Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.

Andrea Ladislau

Andrea Ladislau é graduada em Letras e Administração de Empresas, pós-graduada em Administração Hospitalar e Psicanálise e doutora em Psicanálise Contemporânea. Tem especialização em Psicopedagogia e Inclusão Digital. Na pandemia, criou no Whatsapp o grupo Reflexões Positivas, para apoio emocional a pessoas do Brasil inteiro.
Publicado

   Impactos das linguagens do amor na saúde mental

love-3091214_1280
O mais importante é entender a linguagem do amor do outro e fazer um esforço para expressar emoções.

Um dos sentimentos mais puros, o amor, é amplamente estudado e descrito em livros, filmes, peças de teatro e discursos diversos pelo mundo afora. Mas existe uma linguagem universal para o amor? Se você já ouviu falar das 05 linguagens do amor, pode constatar que sim. Um sentimento tão genuíno e desafiador, principalmente em tempos atuais, onde a urgência e a aceleração da vida, diminuem os afetos e enfraquecem as relações interpessoais, merece ser compreendido, pois mexe com o nosso equilíbrio físico e emocional?

Essas linguagens representam a forma como cada indivíduo ama ou é amado. Claro, que a visão de amor vai variar de pessoa para pessoa, porém, essas maneiras de compreensão e prática do sentimento, são muito importantes para a manutenção e equilíbrio das relações e da nossa saúde mental.

Elas, na verdade, fazem parte de uma teoria que defende a expressão desse amor. O entendimento correto destas 05 linguagens auxilia na assertividade da comunicação e na satisfação e harmonia amorosa.

São elas:

Palavras de afirmação, envolve o uso de palavras para expressar amor e apreciação. As pessoas que valorizam essa linguagem gostam de ouvir elogios e palavras encorajadoras;

Tempo de qualidade, envolve dedicar tempo e atenção exclusiva a alguém. As pessoas gostam de passar tempo de qualidade juntos, conversando, fazendo atividades ou simplesmente aproveitando a companhia um do outro;

Presentes, como o próprio nome já diz, é uma linguagem onde o dar e receber presentes é expressa amor e apreço. Os presentes podem ser simbólicos ou materiais, mas o importante é que sejam escolhidos com cuidado e atenção;

Atos de serviços, envolve fazer coisas para o outro como forma de demonstrar amor e cuidado. As pessoas se sentem amadas quando os outros fazem coisas por elas; e, por fim, mas não menos importante, temos o toque físico que envolve o contato, seja sexual ou não. Nesta linguagem, as pessoas se sentem amadas e seguras através do toque.

É importante ficar claro que, não existe uma regra que determine que todas as premissas descritas nas linguagens devem ser praticadas a todo momento, seguindo sempre à risca. Seria bom. Precisamos ter em mente que as pessoas podem valorizar mais de uma linguagem do amor e que as formas de expressão podem variar de acordo com cada relacionamento.

No entanto, o mais importante é entender a linguagem do amor do outro e fazer um esforço para expressar emoções e impulsos amorosos que sejam significativos para a pessoa amada. Ou seja, que a sua linguagem seja compreendida e vice -versa.

Enfim, quando amamos, podemos nos fazer sentir mais fortes emocionalmente, até porque estamos em franca produção do chamado hormônio do amor, um dos neurotransmissores da felicidade, que é a Oxitocina que traz excelentes benefícios para nosso corpo e mente, como: aumenta a sensação de bem -estar, reduz o estresse, diminui a ansiedade, afasta os medos, eleva a autoestima e melhora os quadros depressivos.

A produção hormonal adequada vai influenciar o nosso comportamento, a criação de memórias, o reconhecimento, o apego, a generosidade, a empatia, entre outros comportamentos ligados às interações sociais e pessoais. Além disso, palavras de amor e gestos de carinho afeto nunca são demais e transformam o dia de qualquer pessoa! O importante é a consciência e liberdade de poder expressar os nossos sentimentos, alinhando-os às linguagens.

 

Dra. Andréa Ladislau /  Psicanalista

COMPARTILHE