COMPARTILHE
Niterói realiza, neste sábado (10), o Dia D de mobilização e intensificação da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza em todos os postos de saúde, policlínicas, unidades básicas de saúde e módulos do Médico de Família da cidade.
Leia mais: A expansão das escolas evangélicas em Niterói
Os pontos de vacinação funcionarão das 8h às 17h, com exceção do Módulo do Médico de Família do Morro do Céu, que funcionará das 7h às 16h. A data também é mais uma oportunidade para a imunização contra o sarampo e outras doenças.
Serão contemplados nessa campanha idosos com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas até 45 dias após o parto e os demais grupos prioritários.
No Dia D, também será aplicada a vacina contra o sarampo para crianças a partir de 1 ano de idade e adultos até 59 anos, conforme os esquemas por faixa etária: crianças de 12 meses (1 dose); crianças de 15 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias (2 doses); indivíduos de 5 a 29 anos (2 doses); indivíduos acima de 29 a 59 anos (1 dose); profissionais de saúde (duas doses, independente da idade).
Também haverá oportunidade de atualização da caderneta de vacinação para todos que comparecerem aos locais de vacinação.
De acordo com a Secretaria de Saúde, foram aplicadas, neste ano, 2.771 doses da vacina contra o sarampo. A taxa de cobertura com a primeira dose no município é de 95,51%. Com a segunda dose, o percentual de cobertura é de 73,13%.
Contra influenza, foram aplicadas 9.687 doses no município desde o início da campanha — número dentro do esperado até o momento, segundo a secretaria.
A vacina contra gripe segue disponível para todos os grupos prioritários nas unidades básicas de saúde, policlínicas e unidades do Programa Médico de Família do município de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para se vacinar, os adultos devem apresentar documento de identidade. Já menores de idade precisam levar CPF e carteira de vacinação.
A prefeitura reforça que todos os demais imunizantes podem ser encontrados em policlínicas, unidades básicas de saúde e módulos do Programa Médico de Família. Basta que a pessoa procure a unidade mais próxima de sua residência com sua carteira de vacinação e documento de identificação.
COMPARTILHE