio, então, a ideia de criar o hostel. Com o novo negócio, ele buscava uma forma para ajudar a pagar o aluguel de todo o imóvel ocupado pela cervejaria, na Vila Ipojuca.

O charme a mais do hostel é uma torneira embutida em um armário do quarto, plugada com o chope do bar que o hóspede escolher. Nessa parte de cima do imóvel tem ainda uma sala, cozinha e terraço.

De São Paulo para Minas Gerais, chegamos na cidade de Gonçalves, onde fica a cervejaria 3 Orelhas. No terreno onde a fábrica está instalada, existem três chalés. Foi durante a pandemia do Coronavírus que o cervejeiro e sócio da marca, Bruno Faria, percebeu que as hospedagens poderiam contribuir para diversificar a renda da 3 Orelhas. Até então, os chalés eram usados pela família.

O mais disponível para alugueis, no momento, é o Castorzinho, localizado a 100 metros da cervejaria. É mobiliado e equipados com lareira e churrasqueira. E o frigobar fica devidamente abastecido de rótulos da 3 Orelhas. Além disso, todo o cardápio do bar da fábrica também é entregue por delivery para quem não quiser caminhar nem 100 metros.

Casa Avós – Rua Croata, 679, Vila Ipojuca, São Paulo (SP). Reservas via Airbnb

3 Orelhas – Estrada da Terra Fria, km 5 – Gonçalves – MG. Reservas via Airbnb

Leia mais: Startup cultiva mudas de lúpulo in vitro no Rio de Janeiro

 

 

 

 

 

 

COMPARTILHE