Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.

Andrea Ladislau

Andrea Ladislau é graduada em Letras e Administração de Empresas, pós-graduada em Administração Hospitalar e Psicanálise e doutora em Psicanálise Contemporânea. Tem especialização em Psicopedagogia e Inclusão Digital. Na pandemia, criou no Whatsapp o grupo Reflexões Positivas, para apoio emocional a pessoas do Brasil inteiro.
Publicado

Djavan e a luta contra o Tremor Essencial

paciente-idoso-close-up-com-dor
As causas para os Tremores Essenciais ainda não são claras.

“Oceano”, “Flor de lis”, “Pétala”, “Meu bem querer”, “Se”, canções famosas que, certamente, você já ouviu na voz de Djavan. Porém, talvez não tenha noção do dilema enfrentado pelo cantor, ao ter que conviver com um distúrbio neurológico: Tremor Essencial. Diagnosticado no fim de 2020, o alagoano de 74 anos, precisou fazer alterações drásticas na rotina para conseguir ter o mínimo de qualidade de vida. Mas o que vem a ser esse distúrbio?

Diferente do que muitos pensam, o tremor essencial (TE) não tem relação direta com a Doença de Parkinson. São distúrbios do sistema nervoso que pode afetar as mãos, a cabeça, os braços, as pernas e até mesmo a voz, com oscilações involuntárias. Tarefas simples como escrever, amarrar cadarço, pentear os cabelos, pegar uma xícara ou fazer a barba, passam a ser mais complexas para quem sofre com o problema.

A rotina adequada, redução do estresse, diminuição da fadiga, temperaturas amenas e desaceleração são fundamentais para não agravar os sintomas. A perda da coordenação motora e do equilíbrio são muito frequentes, e em casos mais graves, até a perda da audição pode ocorrer.

As causas para os Tremores Essenciais ainda não são tão claras, mas se sabe que disfunções neurais do sistema nervoso são as principais causas relacionadas a uma possível neuro degeneração que pode ser genética, induzindo o tremor no circuito entre o tálamo e o córtex cerebral.

Não são tremores fisiológicos, mas tremores de baixa amplitude e alta frequência em repouso e durante o movimento. Estudos também sinalizam que a falta recorrente de sono pode também ser uma das causas do distúrbio.

Portanto, uma rotina diária saudável e equilibrada é muito importante para ajudar a amenizar os sintomas, uma vez que, infelizmente a doença não tem cura. Se não houver controle e acompanhamento adequado, com o passar dos anos, os sintomas se agravarão e o paciente perderá toda sua qualidade de vida. Desta forma, o recomendado é provocar uma mudança na rotina, higiene do sono, com pelo menos sete horas diárias de sono.

Essa medida tem extrema relevância para auxiliar o corpo no acúmulo de energia necessária para conseguir absorver os compromissos e atividades do cotidiano, sem gerar sofrimento físico e mental. No caso de Djavan, a disciplina e adequação da rotina da agenda de shows faz total diferença. Além disso, especialistas orientam um cardápio mais rigoroso, rico em fibras e pobre em gorduras e frituras.

O  gerenciamento emocional é fundamental no controle do distúrbio, pois quanto mais ansioso, estressado, agitado, irritado, ou mesmo com fadiga muscular, o paciente se apresentar, maiores serão as intensidades dos tremores. Ou seja, a saúde mental de quem sofre com os Tremores Essenciais precisa estar equilibrada e preservada para que a condução do processo de aceite e convívio com a doença sejam amenizados.

Portanto, após descobrir a doença, a vida de Djavan foi alterada para poupar o cantor e prolongar sua qualidade de vida, equilibrando mente e corpo. Além disso, as mudanças no estilo de vida exigem a administração de medicamentos betabloqueadores e medidas que equilibrem a rotina diária. Visto ser, muito importante planejar o dia, para não ser assaltado pelo estresse e por situações que gerem desconforto e insegurança a ponto de aumentar a ansiedade e a sensação de descontrole do paciente.

Ou seja, a higiene do sono, pelo menos 7 horas de descanso, passou a fazer parte das atividades que, além de revigorar, produzem energia para o cantor cumprir agendas e compromissos.

Dra. Andréa Ladislau /  Psicanalista

COMPARTILHE