26 de abril

Niterói por niterói

Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Lupulinário

Por Sônia Apolinário

Sônia Apolinário é jornalista tendo trabalhado nos principais jornais do país, sempre na área de Cultura. Também beer sommelière, quando o assunto é cerveja e afins, ela se transforma na Lupulinário.
Publicado

Cervejando com Jimmy Ogro em Niterói

jimmy ogro no campo de são bento. 1

Quase que a chuva atrapalhou. Porém, Ninkasi chamou São Pedro às falas e o desafio se cumpriu no sábado (13): degustar todas – eu disse todas – as 40 opções de cerveja artesanal do Rota Goumert , em Niterói, tendo o chef e cervejeiro Jimmy Ogro como guia.

Explica-se. O evento, realizado no Campo de São Bento, em Icaraí, até este domingo (14), fez uma promoção e o vencedor é que foi convidado para a degustação. Com Jimmy Ogro em Nikiti, Lupulinário não perderia a chance de acompanhar a empreitada. E qual não foi a surpresa quando o convidado de honra chegou: sim, era amigo, de outras cervejadas – o professor da Universidade Federal Fluminense Vinícius Cabral. Se Niterói é pequena, imagina a Niterói cervejeira!

Vinícius Cabral e Jimmy Ogro, durante a degustação.

De cara, as cartas foram colocadas na mesa, ou melhor, no balcão. Vinícius é fã de Sours, enquanto sua esposa, a também professora da UFF Luciana Paiva, prefere as bebidas mais lupuladas, ou seja, amargas. Exatamente a preferência de Jimmy que, quando sai do domínio das IPAs (India Pale Ale), divide seu coração cervejeiro com as Imperial Stouts – estilo de teor alcoólico mais alto e grau de amargor elevado não por conta dos lúpulos como nas IPAs, mas pela “magia” da torra do malte que empresta para a cerveja notas acentuadas de café.

No evento, as marcas participantes se misturavam nos quatro bares, em cada um deles, com estilos diferentes de cerveja. Um ponto positivo nesses bares: uma breve descrição sensorial do estilo da cerveja que estava sendo servida em cada torneira, o que é uma forma de ajudar o público a fazer suas escolhas. Um ponto negativo: não informava o nome do rótulo (é verdade que às vezes não há um nome específico) que também ajuda o público a buscar, no mercado, a cerveja que curtiu beber durante o evento.

Apesar de ser patrocinado por uma marca mainstream da Ambev, o evento contou com a participação de 12 cervejarias artesanais, sendo sete de Niterói: Brew Lab, Máfia, Malteca, Marauú, Masterpiece, Pura Seiva e Riff Hop. As outras foram: Backbone, Farra, Mistura Clássica, Motim e Three Monkeys.

Preferências pessoais à parte, todos os estilos foram devidamente degustados. Jimmy se colocou à disposição para tirar as dúvidas de Vinícius e de quem mais o perguntasse sobre cerveja. Entre o público, várias pessoas o reconheceram. Afinal, ele é um “chef televisivo”. Já comandou várias atrações e, atualmente, apresenta um quadro de culinária de rua no programa “Mais Você”, de Ana Maria Braga. Talvez por ser grandão e ter como apelido “Ogro” poucos se aproximaram para falar com ele. Quem se arriscou não se arrependeu. Jimmy atendeu a todos com extrema simpatia. Ele mesmo fazia as selfies pedidas pelos fãs.

Degustação rolando na Rota Gourmet.

Entre explicações sobre diferença entre os estilos e processo de produção, dicas de harmonização predominaram:

Pilsen vai bem com um peixinho ou até uma massa desde que os temperos envolvidos tenham alho só perfumado, sem tosta;

Para Red Ale, a sugestão foi acompanhar com um strudel, uma sobremesa não muito doce que fica em harmonia com uma cerveja com notas de caramelo salgado.

Ao degustar uma Dunkel, Jimmy explicou como fazer um  chantilly com redução desse estilo de cerveja para obter seu caramelo para usar em receitas como de Tiramisu – doce que ele costuma fazer com Stout.

Diante de uma Witbier, estilo belga que leva semente de coentro e casca de laranja, Jimmy sugeriu harmonizar com uma salada de frutas.

E o que ele recomenda para uma Weiss, tradicional estilo alemão de cerveja feita com trigo?

– Não beba! Disse ele, caindo na gargalhada. 

Jimmy assina uma APA (American Pale Ale) em parceria com a Mohave. Recentemente, produziu uma Imperial Coffee Stout com a Sigilo Total, de São Paulo. O chef, especializado em carne suína, recebeu um pedido da Lupulinário: produzir uma cerveja defumada. Ele não prometeu nada, vamos ver.

A certa altura, o que acompanhava cada cerveja era um bom e velho papo de botequim, mesmo. Entremeado por água, comidinhas e alguma tietagem do público. Foram quase três horas de degustação. Missão cumprida.

– Conhecer melhor sobre cervejas e como harmonizá-las com diferentes comidas é interessante por trazer novas possibilidades de sabores e gostos que talvez nunca tivéssemos pensado antes. Mas fazer isso guiado pelo Jimmy Ogro, em um evento bem montado como a Rota Gourmet ,e de graça, foi sensacional. Agradeço a todos os envolvidos – disse Vinícius.

Receitas

Jimmy compartilho duas de suas receitas que utilizam cerveja na preparação.

Rosbife de mignon bovino e salada de folhas amargas
1 pedaço de mignon bovino limpo e inteiro (500g)
1 cebola
1 dente de alho
100 ml de azeite
½ col das de chá de paprika picante
½ col das de chá de paprika doce
½ col das de chá de paprika defumada
½ col das de chá de cominho
1 un de anis estrelado
½ garrafa de cerveja Witbier de boa qualidade
rúcula rasgada à vontade
escarola rasgada à vontade
sal e pimento do reino q.b.

Modo de fazer:
Salgue e pimente o mignon ao seu paladar e reserve;
Em um processador de alimentos, faça uma pasta com a cebola, o alho, o azeite e os temperos secos e cubra toda a superfície do mignon.
Derrame a meia garrafa de witbier (gele e deguste a outra metade) em uma assadeira com grade e asse o mignon sobre cama por 30 minutos em forno a 180º.
Deixe a carne descansar por uns 10 minutos em uma tábua de corte e, enquanto isso, reduza a cerveja, que recebeu os pingos do tempero da carne, direto em uma boca acesa do fogão na própria assadeira, mexendo bem para incorporar os sabores.
Disponha a carne em fatias finas em uma travessa com as folhas ao lado e regue tudo com a redução quente da cerveja.

Tiramisu de Stout
pão de ló (faça uma receita simples ou compre pronto)
500g cream cheese
200g creme de leite fresco
100g de açúcar
1 garrafa de cerveja Stout
cacau em pó

Modo de fazer:
Coloque a Stout em uma panela e leve ao fogo médio por uns 15 minutos para evaporar o álcool.
Bata o cream chese com o creme de leite e o açúcar até ficar bem homogêneo. reserve.
Em um refratário ou cerâmica bacana quadrada, coloque o pão de ló em uma camada única, cortando em pedaços para encaixar bem, regue com metade da cerveja e cubra com metade da mistura do cream chese. repita
o processo para uma segunda camada. leve à geladeira por 2 a 3 horas ou freezer por meia hora.
Para servir, corte em quadrados, coloque num prato de sobremesa e, usando uma peneira, polvilhe o cacau em pó.
Pode usar amoras ou framboesas para dar acabamento e trazer acidez para a sebremesa.

COMPARTILHE