23 de novembro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.

Lupulinário

Por Sônia Apolinário

Sônia Apolinário é jornalista tendo trabalhado nos principais jornais do país, sempre na área de Cultura. Também beer sommelière, quando o assunto é cerveja e afins, ela se transforma na Lupulinário.
Publicado

Niterói no Comida di Buteco 2022

comida di buteco Em Niterói com corte

Até o próximo dia 8 de maio é possível participar do tradicional concurso Comida di Buteco que reúne estabelecimentos do Rio de Janeiro. Este ano, Niterói participa pela segunda vez, mas o gostinho é de estreia.

Por conta da pandemia do Coronavírus, o evento – que existe há 22 anos, foi cancelado em 2020. Ano passado, foi realizado de forma híbrida, ou seja, com delivery e agendamento restrito para ir no bar. Agora, o formato presencial original está de volta e a ideia é o publico maratonar livremente de bar em bar.

Nesta edição de 2022, que tem como tema “Buteco Vive”, dos 104 estabelecimentos participantes, dez são de Niterói. Pela regra do concurso, cada participante cria um petisco especialmente para a competição, que deverá custar obrigatoriamente R$27.

Quem pede o petisco do evento, na saída, recebe uma cédula de votação que avalia da comida ao atendimento, passando pela organização e limpeza da casa. Os melhores avaliados vencem a competição. Ano passado, o campeão foi o Buteco do Portuga, de Nova Iguaçu, que serviu Roupa Velha: bolinho de aipim recheado com roupa velha de bacalhau com molho de pimenta e pesto de azeitona.

O concurso tem “olheiros” pela cidade e são eles que indicam os estabelecimentos para os organizadores. Ao longo do evento, um supervisor aparece nos bares de surpresa para se certificar que todos estão cumprindo as regras do jogo.

O Empório da Ovelha, em Icaraí, é “veterano” do concurso. De acordo com Guto Lima, um dos sócios do estabelecimento, o evento ajuda os bares porque cria um “movimento de dezembro em pleno abril”:

“O concurso cria um movimento constante. Atrai novos clientes e traz de volta quem andava meio sumido. Além de melhorar o nosso faturamento, faz com que a gente melhore nossa operação e treinamento de equipe para dar conta do maior movimento. Ou seja, nos aprimora”, comentou Guto.

Este ano, o Empório da Ovelha, Berton (Jardim Icarai) e Granel (Santa Rosa) se uniram e criaram uma promoção: quem for nos três bares, consumir os respectivos petiscos concorrentes e a cerveja da marca patrocinadora do evento, ganha uma caldereta promocional no último lugar dos três por onde passar.

Outro veterano é o Bar do Pernambuco, no Centro da cidade. Alexandre Isidório, que administra o local ao lado do pai Genário e da mãe Antônia, conta que o estabelecimento só está aberto graças ao Comida di Buteco:

“Em 2019, por conta da pandemia, estávamos para fechar quando alguém nos indicou para o concurso de 2020, mas o concurso não pode acontecer. Mantivemos a esperança de participar em 2021 e, no meio do caminho, começamos a fazer delivery. A situação ficou tão difícil que estávamos sem dinheiro para comprar os ingredientes para fazer nossos pratos. A gente se agarrou na esperança de participar do concurso e seguimos. Foi uma doideira, mas valeu a pena”

O início do negócio foi no morro do Estado onde a família morava. Depois de oito anos, se mudaram para uma loja na Visconde de Sepetiba, em frente a uma universidade, que garantia grande parte do movimento. Ficaram lá por 19 anos, até que a pandemia sumiu com os frequentadores. Para economizar, entregaram a loja e instalaram o bar, há pouco mais de um ano, na casa da família, na Marechal Deodoro.

Feliz com a volta do público, Alexandre agora sonha em levar o Bar do Pernambuco para o Jardim Icaraí ou Santa Rosa, no máximo até o ano que vem.

“O Comida di Buteco salvou nosso negócio”, afirmou Alexandre.

Um dos estreantes deste ano é o Palitus Bar, em Jurujuba. Dono do estabelecimento, Érique da Silva Oliveira contou que o concurso duplicou o movimento e tem até provocado filas de espera.

“Tem vindo muita gente até do Rio de Janeiro por conta do boca a boca”, disse ele.

Além do petisco, é muito provável que um dos motivos pelos quais a casa tem atraído os cariocas é a vista para a baía de Guanabara. O bar fica no alto – quem passa pelo sinuoso trecho da Avenida Carlos Ermelindo Marins dificilmente vai reparar na placa indicativa do bar, que existe desde 2015. Porém, para chegar lá, não tem erro: a entrada fica em frente ao Projeto Grael, onde, inclusive, tem um ponto de ônibus.

Dos 10 bares da cidade que estão no evento, eu já fui em quatro e vou tentar conhecer todos! Alguns têm opção de cerveja artesanal.

Confira os petiscos dos participantes de Niterói do Comida di Buteco 2022:

Bar do Pernambuco – Creme de aipim com rabada desfiada e molho de agrião. Rua Marechal Deodoro, 216 | Centro

Bar da Laura – Bolinho com massa de batata e frango recheado com catupiry e calabresa. Rua Visconde do Uruguai, 183 | Centro.

Minha Jóia – Cupim assado, cuscuz, aipim e farofa. Avenida Almirante Tamandaré, 191 – Loja 115 | Piratininga

Bar do Jorginho – Moqueca de banana-da-terra com camarão, acompanhados de farofa de camarão e torrada. Praia de Itaipu, 20 – A | Itaipu

Casa da Sogra – Trio de crostinis recheados com sabores marítimos: vinagrete de mexilhão, polvo refogado com lâminas de parmesão e camarão refogado com cream cheese. Acompanhados pela geleia de pimenta da casa e pesto de coentro. Praia de Itaipu, 22 – Travessa Tereza | Itaipu

Areias de Itacoatiara – 2 Bolinhos de carne seca com requeijão e queijo minas e 2 de linguiça mineira com requeijão e queijo minas. Acompanhados de chips de aipim e pesto de pimenta biquinho. Estrada Francisco da Cruz Nunes, 11500 | Itaipu

Granel – Panelinha de costela bovina marinada em cerveja, feita em cozimento lento, desfiada, acebolada e finalizada com cebola crocante. Acompanha panelinha de jiló escabeche, refogado com pimentões coloridos, cebolas roxa e branca, ervas frescas e gratinada com misto de queijos. Rua Vereador Duque Estrada, 50 | Santa Rosa

Berton – Três cubos (240g) de costela suína desfiada com camada de purê de batata baroa e molho barbecue defumado com raspa de rapadura
Rua Geraldo Martins, 54 – Loja 101/102 | Jardim Icaraí

Empória da Ovelha – Mix de petiscos de cordeiro: 2 minikaftas + 2 bolinhas de linguiça + 2 croquetes, acompanhados de geleia de pimenta defumada e molho de hortelã. Rua Álvares de Azevedo, 108 – Loja 102 | Icaraí

Palitus Bar – Bolinho de mexilhão empanado servido com molho tártaro. Avenida Carlos Ermelindo Marins, 501 | Jurujuba

Conheça todos os participantes do Rio de Janeiro clicando aqui

COMPARTILHE