26 de dezembro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.

Luiz Cláudio Latgé

Jornalista, documentarista, cronista, atuou na TV Globo por 30 anos, como repórter, editor, diretor. Consultor em estratégia de comunicação, mora em Niterói e costuma ser visto no Mercado de São Pedro.
Publicado

Os votos para 2024

Alex Ramos Público 2
A população de Niterói mostrou que quer participar mais da vida da cidadee

O Ano Novo é o momento para fazer aquela tradicional lista de votos para o ano que começa. Em 2024 nossos votos, desejos, se confundem com a oportunidade que temos de manifestar nossos votos também nas urnas. E o ano começa com a marca da eleição, com o anúncio de ações da Prefeitura que mostram que a campanha eleitoral já começou, como liberação de verbas para as empresas de transporte e a criação de mais uma secretaria, para abrigar seus aliado.

Mas antes de falar do ano eleitoral vamos ver os desejos que a população manifestou no último ano e levou para a Praia de Icaraí na imensa celebração deste réveillon, uma medida da esperança da população no ano que começa, depois do apagão de 2023 e da árvore tombada.

Niterói abre 2024 como o décimo-terceiro maior PIB do país, resultado dos recursos provenientes dos royalties do petróleo. Aparece entre os municípios de maior Índice de Desenvolvimento Humano do país. No entanto, exibe enormes desigualdades sociais e tem aparecido de forma recorrente no Mapa da Violência, com mais tiroteios, mortos e feridos que municípios da Baixada. Tem problemas graves nos transportes públicos, que se tornam visíveis nas crescentes filas nos pontos de ônibus e nos engarrafamentos cada vez maiores. Há fila também para conseguir atendimento nos postos de Saúde, com espera de três a seis meses em algumas especialidades. E nem todo o dinheiro do mudo parece capaz de melhorar os indicadores da Educação pública, num município que tem algumas das melhores escolas do país.

O IBGE mostrou os efeitos disso. A cidade perde população, e deixa para trás 35 mil imóveis abandonados.

Não é fácil resolver estes problemas, mas a população espera que apareçam no debate público, o que pouco se viu em 2023, um ano dominado pelo esforço da Prefeitura de aprovar um novo plano de zoneamento que prevê o adensamento da populção, com a liberação de gabaritos de mais de 20 andares em diversos pontos da cidade, sem apontar para a solução da perda de qualidade de vida que tira os moradores da cidade.

O debate das questões municipais se deveu no último ano a ação do Ministério Público, que cobrou decoro a Empresa Municipal de Obras, que abrigava mais de mil funcionários, a maioria cabos eleitorais do governo, muitos, funcionários-fantasmas.

Bom falar destes temas antes do começo da campanha, talvez seja a oportunidade de pautar o debate, quando as candidaturas ainda não aparecem de todo definidas.

A começar pelo nome do governo: o Prefeito Axel Grael, que pode se apresentar à reeleição, ou o secretário especial e ex-Prefeito, Rodrigo Neves? O deputado Carlos Jordy já apresentou seu nome, mas sempre estará sujeito às articulações de seu criador, o ex-Presidente Jair Bolsonaro. Talíria Petrone do PSOL também é outra que anunciou que terá seu nome na célula, mas possível das composições de seu partido. Felipe Peixoto será candidato, novamente, depois de perder terreno nas últimas eleições?

A eleição de Niterói tem mostrado que antes de chegar às urnas é um tabuleiro de movimentos intensos, como mostra a composição da Câmara onde o governo exibe uma aliança com mais de uma dúzia de partidos…

A população de Niterói mostrou este ano que quer participar mais da vida da cidade, com intensa participação nos eventos públicos, como neste réveillon com recorde de público na Praia de Icaraí. O morador quer participar mais das decisões que impactam sua vida. Vale registrar que este também foi o ano em que a Prefeitura teve que rever a decisão de construir mais prédios na estação Cantareira, diante da pressão popular.

São os melhores votos para 2024

COMPARTILHE