Niterói por niterói

Marcio Malta

Marcio Malta (Nico) é professor do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal Fluminense (INEST/UFF) e cartunista.
Publicado

Um outro mundo é possível

malta

Se a cidade ideal não for possível, construa uma na sua alma. Esse é um dos maiores ensinamentos do filósofo Platão, feito há mais de dois mil anos. Serve como uma lição para os dois anos passados de pandemia.

Mesmo diante de tantos desafios, caso obstáculos aconteçam, ou se o outro não agir de maneira justa, o cidadão deve persistir em uma conduta proba.

Isso vale para o indivíduo comum e para o governante mais elevado. Com todo o caos instalado pela irresponsabilidade federal na seara do combate à Covid-19, o comportamento do habitante da cidade deve perseverar no respeito à vida e às mais diversas manifestações de solidariedade. Prezando não só o próprio bem-estar, mas sim o cultivo da solidariedade no lugar do enriquecer-se do vil metal a qualquer custo.

Se no concerto das nações a guerra diuturnamente está presente, cabe proceder em prol de uma comunidade de paz, seja ela na esfera local ou mundial. Esse deveria ser o novo normal, afinal como asseverou Leonardo Boff recentemente, não podemos continuar agindo como se nada tivesse ocorrido e continuar desrespeitando o planeta, que é nossa casa e a de outros seres que cohabitam esse espaço e devem também ser respeitados.

Afinal, agir de maneira predatória como se vem agindo de forma reiterada irá acabar com a existência de todos, independente de sua classe ou cor. Que fique a lição: um outro mundo é possível.

COMPARTILHE