Em 24 de maio é celebrado o Dia Nacional do Café. Em Niterói, alguns rótulos já clássicos de cervejarias da cidade têm a bebida como um dos seus ingredientes. Ou seja, é feita com a adição de café.
Nesse caso, estão disponíveis, no momento, na cidade, a Coffe IPA da Dead Dog; a Porter, da Malteca e a D’Aviano e Lydia, da Matisse.
As duas primeiras foram feitas com cafés especialmente torrados para as produções pelo Café Couto, uma micro torrefação de cafés especiais que funciona ao lado do Quiosque da Fortaleza, na Fortaleza de Santa Cruz, em Jurujuba.
– Quando um cervejeiro me pede um café, preciso pensar na necessidade dele para decidir a torra que vou fazer. Por exemplo, a Porter foi feita com um café mais tostado, com uma presença mais intensa do café, na cerveja, que ganhou notas de chocolate. Já a Coffe IPA eu não poderia aumentar o amargor da cerveja, que já seria alto. O café, aqui, dá intensidade no corpo da cerveja e uma certa cremosidade.
A Coffee IPA (5,7% de ABV e 56 IBU) é uma das primeiras cervejas produzidas pela Dead Dog. Começou como uma IPA que acabou sendo servida em um evento após passar por um filtro com café. O sucesso foi tanto que o cervejeiro Sandro Gomes criou uma receita para incluir o café na cerveja.
Porter é um estilo que prevê moderados sabores de malte de pão, biscoito e tostado, frequentemente, com um caráter de chocolate.
D’Aviano é uma Sweet Milk Stout que simula um cappuccino. Já a Lydia é uma IPA com adição de café verde, sendo essa cerveja de cor clara.
Vale lembrar que, como o café, a cerveja também “brinca” com diferentes tipos de torra. No caso, do malte. O arco de sabores varia de casca de pão (menos torra) ao chocolate amargo (muita torra) e o malte mais claro ou escuro também vai influenciar na cor da bebida. Em muitos casos, uma cerveja pode apresentar aroma e sabor de café não por ter adição da bebida, mas somente por conta da magia da torra do malte.
Outra brincadeira entre as duas bebidas é fazer uma harmonização de cerveja com café. O ponto de partida pode ser olhar as embalagens do café onde estão suas especificações e informações sobre notas de aroma e sabor. Nesse caso, será preciso harmonizar, primeiro, as temperaturas das bebidas. Nada de cerveja muito gelada ou café “pelando”.
Drink
A cervejaria Noi não tem cerveja com café, mas os restaurantes da marca têm no cardápio tradicional drinque com a adição da bebida: o Carajillo. De origem espanhola, esse drink mistura licor (doce) e café (amargo).
A bebida usada é o Licor 43. Há quem goste de colocar uma dose diretamente na xícara de café espresso. Porém, para o drink, licor e café são batidos em uma coqueteleira com bastante gelo.
A Dead Dog e a Matisse ficam na Vila Cervejeira – Rua Heitor Carrilho 250, no Centro
A Malteca fica na Av. Carlos Ermelindo Marins, 926, em Jurujuba
A Noi fica na Estrada Francisco da Cruz Nunes, 1964, Itaipu
Leia também: Mondial de la Bière: capítulo 3