Niterói por niterói

Lupulinário

Por Sônia Apolinário

A coluna Lupulinário é escrita e editada pela jornalista Sônia Apolinário e completou 4 anos em julho.
Publicado

Noi lança seu primeiro gin

Ion Gin - Foto Bruno de Lima 177

No dia em que Niterói comemora seus 448 anos, a cervejaria mais antiga da cidade lança um …. gin.  A Noi, agora, conta também com uma destilaria, instalada no mesmo endereço da cervejaria, em Itaipu. ION é o primeiro lançamento da marca, no novo segmento de bebidas.

Produzido de maneira artesanal, o gin foi feito a partir de um blend elaborado à base de zimbro, cardamomo, coentro, lavanda, angélica, lírio-fiorentino, capim-limão, folha de limão kaffir e cascas de cítricos. O resultado foi um London Dry Gin de 42% de teor alcoólico, “elegante, aromático e de sabor marcante”, de acordo com Guilherme Zanin, responsável pela produção tanto da Distilleria quanto da cervejaria.

Para a elaboração do rótulo, a marca contou com a consultoria de Michell Agues, que também recebeu a missão de modernizar os bares dos restaurantes Noi Gastronomia, além de assinar uma nova carta de drinks para o grupo.

Fundada em 2011, a Noi é a primeira cervejaria artesanal de Niterói, em tempos modernos – o pioneirismo é atribuído à marca Arouca & Fernandes, inaugurada em 1870. Antes de produzir cervejas artesanais, Osmar Buzin, o sócio-fundador da marca, já tinha na história da família a produção de destilados. Seus bisavós, recém-chegados da Itália, se estabeleceram no Rio Grande do Sul e tinham na cachaça e na grapa – aguardente de uva – um reforço na renda.

A Distilleria foi inaugurada em outubro passado. Tem capacidade para produzir até 14 mil litros por mês. De acordo com Bianca Buzin, uma das filhas de Osmar e diretora da Noi, destilados versáteis permitem diferentes ocasiões de consumo, o que vai facilitar a entrada da marca em novos pontos de venda. A produção da cervejaria, atualmente, é de 80 mil litros, por mês.

A Distilleria Noi, assim como parte da fábrica de cerveja, pode ser vista pelos clientes do restaurante Noi Itaipu, que fica na Rua Estrada Francisco da Cruz Nunes, 1964.

A prima Beatrice Signor e as irmãs Bárbara e Bianca Buzin estão, atualmente, à frente dos negócios da Noi.

Beatrice Signor, Ormar, Bárbara e Bianca Buzin. Foto Bruno de Lima

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email