Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.

Lupulinário

Por Sônia Apolinário

Sônia Apolinário é jornalista tendo trabalhado nos principais jornais do país, sempre na área de Cultura. Também beer sommelière, quando o assunto é cerveja e afins, ela se transforma na Lupulinário.
Publicado

Nova marca e lançamentos cervejeiros em Niterói

passopreto

2023 está quase acabando, mas ainda dá tempo de contar algumas novidades cervejeiras. Vamos a elas.

Nova marca

Uma nova marca está se instalando em Niterói. A Passopreto chega de Minas Gerais para pousar em Itaipu. O taproom, que terá dez torneiras, ainda está em obras e só deve abrir as portas no início de 2024. Porém, a marca já é vista circulando pela cidade, em eventos.

Será a primeira franquia da cervejaria que tem quatro bares em Poços de Caldas. Em Niterói, quem está à frente do negócio é o professor de História Bruno Assaf. Nascido e criado na cidade mineira, ele é casado com a niteroiense Renata, que há sete anos se mudou com ele para Minas Gerais.

– Por causa dela, conheci Niterói e gostei da cidade e queria vir para cá. Eu sou um apreciador de cerveja artesanal e resolvi fazer a proposta de franquia para o dono da cervejaria. Vendi tudo o que tinha em Poços de Caldas e vim. A Renata não queria vir, não.  Disse que tinha se acostumado a viver em uma cidade sem violência. Foi mais fácil levar ela para lá do que trazer de volta – afirmou Bruno.

De cara, ele buscou um lugar para se instalar em Icaraí, mas fugiu do bairro apavorado com o valor do preço dos aluguéis. Acabou pousando na rua Francisco das Cruz Nunes 4901, em Itaipu. Aos poucos, o casal tem explorado a cena artesanal da cidade. Bruno contou que já foram na Vila Cervejeira e gostaram do que viram (e beberam).

– Niterói abraça esse movimento cervejeiro. Eu me sinto um pouco de fora porque a fábrica é fora da cidade. Mas faz parte dos planos transformar o taproom em um brewpub – contou ele que escolheu Piratininga para morar.

O futuro taproom também terá cozinha onde serão preparados pratos tipicamente mineiros. Por enquanto, as cervejas que a Passopreto tem oferecido em eventos é a Canarin (Pilsen), Sunset (Witbier com adição de frutas amarelas) e IPunch (American IPA), além de um chope de vinho branco. Do cardápio inicial também fazem parte a Poderoso Chefão (Stout com Whisky) e Paris Hype, uma Hard Seltzer – bebida mista alcoólica e gaseificada que leva uva, soda e limão siciliano, ou seja, quase uma sangria.

No taproom pelo menos uma torneira será para convidado. Provavelmente, também de Minas Gerais. E para quem ficou com dúvida, Passopreto significa Pássaro Preto em mineirês.

Lançamentos

Imperial Ipa da MasterpieceMasterpice

A cevejaria Masterpiece, com fábrica e bar no Cafubá, agora tem no seu portfólio uma Imperial IPA (8,5% ABV, 75 IBU). O rótulo Rafael Sanzio foi  desenvolvido para o concurso da US Hops – Hop Growers Of America Inc (Associação de Produtores de Lúpulos dos EUA).

Para o concurso, a Hop Growers of America forneceu aos participantes quatro variedades de lúpulo norte-americanos em pellets: Triumph, Vista, Cashmere e Idaho Gem, que deveriam ser utilizadas para produzir uma cerveja nova.

O resultado do uso dos lúpulos foi assim descrito pela cervejaria:

“A combinação dos lúpulos resultou em uma explosão de notas florais e cítricas no aroma, que prepara o paladar para o que está por vir. O amargor, embora pronunciado, é perfeitamente integrado, criando um final seco e duradouro. Esta cerveja é um desafio aos sentidos e uma celebração ao lúpulo”.

Sobre o homenageado do rótulo, o italiano Rafael Sanzio (1483 – 1520) foi um mestre da pintura e da arquitetura da escola de Florença durante o Renascimento italiano, celebrado pela perfeição e suavidade de suas obras.

 

Malteca

A novidade da Malteca, de Jurujuba, está prevista para chegar ao mercado no dia 22 de dezembro. A Summer Ale da casa vai ganhar uma versão turbinada na laranja, feita em parceria com o Brewteco, para abastecer as torneiras da rede carioca de bares.

Polo gastronômico

Vista da orla de Jurujuba

O bairro de Jurujuba, um dos locais mais pitorescos de Niterói e conhecido também pela realização da tradicional festa e procissão marítima do seu padroeiro, São Pedro, virou polo gastronômico da cidade. O polo é delimitado pela esquina da Av. Carlos Ermelindo Marins com a Alameda Marechal Pessoa Leal, se estende até a Fortaleza de Santa Cruz, na Estrada Eurico Gaspar Dutra.

A cidade conta ainda com outros polos gastronômicos:

Do do Bairro Chic, no Fonseca;

Em Piratininga, na Região Oceânica;

Na orla de São Francisco e Charitas que abriga o Polo Orla Gastronomia;

O Polo Cantareira, na Pça Alexandre Moura, reúne restaurantes e bares de estilo despojado – atendendo principalmente uma clientela formada por universitários;

Na área central de Niterói, no bairro Ponta D’Areia, estão concentrados os bares e restaurantes do Polo de mesmo nome do bairro, oferecendo serviços que vão desde uma cozinha sofisticada portuguesa até bares mais simples, sem esquecer do tradicional ponto Portugal Pequeno e do Mercado de Peixe São Pedro, ponto certo para quem aprecia pescados e frutos do mar;

Polo Gastronômico do Jardim Icaraí, que se concentra basicamente na rua Leandro Motta, é o mais conhecido. A Prefeitura tem uma programação de shows para o local.

– Niterói é conhecida por ter uma gastronomia sofisticada e variada, com excelentes serviços nos botecos, bares e restaurantes espalhados por toda a cidade. Os polos gastronômicos fomentam ainda mais. Com os polos, a cidade incrementa ainda mais sua atividade turística. O título é uma forma de consolidar a percepção da clientela de que ali é uma rota diferenciada e com características próprias. E quando se unem com eventos em torno dos comércios, todos se beneficiam com várias atividades econômicas e culturais sendo fomentadas, gerando emprego e renda – afirmou o subsecretário de Desenvolvimento Econômico de Niterói, Igor Baldez.

Leia mais: Casal de Niterói é papa-medalhas de concursos cervejeiros

 

COMPARTILHE