Mesmo sendo em áreas ao ar livre, é preciso ter cuidado ao fazer a visita. Além de evitar a aglomeração, a prefeitura recomenda aos visitante que sempre sigam o protocolo de distanciamento entre as pessoas para evitar contágio do Covid-19.
As trilhas mais famosas de Niterói integram o Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset), como o Costão de Itacoatiara, a Pedra do Elefante, no Alto Mourão, e o Morro das Andorinhas. Por serem as mais conhecidas e, portanto, mais cheias, estão fechadas devido a pandemia. Já o Caminho de Darwin, que começa na Rua São Sebastião, no Engenho do Mato, está aberto para visitação.
A trilha do Costão de Itacoatiara começa a poucos metros da praia. Visada tanto por caminhantes quanto pelos escaladores, a pedra tem 217 m de altitude, perfeita para desfrutar das paisagens da Região Oceânica, Morro das Andorinhas, Pedra do Elefante e Maricá. É pela mesma entrada, no Posto de Recepção ao Visitante, localizado na Rua das Flores nº 24, que se chega à Enseada do Bananal, uma pequena baía repleta de blocos de pedra que adentram o mar. Há uma fenda de paredões verticais conhecida como “garganta”, onde muitos se aventuram no rapel.
A Pedra do Elefante está localizada entre as Praias de Itacoatiara e de Itaipuaçu, em Maricá, e começa no ponto mais alto da estrada da Serrinha (Estrada Gilberto Carvalho), cerca de 50m antes de se chegar ao Mirante de Itaipuaçu. Com seus 412m de altitude, é o ponto culminante do parque e também da cidade de Niterói, com aproximadamente 3h30 de travessia.