Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.

Lupulinário

Por Sônia Apolinário

Sônia Apolinário é jornalista tendo trabalhado nos principais jornais do país, sempre na área de Cultura. Também beer sommelière, quando o assunto é cerveja e afins, ela se transforma na Lupulinário.
Publicado

Uma cerveja vascaína com certeza

cerveja vasco

Atenção vascaínos.  Agora, os torcedores do clube carioca de futebol têm uma cerveja só deles.

A cervejaria Pontal, de Nova Friburgo (RJ), em parceria com a Cerveja D’aLaje (RJ), criou a cerveja artesanal oficial do Vasco da Gama. São três rótulos:

Pilsen da Colina – 4,5% de teor alcoólico (ABV) e 10 de grau de amargor (IBU)

Wit da Vitória – Witbier, cerveja de trigo com toques cítricos e coentro:  5% ABV, 11 IBU

IPA Casaca – 6% ABV, 52 IBU

Cervejeiro da Pontal, Bruno Longuinho explicou que escolheu esses três estilos para esse projeto porque são os mais vendidos “para o público em geral”. A ideia é criar, mais para frente, produções menores, mais exclusivas, com outros estilos e garrafas numeradas.

Apesar de ter vascaíno entre os envolvidos no projeto, a ideia é desenvolver cervejas também para outros times.

– Começamos pelo Vasco pela oportunidade ter se apresentado. Foi uma grande sorte poder trabalhar com um time tão histórico para o futebol carioca, logo de cara – comentou Bruno.

Na divisão dos trabalhos, a Pontal criou as receitas e ficou responsável pela produção e distribuição da bebida; a D’aLaje cuidou do desenvolvimento gráfico do produto.

As cervejas vascaínas podem ser compradas nas lojas oficiais do clube, no e-commerce da Pontal e em alguns bares do Rio de Janeiro, Nova Friburgo e Cabo Frio. Em Niterói, por enquanto, somente no Fina Cerva (Av. Sete de Setembro, 193 – Loja 103, Jardim Icaraí).

O Clube de Regatas Vasco da Gama foi fundado em 1898 por um grupo de 63 rapazes, imigrantes portugueses e luso-descendentes, reunidos no bairro da Saúde. O nome foi escolhido em função das comemorações, naquele ano, dos 400 anos da viagem do célebre navegante português, à Índia.

Sobre suas cores, o preto remete aos mares desconhecidos do Oriente, desbravados por Vasco da Gama; o branco da faixa diagonal refere-se à rota descoberta por ele. Além disso, estas são cores que se encaixam na ideia de uma comunhão de etnias – o Vasco é considerado o primeiro clube do Brasil a lutar contra preconceitos raciais e sociais. A Cruz, principal símbolo do clube, tem forte aspecto religioso – trata-se da Ordem Militar de Cristo.

Leia também: A cerveja da Inteligência Artificial

 

COMPARTILHE