A felicidade, do ponto de vista da psicologia, é um estado de espírito do indivíduo que se constitui por elementos básicos, como: a orientação para pensamentos positivos, a elevação do ânimo e do otimismo, bem como a compreensão consciente de que para que tudo aconteça é necessário o autoconhecimento, autocuidado para trazer ao indivíduo equilíbrio mental e qualidade de vida.
Nossa percepção pode ser direcionada da forma que melhor entendermos.
O ponto de partida é o nosso poder de concentração. Quanto mais manifestações positivas emanarmos ao outro e para conosco, certamente, poderemos usufruir de relações mais harmoniosas e prazerosas. Eliminando o peso das situações negativas que o cotidiano possa nos apresentar.
Quando sentimos prazer e felicidade devemos levar em conta os aspectos emocionais envolvidos que afetam diretamente a nossa saúde física e mental.
Uma vez que, nossa saúde também pode ser afetada pelo poder do pensamento positivo, pois nosso sistema imunológico será fortalecido, diminuindo os riscos de doenças e também possibilitando o prolongamento da vida.
O pensamento positivo auxilia em doenças do âmbito mental e emocional, como a depressão, a solidão e estresse, amenizando sintomas e reabilitando o organismo. Comprovadamente, até uma diabetes pode ter seu fator crítico reduzido pelas mentalizações positivas.
Cientificamente, o pensamento positivo vai auxiliar no tratamento e, em alguns casos, até na cura destes. No entanto, o contrário também acontece. O espírito pessimista além de atrair mais desconforto físico, emocional e mental, abala o sistema imunológico e pode agravar doenças e sintomas diversos.
A relação desse sentimento de bem estar está diretamente ligado às sensações provocadas pela liberação e produção dos famosos hormônios do bem, que irão manifestar no ser humano a sensação de bem estar e promoção e equilíbrio da saúde.
São eles: serotonina, a endorfina, a dopamina e a ocitocina. Eles possuem, dentre suas inúmeras funções, a missão de reduzir os estados de ansiedade, pessimismo e depressão.
A cultura do ser humano é muito cruel em alguns pontos, partindo do princípio que focamos muito nas derrotas e que as vitórias são pouco comemoradas. O pensamento positivo e a busca por momentos de felicidade deve ser trabalhada em sua mente todos os dias.
Não podemos nos deixar contaminar pelas ameaças pessimistas que nos rodeiam a cada segundo. Aprenda a investir em sua qualidade de vida, busque ter um maior controle do fluxo de seus pensamentos, partindo do princípio de que bem-estar e felicidade ocorrem muito mais dentro do que fora de você.
Enfim, até nas coisas desagradáveis podemos encontrar pontos positivos, possibilidades de melhorias e positividade. Esse exercício deve ser contínuo. Portanto, devemos nos reconciliar com nosso “eu” para nos sentirmos merecedores de algo melhor.
Somente assim nosso “eu” futuro se consolidará como alguém mais forte, mais criativo e mais amável consigo mesmo.
Afinal, pensar positivo torna a vida e a saúde muito melhor e nossos dias muito mais felizes.
A vida é cheia de desafios e muitas são as questões que podem tirar o brilho dos olhos. No entanto, estar ou ser feliz, depende muito mais de como o ser humano se enxerga, se entende, se preserva e se cuida.
Dra. Andréa Ladislau / Psicanalista