Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.

Lupulinário

Por Sônia Apolinário

Sônia Apolinário é jornalista tendo trabalhado nos principais jornais do país, sempre na área de Cultura. Também beer sommelière, quando o assunto é cerveja e afins, ela se transforma na Lupulinário.
Publicado

AcervA Niterói será presidida pela primeira vez por uma cervejeirA

fernanda marques coluna

Toma posse nesta terça-feira, 28 de fevereiro, a diretoria da Associação dos Cervejeiros Artesanais (AcervA) de Niterói e São Gonçalo com mandato para o ano de 2023. Pela primeira vez, nos dez anos de existência da Associação, a presidência será ocupada por uma cervejeira: Fernanda Marques.

Ela integra a diretoria da AcervA Niterói e São Gonçalo desde 2019. Em 2021, assumiu o cargo de vice-presidente e, em 2022, foi a diretora financeira da entidade. Até então, a única cervejeira que tinha ficado à frente da associação foi Daniela Boeta, vice-presidente na gestão de 2019.

Leia mais:

– Atualmente, a mulher atua em todos os campos de produção de cerveja. Assumir a presidência da AcervA Niterói e São Gonçalo tem como fator positivo a questão da representatividade: naturaliza a mulher no meio da produção de cerveja caseira – comenta Fernanda, que tem 40 anos, e é professora por formação.

Nascida no Rio de Janeiro, ela mora em Niterói desde 2018, vinda diretamente de Juazeiro (BA). Antes, morou por dois anos em Salvador e foi na AcervA baiana que deu os primeiros passos na produção de cerveja caseira.

Questões profissionais a levaram às mudanças de endereço. Ela já tinha uma curiosidade em relação à produção de cerveja e percebeu na AcervA, não apenas a possibilidade de desenvolver o hobby, como também de fazer novas amizades.

– Quando comecei na AcervA baiana, não tinha grandes conhecimentos. Como associada, acompanhei brasagens, fiz cursos e fui me aprimorando – conta ela que, atualmente, é  beer sommelière, além de formada em tecnologia cervejeira e em produção de cerveja.

Quando morou em Juazeiro, fundou o grupo Cervejeiros do Vale, além da confraria Puro Is Malte. Ou seja, quando é para colocar a mão na massa, Fernanda está por perto.

Apesar da predominância masculina no meio cervejeiro caseiro e, consequentemente, nas AcervAs, ela afirma que nunca sofreu preconceito – nem na época em que pouco sabia sobre o segmento, nem por ser mulher.

– A AcervA, por ser uma entidade voltada para o hobby, não há competições. Isso deixa as coisas fluírem melhor. O machismo no meio cervejeiro fica mais evidente justamente quando surge a competição, na fábrica, na parte comercial. A AcervA de Niterói, particularmente, ainda tem um espírito de hospitalidade e de vontade de compartilhar conhecimento muito próprio, o que me ajudou muito – conta.

Fernanda representou a AcervA Niterói e São Gonçalo na abertura do evento Niterói Cervejeiro, realizado ano passado, e que contou com a presença do prefeito Axel Grael (ao centro). Foto: Daniel Bastos

Leia mais: Saiba como foi o evento Niterói Cervejeiro

Na sua gestão, ela espera realizar mais brasagens abertas, promover cursos e visitas guiadas. Um calendário de eventos que, diga-se de passagem, começou a ser planejado na gestão que agora termina.

Para as mulheres, a nova presidenta da AcervA Niterói e São Gonçalo faz um convite:

– Venham conhecer o mundo da cerveja. A AcervA é um espaço onde se pode estreitar laços, discutir ideias e resistir. Sim, porque a cerveja é uma bebida que, nos seus primórdios, era feita por mulheres. Então, a produção de cerveja caseira é um lugar nosso por direito histórico.

Nova diretoria

Esta colunista que vos escreve faz parte da nova diretoria da AcervA Niterói e São Gonçalo, no mesmo cargo que exerci na gestão passada: diretora de Comunicação.

Os outros integrantes da gestão 2023 são:

Vice-presidente: Daniel Bastos

Diretor financeiro: Alexandre Vasconcelos

Sommelieria: Marcio Melo

Eventos: Robson Dias, Thales Ramiro e Raphael Braga

Todas as gestões

Conheça os presidentes e os vices de todas as gestões da AcervA Niterói e São Gonçalo:

1 – (2012/13) – Mario Miranda / Daniel Conde

2 – (2013/14) –  Daniel Conde / Bruno Vath

3 – (2014/15) – Jarbas Menezes / Manoel Felix

4 – (2015/16) – Leandro Sphaier / Mario Miranda

5 – (2016/17) – Alisson Christi / Davi Tosta

6 – (2017/18) – Bruno Erthal / Guilherme Rebello

7 – (2018/19) – Davi Hermsdorff / Daniela Boeta

8 – (2019/20) – Raphael Braga / Maurício Grille

9 – (2020/21) – Raphael Braga / Fernanda Marques

10 – (2021/22) – Alexandre Vasconcelos / João Filipe Castro

COMPARTILHE