29 de agosto é o Dia do Sommelier, no Brasil. Foi nessa data, em 2011, que a regulamentação da profissão foi publicada no Diário Oficial da União. Geralmente, essa atividade é relacionada com vinho. Porém, existe sommelier de destilados, café e até de água. Além, é claro, de cerveja.
Um beer sommelier é um profissional que tem capacidade para conhecer e avaliar diferentes estilos de cerveja através de suas especificações e análise sensorial. Para isso, tem conhecimento relacionado com a história da bebida, seu processo de produção e ingredientes. Executar com eficiência o serviço de cerveja, propor harmonizações com comidas e ajudar o consumidor a escolher a bebida que melhor combina com seu perfil, diante de tantas opções no mercado, são algumas de suas funções.
No Brasil, é realizado o Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cerveja. A sexta edição, que aconteceu em julho, foi vencida pelo paulista Guilherme Rossi, de 39 anos (foto).
Niterói já subiu nesse pódio também. A segunda edição da competição, realizada em 2015, teve como campeão o niteroiense Gil Lebre, que mora em Icaraí. Atualmente, ele é também coordenador do Instituto da Cerveja. Uma curiosidade. No ano em que foi vencedor, Guilherme Rossi ficou em segundo lugar.
Também já conquistaram o título de melhor sommelier de cerveja do Brasil: Jayro Pinto Neto (SP, 2019), Edu Pelizzon (RS, 2017), Rodrigo Sawamura (SP, 2016) e Alexander Moraes (SP, 2014).
A cada competição nacional, os dez melhores colocados integram o time brasileiro que disputa o World Championship of Beer Sommeliers que, este ano, será realizado nos dias 10 e 11 de setembro, em Munique, na Alemanha. Nosso time para o próximo concurso mundial de sommelier de cerveja terá, além de Rossi, Jayro Neto, Bianca de Paula Telini, Claudio Lima Botelho, Fábio de Faria e Souza Campos, Guilherme Coloço Mixtro, Jefferson Silveira Brandão, Luis Henrique Volkart Santa Helena, Rafael Cheruti de Oliveira e Vinícius Cuozzo Martins Borges.
Atualmente, o melhor sommelier do mundo é uma sommelière: Elisa Raus venceu a 6 ª edição do World Championship of Beer Sommeliers, realizada em Rimini, na Itália, em 2019. Foi a primeira vez que uma mulher venceu a competição que, naquele ano, completou dez anos de sua criação. Ela é porta-voz da Störtebeker Brauspezialitäten, uma cervejaria localizada na cidade independente Stralsund, no norte da Alemanha. Com Elisa, a Alemanha se tornou tetracampeã, dentre as seis edições do evento já realizadas.
Até agora, a melhor posição alcançada pelo Brasil foi em 2017, quando o terceiro melhor sommelier de cerveja do mundo foi Rodrigo Sawamura. Mais curiosidades: No ano em que Gil Lebre foi o vencedor, Rodrigo Sawamura ficou em terceiro lugar. Guilherme Rossi já participou da competição internacional por duas vezes: em 2015 e 2017.
Assim, antes da Copa do Mundo de futebol, uma seleção brasileira estará participando de uma importante disputa internacional, que é o World Championship of Beer Sommeliers. Porém, ao contrário dos jogadores de futebol, nossos sommeliers não têm patrocínio para participar da competição. Ou seja, vão com a cara, a coragem e pagando todas as despesas do próprio bolso.
Então, bora torcer pelo time nacional na World Championship of Beer Sommeliers.
Lupulinário é formada em beer sommelière pelo Science of Beer, tendo se diplomado em fevereiro de 2020.