Niterói por niterói

Silvia Fonseca

Silvia Fonseca é jornalista e trabalhou por 30 anos no jornal O GLOBO, onde foi Editora Executiva. Tem pós em Gestão de Redação, tem uma consultoria em soluções de mídia e é sócia fundadora do A Seguir: Niterói. Nasceu em Minas, mas mora em Niterói há 32 anos.
Publicado

Candidato de Ciro no Rio, Rodrigo Neves tenta atrair eleitorado de Lula

rodrigo neves
Rodrigo Neves em visita recente a Lula: busca de apoio. Foto Divulgação

Pré-candidato a governador do Rio pelo PDT,  o ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves visitou na semana passada o ex-presidente Lula (PT) e divulgou a foto do encontro em suas redes sociais nesta quarta-feira (10/11).  Não foi distração, apesar de o PDT de Rodrigo ter como candidato a Presidente da República o ex-ministro Ciro Gomes, adversário de Lula na disputa.

Segundo pesquisas recentes, Lula vence  o Presidente Bolsonaro com folga no Estado do Rio e deixa Ciro muito para trás, num amargo terceiro lugar que não sai de um dígito. Da mesma forma, entre os candidatos ao Palácio Guanabara, o deputado Marcelo Freixo (PSB), apoiado por Lula, venceria hoje no estado, seguido pelo governador Cláudio Castro (PL) em segundo e Rodrigo em terceiro.

Os movimentos de Rodrigo Neves visam a atrair eleitores de Lula para tentar crescer e aparecer nas pesquisas, tarefa difícil a esta altura do campeonato, embora não impossível. Ainda falta chão para a eleição. O ex-prefeito também busca se mostrar mais aberto ao diálogo num cenário que tende a  consolidar a polarização entre esquerda e direita.

Os números explicam em parte. Pesquisa da Quaest feita para O GLOBO no começo deste mês mostrou que Lula, como candidato a Presidente, teria 43% dos votos no Estado do Rio contra 29% de Bolsonaro e apenas 8% de Ciro.  Nada bom para o ex-ministro nem para o ex-prefeito do PDT. Além disso, os eleitores de Lula e os de Ciro  tenderiam hoje  majoritariamente para Freixo.

Dos 43% que disseram pretender votar em Lula no Estado do Rio, 37% ficariam com Freixo para governador, 11% com Cláudio Castro e apenas 7% com Rodrigo Neves, além de 4% para Felipe Santa Cruz. Dos 8% que escolheriam hoje Ciro Gomes para Presidente, 36% prefeririam Freixo, 18% escolheriam o atual governador, 11% votariam em Santa Cruz e 9% em Rodrigo Neves.

Bolsonaro deve se filiar ao PL de Castro, o que consolidaria o atual governador como candidato do bolsonarismo no Rio. Mas nunca se sabe.  Isso, no atual cenário, polarizaria a disputa entre Freixo e o bolsonarista. Por isso Rodrigo Neves já iniciou a pré-campanha, com encontros políticos por todo o estado e até fora. Ontem, o ex-prefeito de Niterói divulgou pesquisa do instituto Gerp cujo resultado é: Rodrigo Neves venceria a disputa para Governador do Rio… em Niterói!

Quem encomendaria tal pesquisa?

 

 

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email