Rabada e botequim é uma dupla de sucesso faz tempo. Na verdade, esse guisado feito com o rabo do boi se tornou quase que uma comida típica dos botequins.
A popularidade os uniu. O prato de origem portuguesa, por ser feito com ingredientes simples, é relativamente econômico para ser preparado e, consequentemente, para ser comercializado. Perfeito para o público desse tipo de estabelecimento. Isso vale tanto para o botequim raiz quanto para muitos dos atuais gourmetizados.
Há muitas formas de se preparar uma rabada, mas a receita mais comum é que leva agrião e batatas.
Dentre os estabelecimentos de Niterói que participam do Comida di Buteco, três transformaram esse prato típico da gastronomia popular nos seus petiscos do concurso. E cada um é completamente diferente do outro.
Roteiro da rabada
Dos três estabelecimentos, dois ficam no Fonseca e um no Centro.
Fonseca
Alhos e Bugalhos – Rabada Embriagada: Ragu de rabada desfiada cozida lentamente na cerveja preta com pesto de agrião, polenta cremosa e finalizado com queijo maçaricado.. Endereço: Rua Desembargador Lima Castro, 66.
Família Muniz (estreante no concurso) – Rabo Mole: Rabada desfiada, massa de pastel aberta frita e molho de ameixa. Endereço: Rua São Januário, 177.
Centro
Bar da Laura – Casalzinho 25: Batatas recheadas de rabada desfiada com cream cheese, acompanhada de molho de agrião e queijo parmesão. Endereço: Rua Visconde do Uruguai, 183.
O Comida di Buteco vai até o dia 11 de maio.
Leia mais: Empresa que realizava o Mondial de la Bière deixa o evento