A terapia de casal ainda é considerada um tabu por parte dos casais. O desconhecimento dessa técnica terapêutica, faz com que sua adesão seja muito baixa, quando levantamos as estatísticas de práticas relacionadas à saúde mental.
Porém, o auxílio na busca pelo equilíbrio na relação conjugal, já foi experimentado e comprovado por muitos casais que, venceram o preconceito e encararam essa importante fórmula de acolhimento conjunto. Uma coisa é certa: essa busca por cuidados é fundamental para que os casais sigam se autoconhecendo e percebendo seu real papel dentro do relacionamento, respeitando os seus limites e os limites do outro.
Muitos casais, principalmente na atualidade, dentro do contexto de vida acelerada que vivemos, não percebem essa necessidade de mudança. Além disso, podem estar vivendo em meio a grandes conflitos, com dificuldades em conciliar o casal parental com o casal conjugal. Assim, o estresse só aumenta e a transgressão aos limites, a falta de respeito, os julgamentos e acusações desmedidas, passam a fazer parte do cotidiano dos pares.
A importância na busca por uma terapia de casal é fundamentada em seu principal objeto de trabalho que é tratar da relação do casal, que envolve as duas pessoas. Por isso, quanto antes conscientizar-se da necessidade dessa intervenção terapêutica, mas fácil e equilibrada a relação poderá se tornar.
O psicoterapeuta possuía a tarefa clínica de configurar a terapia como um espaço de sigilo e respeito onde o casal é acolhido em suas queixas e demandas afetivas. Através de uma escuta ativa, o profissional de saúde mental busca auxiliar e identificar suas necessidades e conflitos, atuando como facilitador e mediador do diálogo.
Mas quando se deve procurar uma terapia de casal? Essa é uma das maiores dúvidas dos casais. E a resposta ideal é: o quanto antes. Antes mesmo do surgimento de desconfortos no relacionamento. No entanto, o sinal de alerta pode ser acionado, quando alguns fatores começam a surgir, como: brigas excessivas; desentendimentos frequentes; perda de respeito; perda de admiração; distanciamento de objetivos; traição; falta de diálogo; falta de individualidade; dificuldades financeiras; conflitos e discordância na educação dos filhos; entre outras situações conflituosas.
Terapia de casal é um grande passo para casais fortes, que tem como objetivo ser, extremamente, felizes em seus relacionamentos. Esse tipo de terapia estabelece que existem dois lados de uma história. Ela ajuda o casal a descobrir as formas de demonstrar o amor que surtem efeitos e as formas de demonstrar amor que só geram cobranças.
Além disso, podem ser tratadas crises conjugais antigas, atuais ou mesmo, prevenir desgastes futuros. Tornando a comunicação assertiva e objetiva, auxiliando na resolução dos conflitos e nas tomadas de decisões importantes, individualmente ou em conjunto.
Enfim, romper as barreiras do preconceito e do medo em relação a um acompanhamento psicanalítico em conjunto, demonstra, principalmente, que o casal compreende a importância na busca pela maturidade conjugal. Afinal de contas, dentro de um relacionamento temos sempre grandes desafios a vencer, pois, são duas pessoas completamente distintas que optaram por estar junto, aprendendo a conviver com as diferenças, desejos e medos próprios e do outro.
Dra. Andréa Ladislau / Psicanalista