Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.

Lupulinário

Por Sônia Apolinário

Sônia Apolinário é jornalista tendo trabalhado nos principais jornais do país, sempre na área de Cultura. Também beer sommelière, quando o assunto é cerveja e afins, ela se transforma na Lupulinário.
Publicado

Marcas de Niterói celebram aniversário e medalhas 

cerveja premiada

Malteca, Masterpiece e Noi medalharam na edição Sudeste da 3ª Copa Cerveja Brasil, realizada em Vitória (ES). No caso da Malteca, foi a primeira medalha conquistada pela marca: de bronze para o rótulo Clubinho #2.

O prêmio chegou em casa com gostinho de presente de aniversário. A cervejaria com sede em Jurujuba está completando 3 anos.  A festa, inclusive, é neste sábado (5). A Clubinho #2 é uma Old Ale com Bretta envelhecida com carvalho. Tem 8,8% de teor alcoólico e 25 de amargor. Foi produzida em 2020 e maturada em barril de carvalho com levedura selvagem. De acordo com descrição da Malteca, resultou em uma cerveja ácida, com aquecimento alcoólico e amadeirado no sabor.

Será lançada apenas em outubro e destinada aos assinantes do Clubinho, o programa de assinatura da marca, novidade recém-chegada ao mercado. O rótulo foi premiado na categoria Mixed, Brett and Wild Beer. A Festa de aniversário será no bar da fábrica (Av. Carlos Ermelindo Marins, 926, em  Jurujuba), a partir das 18h. Para marcar a data será lançada uma Milkshake IPA (6,2% de teor alcoólico, 60 de teor de amargor).

Masterpiece e Noi empataram no número de medalhas: 5

As premiadas da Masterpiece foram:

Van Gogh – bronze (Dark Sour com Mirtilo e Framboesa –  5,1% ABV, 19 IBU

Oktoberfest – bronze (Märzen – 5,1% ABV, 21 IBU)

Manet –  ouro (Blond Ale com goiaba – 4,5,% ABV, 20 IBU)

J.D. Salinger – ouro (Rye Beer – 6,9,% ABV, 41 IBU)

Paul Klee – bronze (German Rye Ale – 6,9,% ABV, 48 IBU)

O termo Rye significa centeio (Secale cereale), que tem parentesco com o trigo e a cevada, mas é  uma gramínea

Bar da fábrica: Rua Ary Gomes da Silva, 43, no Cafubá.

As premiadas da Noi foram:

Barbara – bronze (Barley Wine – 12,8% ABV, 77 IBU)

Avena – bronze (Belgian Pale Ale – 5,2% ABV, 21 IBU)

Ciocollato – bronze (Russian Imperial Stout – 12% ABV, 54 IBU)

Oro – prata (Pilsen Premium – 4,5% ABV, 10 IBU)

Bianca – bronze (Weiss – 4,9% ABV, 12 IBU)

Restaurante ao lado da fábrica: Estrada Francisco da Cruz Nunes, 1964, Itaipu

A competição

Ao todo, 102 cervejarias enviaram para a edição Sudeste da 3ª Copa Cerveja Brasil 457 amostras dentre as quais 111 receberam medalhas: 45 de ouro; 28 de prata e 38 de bronze. Ficou com uma cervejaria do estado do Rio de Janeiro o prêmio de melhor rótulo da competição (Best of Show): Friburgator Doppelbock, da Cervejaria Pontal, de Nova Friburgo. O prêmio de melhor cervejaria foi para a Cervejaria Campinas (Campinas, SP).

Após a realização das edições Nordeste (17 a 18 de agosto), Centro-Oeste (13 a 17 de setembro), Norte (18 a 22 de outubro) e Sul (14 a 19 de novembro), a grande final da 3ª Copa Cerveja Brasil será realizada em São Paulo, entre 5 e 10 de dezembro, com os ganhadores de medalha nas etapas regionais..

O resultado da edição Sudeste foi divulgado no dia 28 de julho. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva).

Leia mais: RJ manteve sexta posição no ranking nacional de cervejarias

COMPARTILHE