COMPARTILHE
Uma parte importante do lazer em Niterói vai depender, a partir desta sexta-feira, da comprovação de vacina, através do ConecteSUS ou . Entra em vigor, nesta sexta-feira, o decreto que impõe a exigência de passaporte sanitário em espaços coletivos públicos e privados, o que inclui museus, pontos turísticos, casas de festas, pubs, boates e cinemas.
O Reserva Cultural já começou a comunicar os clientes que a entrada nas salas de cinema só será permitida a quem comprovar que está com a vacinação em dia. O mesmo procedimento foi confirmado pelos shoppings Plaza, Itaipu Multicenter e Bay Market. Em todos eles também, para acesso a lojas, restaurantes e praças de alimentação ficam valendo as demais medidas sanitárias: uso de máscara, higiene de mãos e distanciamento.
Outro retorno aguardado e que só será permitido mediante comprovante de imunização é o das boates, que reabrem com limitações. A Palm Club, em Piratininga, já anunciou evento para esta sexta, dentro das regras: com 50% de lotação e só para vacinados.
A entrada nos centros comerciais e lojas de rua, no entanto, não dependerá do passaporte sanitário. Pelo decreto, a Prefeitura de Niterói apenas recomenda, mas não obriga o comércio a solicitar comprovante de vacinação dos consumidores. Procurado pelo A Seguir: Niterói, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Niterói (CDL), Luiz Vieira, afirmou que a medida “não seria necessária”.
– Pretendemos continuar adotando as regras sanitárias mantendo o distanciamento social. Enquanto a lei permitir a não obrigar a apresentação do documento, nós não iremos cobrar – ressaltou Vieira.
Veja em que lugares e situações será exigido o passaporte sanitário:
– Em museus, bibliotecas públicas, cinemas, teatros, salas culturais e exposições de artes em ambiente fechados;
– Nos parques de diversão, circos e outras atividades de entretenimento em ambientes fechados;
– Em pontos turísticos que possuam controle de entrada, tais como, cobrança de tickets de acesso ou cadastro;
– Em eventos coletivos realizados em espaços fechados ou abertos, incluindo shows, conferências, convenções e feiras comerciais;
– Nas casas de festas, casas noturnas, pubs e boates;
– Em atividades vinculadas a projetos sociais e esportivos desenvolvidos pelo Município de Niterói (trabalhadores e usuários);
– Para acesso e permanência nos programas do Município de Niterói, tais como Renda Básica Temporária, Moeda Social e Empresa Cidadã.
COMPARTILHE