24 de novembro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.

Lupulinário

Por Sônia Apolinário

Sônia Apolinário é jornalista tendo trabalhado nos principais jornais do país, sempre na área de Cultura. Também beer sommelière, quando o assunto é cerveja e afins, ela se transforma na Lupulinário.
Publicado

Neltur lança o Niterói Caminho Cervejeiro

caminho cervejeiro copo corte

A Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) promoveu no último sábado (20), o primeiro Beer Tour – Niterói Caminho Cervejeiro. Dessa vez, apenas para convidados (Lupulinário entre eles). No próximo final de semana (sábado, 27 de agosto), porém, qualquer pessoa poderá participar.

A iniciativa coloca nas ruas o que antes estava no papel: o Projeto Caminho Cervejeiro de Niterói, fruto do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense (UFF). O PDPA venceu um edital lançado pela Prefeitura de Niterói, em 2019.

O ponto de partida do projeto era criar circuitos turísticos, em Niterói, tendo a cerveja como guia. O roteiro de lançamento foi elaborado para contemplar paradas em duas cervejarias: Malteca (Jurujuba) e Máfia (Itaipu).

Assim, o city tour feito no sábado, que teve como ponto de partida o Caminho Niemeyer, percorreu toda a orla da cidade, voltada para a Baia de Guanabara: Boa Viagem, Flechas, Icaraí, Estrada Froés, São Francisco, Charitas e Jurujuba, onde foi feita a primeira parada. De lá, a van seguiu direto para a segunda parada, via túnel Charitas-Cafubá.

Ao longo do percurso, a guia deu informações relacionadas tanto com as localizações por onde a van passava, quanto sobre cerveja artesanal.

Na Malteca, o grupo foi recebido pelos sócios Tatiana Ferreira e Diego Verticchio com uma rodada de chope. Em seguida, Tatiana mostrou as instalações da cervejaria, ao mesmo tempo em que deu uma breve aula sobre produção da bebida. O grupo teve a oportunidade de experimentar outra cerveja, tirada direto do fermentador. A parada final foi no taproom da fábrica onde o consumo (que não era obrigatório) correu por conta de cada convidado.

Primeira parada: Malteca, em Jurujuba. Foto: Divulgação

Na Máfia, o anfitrião foi Pitchon Borges, um dos sócios da cervejaria, que presenteou o grupo com o copo comemorativo dos 5 anos da marca e um chope. Ele contou sobre a história da cervejaria e bateu papo com todos. Mais uma vez, o consumo (não obrigatório) no taproom foi por conta de cada um.

Na próxima semana, a previsão da Neltur é fazer um roteiro pelo centro histórico de Niterói com parada única na Vila Cervjeira (Centro), onde funcionam taprooms de seis marcas da cidade: BrewLab, Dead Dog, Matisse, Bitta Bier, Fractal, Mosaico, além do bar Oca do Araribóia.

A ideia da Neltur é incluir os mais diversos atrativos turísticos de Niterói nesses roteiros, porém, com paradas apenas nas cervejarias. Neste momento, não há planos para cobrança de ingressos para fazer o city tour. Eventuais cortesias de bebida é uma decisão que cabe a cada cervejaria. Deixar isso claro para os próximos participantes será importante para evitar quebras de expectativas.

A Neltur pretende promover esses passeios nos dois últimos finais de semana de cada mês, sempre tendo como ponto de partida o Centro de Atendimento ao Turista (Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/n) que fica na entrada do Caminho Niemeyer. O apoio operacional é da Niterói Experience. Cada city tour terá quatro horas de duração, com início às 14h. As inscrições poderão  ser feitas pelo Visit Niterói

 

Segunda e última parada: Máfia, em Itaipu. Foto: Divulgação

 

Malteca – Av. Carlos Emerindo Martins, 926, Jurujuba

Máfia – Estrada Francisco da Cruz Nunes 9777, Itaipu

Vila Cervejeira – Rua Professor Heitor Carrilho, 250, Centro

COMPARTILHE