Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.

Andrea Ladislau

Andrea Ladislau é graduada em Letras e Administração de Empresas, pós-graduada em Administração Hospitalar e Psicanálise e doutora em Psicanálise Contemporânea. Tem especialização em Psicopedagogia e Inclusão Digital. Na pandemia, criou no Whatsapp o grupo Reflexões Positivas, para apoio emocional a pessoas do Brasil inteiro.
Publicado

A importância da Gentileza e Gratidão para nosso sistema emocional

Ser gentil é uma atitude altruísta que auxilia e muito no sentimento de bem estar e na produção dos chamados hormônios do bem

 

Gentileza, esse gesto tão simples e que, sem dúvida alguma, faz muita diferença na vida das pessoas, é uma atitude que transforma. É o remédio para muitos males.

Os ecos de um gesto gentil são efetivamente infinitos, assim como o sentimento de gratidão. Seja sempre gentil em suas palavras, ações e pensamentos. Assim como a gratidão também deve ser valorizada, pois ambos, gentileza e gratidão, contribuem de forma positiva para equilibrar nosso sistema emocional.

Por vezes, ouvimos as pessoas dizendo: Por mais que eu faça para as pessoas, não sinto que estão agradecidas e isso me magoa muito”. “Fiz tanto e o outro não me deu valor.”

Então, vamos pensar juntos sobre isso: Pergunte a si mesmo: A pessoa pediu sua ajuda?

Se pediu, e pede sempre e não é agradecida, está na hora de você rever essa relação. Será que você não está sendo abusado pelo outro? Será que você não está sendo usada? Se for esse o motivo, o problema está mais em você do que nela. Falta você aprender a dizer não e não se colocar sempre disponível.

E porque você ajuda? Por que te faz bem? Então, o simples ato de ajudar já seria suficiente.

Praticar a gentileza sem esperar nada em troca é a melhor atitude a ser praticada. Não precisa ter agradecimento. Ou você ajuda para as pessoas gostarem de você? Você ajuda para parecer bonzinho?

A melhor pessoa do mundo? Se for isso, a falta de agradecimento vai magoar mesmo. Pois, neste caso você faz sempre para receber algo em troca e isso tem muito mais a ver com seu ego que precisa estar satisfeito do que com a sua boa vontade em ajudar o outro de alguma forma. O mais importante é você pensar e avaliar a razão que te deixa magoado. E eu acredito que não seja só a falta de agradecimento.

Questione-se e encontre suas respostas:  Porque tenho que ser perfeito, ajudando a todos? Ser gentil é uma atitude altruísta que auxilia e muito no sentimento de bem estar e na produção dos chamados hormônios do bem. Assim como a gratidão também auxilia nessa produção. Ela promove o estímulo neural que libera a produção de hormônios propiciando uma sensação de prazer.

Hormônios como a oxitocina, endorfina e a serotonina. Orientados por estas premissas, não podemos deixar de pontuar os aspectos relevantes destes benefícios para a nossa saúde como um todo.

Uma vez que nosso sistema imunológico está fortalecido por uma onda de hormônios do bem, sem dúvida, teremos uma consequente elevação de melhoria do sistema imunológico, diminuindo os riscos de doenças e também possibilitando o prolongamento da vida, já que também teremos uma maior produção das células de defesa do organismo.

Enfim, a grande verdade é que o verdadeiro equilíbrio está em fazer e não criar expectativas, pois com ela vem a frustração. Pense nisso e analise se a sua mágoa pelas pessoas não te agradecerem, não está alocada em outras questões.

Ninguém sabe pelo que o outro possa estar passando, então leve um sorriso e uma mão estendida sempre que possível, sem esperar nada em troca. Seja grato e gentil.

Afinal, podemos sim, ser sol no dia nublado de alguém. E desta forma, seremos recompensados com uma sensação de prazer por ter conseguido, através de um ato sensível, auxiliar e fazer o dia do outro mais leve.

E não esqueça: pequenas atitudes podem transformar o mundo!

 

Dra. Andréa Ladislau  /  Psicanalista

COMPARTILHE