Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.

Lupulinário

Por Sônia Apolinário

Sônia Apolinário é jornalista tendo trabalhado nos principais jornais do país, sempre na área de Cultura. Também beer sommelière, quando o assunto é cerveja e afins, ela se transforma na Lupulinário.
Publicado

Cervejas de Niterói em ritmo de festa junina

Será a Lupulinário em versão junina?

A cerveja artesanal de Niterói também entrou no ritmo das festas juninas – ou julinas. Confira o que tem programado, pelo menos, até o momento.

Vila Cervejeira

A Vila Cervejeira vai se vestir de caipira e promover dois eventos juninos. Serão realizados nos dias 17 e 24 de junho, este, Dia de São João, o padroeiro de Niterói. Para os eventos, cada taproom vai servir um prato típico:

Dead Dog – Costela Redneck : Costelinha BBQ, Corn Ribs (um clássico da cozinha caipira americana, que é a espiga de milho cortada, assada com especiarias e bacon) e pão de alho do Covil. A marca ainda vai ter uma sobremesa: Trouxinha do Amor que é uma massa de tortilla de farinha assada com recheio de creme de maçã.

BrewLab – Hot Dog de Mãe: Pão brioche de hotdog, linguiça artesanal da charcuteria Varken, molho caipira, caponata de tomate com pimentões coloridos defumados e queijo mussarela.

Les Fauves (Matisse) – Dupla Caipira: Salsichão e milho assados.

Bitta Bier: Dogão caipira.

Fractral: Queijo coalho empanado.

Juntas, as marcas dispõe de cerca de 50 rótulos de cerveja.

No dia 17, a atração musical será  o Rio Rockabilly Trio que vai tocar clássicos juninos com roupagem rockabilly ou caipira norte-americano.

A Vila abre às 15h e a entrada é franca. Fica na Rua professor Heitor Carrilho, 250, no Centro.

 

Masterpiece

A segunda edição da festa da Masterpiece será no dia 7 de julho, no bar da fábrica. A partir das 19h, dez torneiras ficarão liberadas para os “caipiras”, além de uma mesa repleta de quitutes salgados (cachorro quente de forno, caldo verde, caldo de feijão, milho verde e salsichão) e doces (canjica, arroz doce, bolo de milho, bolo de aipim, bolo de fubá, curau e cocada).

O grupo Rock Abílio será a atração musical da noite, misturando os ritmos para não deixar músicas típicas de fora do repertório. Também estão programadas várias brincadeiras para rolar ao longo da noite. Os ingressos (R$ 169,90, no segundo lote) já estão à venda no próprio bar da Fábrica que fica na Rua Ary Gomes da Silva, 43, no Cafubá.

 

Cerveja de Quentão

A típica bebida das festas juninas inspira duas cervejas sazonais, este ano. Uma já está se tornando tradicional em Niterói. Trata-se da Amber Junina, da Masterpiece.

A bebida é feita a partir de uma base de Amber Ale blendada com uma infusão de conhaque, cravo e canela. O resultado é uma cerveja com 5.2% de teor alcoólico e 28 de amargor, com leve caráter maltado, que remete a biscoito; aroma principal de canela, seguido do cravo; com aquecimento alcoólico e alta carbonatação. Ou seja, um quentão… gelado.

A segunda “cerveja de quentão” de Niterói, este ano, é da Malteca. É uma Space Ale, feita a partir de uma base experimental, que recebeu um extrato artesanal de canela e gengibre. Um aroma de cravo, “produzido” pela levedura usada envolve a bebida. Tem 4,6% de teor alcoólico e 17  de amargor. Essa é uma versão de quentão pra lá de refrescante.

Leia também: A cerveja da Inteligência Artificial

COMPARTILHE