Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.

Luiz Cláudio Latgé

Jornalista, documentarista, cronista, atuou na TV Globo por 30 anos, como repórter, editor, diretor. Consultor em estratégia de comunicação, mora em Niterói e costuma ser visto no Mercado de São Pedro.
Publicado

Niterói, Distrito Criativo

FOTO CANTAREIRA - foto Douglas Macedo

A decisão do Prefeito Axel Grael de desapropriar  o prédio histórico da Estação Cantareira, em São Domingos, para estabelecer ali o Distrito Criativo de Niterói aponta para o futuro.  A proposta  é promover o desenvolvimento de atividades de Economia Criativa, com uma escola para formação e capacitação em atividades como o audiovisual. A chamada Economia Criativa tem apresentado crescimento acima da média da economia tradicional, em todo mundo, e representa a melhor aposta de cidades como Londres, por exemplo, para o desenvolvimento.

O movimento é corajoso, depois de toda a polêmica estabelecida em torno da proposta de revisão do gabarito na região para a construção de prédios. São Domingos é uma área histórica da cidade e a presença da UFF no bairro define a sua vocação para o conhecimento. Movimento neste sentido aconteceu, por exemplo, no Recife, que resgatou o centro histórico para estabelecer ali, com sucesso, o projeto de um centro de tecnologia e pesquisa digital.

A declaração do prefeito ao anunciar a medida estabelece este compromisso:

“Estamos retomando a Cantareira para a população de Niterói. Vamos transformar a Estação, que tem um imenso valor histórico, em um Distrito Criativo, um local de formação e capacitação, entretenimento e lazer, com organização. Vai ser um polo de atividades da Economia Criativa, que é uma vocação do bairro”,  disse Grael.

O conceito de Economia Criativa foi estabelecido em Londres. Considera o potencial de atividades de setores da indústria cultural, como audiovisual, turismo e entretenimento, entre outras, como alavancas de desenvolvimento diante das possibilidades trazidas pela revolução digital.

A proposta do Distrito Criativo aproveita o potencial da cidade, que tem a Faculdade de Cinema da Universidade Federal Fluminense (UFF) e investe na criação do Museu do Cinema Brasileiro.  O audiovisual é uma das atividades mais importantes do estado e com maior potencial de crescimento, por todo o ecossistema que movimenta.

O projeto também reforça  a proposta de revitalização do Centro da cidade, com potencial de atrair jovens para a região.

A definição de um plano de desenvolvimento que aproveita a vocação de São Domingos e gera negócios e uma ocupação criativa  é a melhor forma de preservar a história da cidade. A cultura é um valor importante demais no mundo de hoje para ser tombada e deixada de lado. Precisa apontar para o futuro.

 

COMPARTILHE