Niterói por niterói

Andanças

Por Giovanni Faria

Giovanni Faria é jornalista com mais de 30 anos de atuação em jornais e rádios do país, professor universitário e um andarilho pelo mundo. Já percorreu mais de 5.500 KMs em 11 viagens pelo Caminho de Santiago de Compostela. Nasceu em Nova Friburgo, mas é frequentador assíduo das ruas de Niterói, onde mora e caminha diariamente por todos os cantos da cidade.
Publicado

Uma sugestão de playlist para 2022!

IMG_9084

Caminhar e ouvir música ao mesmo tempo é uma dobradinha saborosa. Quantas vezes, fone no ouvido, “me pego cantando / sem mais nem porquê”, como compôs Chico Buarque em “Olhos nos olhos”.
Aqui vai minha playlist para boas andanças em 2022, ano que espero caminhar mais livre, leve e solto mundo adentro, mundo afora. Como nos velhos tempos do LP, aquela bolacha que nos apresentou à música na vitrola, dividirei em lado A e lado B, e faixas.
LADO A
Faixa 1: PÁSSAROS
Ouça os pássaros, curta esse som animal. Eles estão por toda parte, fazem festa, nos alegram. Às vezes, pare de caminhar por instantes e apenas os perceba na mata, nas árvores, nos fios. Pássaros soltos, como deveria ser sempre.
Faixa 2: ÁGUAS
Qualquer uma vale. Doce ou salgada. Pode ser do mar, no barulho das ondas. Ou dos rios, quando se esbarram nas pedras. Mas ouça cachoeiras, cascatas, fontes, riachos. E, claro, se possível, pare de caminhar e mergulhe fundo.
Faixa 3: CHUVA
É água, mas mereceu faixa especial. Seu som ao atingir a terra é único. Ou ao bater no corpo do caminhante ou na sua capa de chuva. Bênção do caminhante: muitas vezes seus pingos se juntam a suor e lágrimas, num trio perfeito. Deixe a chuva te pegar.
Faixa 4: SILÊNCIO
Sim, esse som, ou ausência dele, é maravilhoso. Ponha o sentido da audição em ponto morto. Deixe fluir o nada, os decibéis zerados. Talvez pássaros e águas invadam esse momento. Mas não tem problema, apenas curta. O silêncio vale ouro.
Faixa 5: VOZ
A faixa que fecha o lado A é sua voz. Fale consigo, em voz alta mesmo, ou cochichando. Faz um bem enorme para o caminhante se ouvir. E você não está louco ao fazer isso, mas apenas se ouvindo como se fora um outro alguém especial a falar em seus ouvidos.

LADO B
Faixa 1: VENTO
Está em toda parte, empurra para a frente e para trás. Ou para os lados. Balança mata, árvores, plantas, numa dança bem desarmônica. Algo sempre zune no seu caminho. Permita-se ver, embora não possa sê-lo, e ouvir a família vento, ventania, vendaval.
Faixa 2: BOTAS
Ou tênis, papete ou mais o que bata seus pés no chão. Som agradável nas andanças por trilhas e estradas de terra. É som sutil, às vezes imperceptível, mas se prestar atenção vai ouvir seus passos. Areia, asfalto e paralelepípedos também são sonoros a pé.
Faixa 3: RESPIRAÇÃO
Está bem pertinho dos ouvidos, mas às vezes passa batido. Fica no ostracismo, esquecida. Ora calma, ora acelerada, dependendo do esforço, a respiração baliza nosso esforço. E depois de caminhar, respire fundo em acordes suaves. Sinta-se.
Faixa 4: CORAÇÃO
Ele está ali batendo palmas para você, caminhante. Pulsa firme, em ritmos ora frequentes, ora nem tanto assim. Às vezes, dá aquela disparada – está apenas querendo dizer: pare um pouco, beba água, descanse. Ele não falha.
Faixa 5: MÚSICA
No Caminho de Santiago, na chegada à cidade, é tradição milenar cantar na descida do Monte do Gozo. Qualquer música. Cante mesmo, solte a voz, desafine. Nem precisa de acompanhamento ou fone. Vá solo, à capela. Cante, e seus males espante.

FAIXA BÔNUS –  Nem sempre é possível ouvir as dez faixas. Às vezes, há carros e motos, buzinas e freadas, burburinho de cidade. É natural, não faz mal. Aí, se lhe agrada, ponha o fone de ouvido e deixe rolar rock, samba, p

agode, eletrônica, MPB… Axé, 2022!

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email