O pensamento positivo é um instrumento de extrema importância no nosso cotidiano. O exercício de tentar manter sempre ideias positivas contribui de forma extremamente eficaz para trazer ao indivíduo equilíbrio mental e qualidade de vida.
Nossa percepção pode ser direcionada da forma que melhor entendermos. O ponto de partida é o nosso poder de concentração. É ele quem vai direcionar nossa percepção para o que nosso pensamento achar mais conveniente. Entretanto, o que vai moldar a nossa forma de agir são nossas crenças, nossa bagagem de vida e nossa trajetória.
Quanto mais manifestações positivas emanarmos ao outro e para conosco, certamente, poderemos usufruir de relações mais harmoniosas e prazerosas.
Orientados por estas premissas, não podemos deixar de pontuar os aspectos emocionais e também relativos a nossa saúde, envolvidos na mentalização positiva. Nossa saúde pode ser afetada pelo poder do pensamento positivo, uma vez que nosso sistema imunológico será fortalecido, diminuindo os riscos de doenças e também possibilitando o prolongamento da vida.
Mas um simples pensamento positivo faz tudo isso? Sim, ele auxilia em doenças do âmbito mental e emocional, como a depressão, a solidão e estresse, amenizando sintomas e reabilitando o organismo. Comprovadamente, até uma diabetes pode ter seu fator crítico reduzido pelas mentalizações positivas.
Cientificamente, o pensamento positivo vai auxiliar no tratamento e, em alguns casos, até na cura destes. No entanto, o contrário também acontece. O espírito pessimista além de atrair mais desconforto físico, emocional e mental, abala o sistema imunológico e pode agravar doenças e sintomas diversos.
A cultura do ser humano é muito cruel em alguns pontos, partindo do princípio que focamos muito nas derrotas e que as vitórias são pouco comemoradas. O peso maior é colocado nos erros. Por este motivo, o pensamento positivo deve ser trabalhado em sua mente todos os dias.
Não podemos nos deixar contaminar pelas ameaças pessimistas que nos rodeiam a cada segundo. Aprenda a investir em sua qualidade de vida, busque ter um maior controle do fluxo de seus pensamentos, partindo do princípio de que bem-estar e felicidade ocorrem muito mais dentro do que fora de você.
A negatividade não pode afetar nossas emoções, apesar de muitas vezes, ser difícil fazer uma separação, a grande sabedoria está em colocar pensamento positivo em tudo.
Se olharmos com um olhar mais atento, focado e livre de pessimismo, conseguiremos ver que, até nas coisas desagradáveis podemos encontrar pontos positivos, possibilidades de melhorias e positividade.
Esse exercício deve ser contínuo, focado em propósitos e na construção de redes na própria mente que poderão fortalecer a importância de se trabalhar com a informação positiva, eliminando atitudes limitantes.
Enfim, é possível viver melhor e com mais harmonia, usufruindo de um equilíbrio interior mais adequado e preciso.
O pensamento positivo fará essa ponte auxiliando para que esse trabalho mental e de autoconhecimento atinja sua eficácia e que, realmente, contribua de forma a trazer leveza e estabilidade emocional para o indivíduo. Portanto, devemos nos reconciliar com nosso “eu” presente para nos sentirmos merecedores de algo melhor. Somente assim nosso “eu” futuro se consolidará como alguém mais forte, mais criativo e mais amável consigo mesmo. Afinal, pensar positivo torna a vida e a saúde muito melhor.
Dra. Andréa Ladislau
Psicanalista