Niterói por niterói

Lupulinário

Por Sônia Apolinário

A coluna Lupulinário é escrita e editada pela jornalista Sônia Apolinário e completou 4 anos em julho.
Publicado

Bamberg inaugura taproom em Niterói

Marca que produz cervejas apenas nos estilos da Escola Alemã, a Bamberg fincou sua bandeira em Niterói. No sábado, dia 11, inaugura seu taproom na Rua Miguel de Frias 201, em Icaraí. O evento começa às 11h30 e contará com a presença de um convidado especial: Alexandre Bazzo, o cervejeiro e sócio da Bamberg, cuja sede fica na cidade de Votorantim, no interior de São Paulo.

Taproom (ou tap house) é o nome que se dá ao bar próprio de uma determinada marca que, portanto, reina no local. No caso da Bamberg de Niterói, serão sete torneiras de chope à disposição do público, além de garrafas (geladas ou não) de todos os 13 rótulos já produzidos.

Uma das referências da marca é a Rauchbier, cerveja defumada que já ganhou prêmios na própria cidade alemã de… Bamberg – referência, no seu país, nesse tipo de cerveja. Por aqui, existe até uma versão com pimenta (Habanero) que pode deixar os puristas da Escola Alemã um pouco chocados. Pelas torneiras do taproom vão passar estilos não tão conhecidos como Schwarzbier, Altbier, Munich Helles, mas também Pilsen – oficialmente, um estilo criado na República Tcheca, mas que a Alemanha tratou de criar uma versão para chamar de sua.

A Escola Alemã de cerveja não privilegia aromas e sabores de lúpulo, mas ele marca sua presença. No caso da Bamberg, quem é chegado a um pouco mais de amargor  encontra “abrigo” no rótulo Sepultura, que é uma Ale lupulada. Aliás, cervejas com nome de bandas ou de alguma canção faz parte do portfólio da marca. Alexandre Bazzo é um roqueiro assumido que tem como hobby tocar bateria. Ele criou a marca em 2005 junto com seus dois irmãos.

No taproom de Niterói,  não vai rolar petiscos ou qualquer tipo de comidinha. No entorno, existem várias opções para quem ficar com fome – de fast food a pizzaria, passando por restaurantes. Assim, todos podem ficar à vontade para pedir um delivery para acompanhar o chope, que também poderá ser levado para casa, em diferentes tipos de growlers. O local ainda funcionará como distribuidor da marca para todo o Estado do Rio de Janeiro.

 

 

 

 

 

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email