8 de maio

Niterói por niterói

Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Publicado

Covid tem vacina atualizada para variante JN1

Por Sônia Apolinário
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

No Rio, a vacinação começou nesta quarta-feira (7); em Niterói, o imunizante atualizado ainda será disponibilizado
vacina covid JN.1
Niterói recebeu poucas doses da vacina atualizada. Foto: reprodução

Em abril do ano passado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou que as vacinas contra Covid fossem atualizadas para a variante JN.1. Até então, os imunizantes utilizados, no Brasil, eram direcionados para a cepa XBB.1.5. O Brasil recebeu um primeiro lote com 1,3 milhão de doses atualizadas pela Pfizer, no último dia 1º. Agora, o imunizante começa a chegar nos municípios.

Leia mais: Niterói terá programa para a urbanização de 83 favelas

Em Niterói, a secretaria municipal de Saúde informou para o A Seguir que recebeu poucas doses da vacina contra Covid atualizada com a nova variante JN1, que é fornecida pela secretaria de Saúde do Estado.

“Por conta disso, a estratégia adotada será disponibilizar essas doses do imunizante para pessoas acima de 12 anos”, explicou a secretaria municipal de Saúde, sem precisar a data do início da vacinação com o imunizante atualizado.

No Rio, a secretaria municipal de Saúde (SMS) iniciou, nesta quarta-feira (7), a vacinação contra a Covid-19 atualizada para a cepa JN.1, voltada a idosos que residem em instituições de longa permanência (ILPI). De acordo com a SMS-Rio, com a chegada de mais doses, a vacina será aberta também a outros públicos.

– A vacina da Covid agora faz parte do calendário e deve ser aplicada todo ano. A partir do mês que vem, iniciaremos a imunização em pessoas com 80 anos ou mais. É muito importante que todos tomem a nova dose e se protejam contra a variante – afirmou o secretário municipal de Saúde do Rio, Daniel Soranz.

A vacina previne contra a variante JN.1, reduzindo o risco de internação e mortalidade pela doença. Para ter acesso ao novo imunizante, é preciso ter tomado a dose anterior há pelo menos um ano.

Variante JN.1

A subvariante JN.1 foi identificada pela primeira vez no Brasil em novembro de 2023, junto com o aumento de casos de Covid-19 no Ceará, com maior predominância na capital Fortaleza. Exames de sequenciamento genômico feitos à época, mostram que 80% das amostras do vírus coletadas em testes no estado eram da nova cepa.

A JN.1 é uma subvariante da Ômicron, descendente da variante Pirola (BA.2.86). Já foi detectada em 40 países. Segundo a OMS, a nova variante pode causar um aumento nos casos de SARS-CoV-2 em meio ao aumento de outras infecções virais e bacterianas, “especialmente em países que entram na época de Inverno”.

Até o momento, há o entendimento que a nova variante JN.1 não causa formas mais letais da Covid-19 na maioria das pessoas. Pode, porém, deixar as pessoas muito mal durante quatro dias. Os principais sintomas são:

Febre ou calafrios; tosse; falta de ar ou dificuldade em respirar; fadiga; dores musculares ou no corpo; dor de cabeça; nova perda de paladar ou olfato; dor de garganta; congestão ou coriza; náusea ou vômito e diarreia.

Dia D Niterói

A Prefeitura de Niterói realiza no sábado (10), o Dia D de mobilização e intensificação da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza em todos os postos de saúde, Policlínicas, Unidades Básicas de Saúde e Módulos Médico de Família da cidade. Os pontos de vacinação funcionarão das 8h às 17h, com exceção do Módulo do Médico de Família do Morro do Céu, que funcionará das 7h às 16h.

Serão contemplados nessa campanha idosos com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas até 45 dias após o parto e os demais grupos prioritários. No Dia D, também será aplicada a vacina contra o sarampo, para crianças a partir de 1 ano de idade e adultos até 59 anos, conforme os esquemas por faixa etária: crianças de 12 meses (1 dose); crianças de 15 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias (2 doses); indivíduos de 5 a 29 anos (2 doses); indivíduos acima de 29 a 59 anos (1 dose); profissionais de saúde (2 doses, independentemente da idade). Além disso, haverá oportunidade de atualização da caderneta de vacinação para todos que comparecerem aos locais de vacinação.

Sobre a Influenza

A Influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, que são predominantemente sistêmicos, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura uma semana e com os sintomas sistêmicos persistindo por alguns dias, sendo a febre o mais importante.

 

Grupos prioritários para vacinação contra a Influenza
* Trabalhadores da Saúde;
* Professores do ensino básico e superior;
* Povos indígenas;
* Quilombolas;
* Pessoas em Situação de Rua;
* Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento;
* Profissionais das Forças Armadas;
* Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
independentemente da idade;
* Pessoas com deficiência permanente;
* Caminhoneiros;
* Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo
curso;
* Trabalhadores Portuários;
* População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade,
adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
* Trabalhadores dos Correios.

Sobre o sarampo

-O sarampo é uma doença viral aguda altamente contagiosa, que pode causar complicações graves e levar ao óbito e é capaz de produzir epidemias. A doença se espalha facilmente entre pessoas não vacinadas, por isso é importante manter alta cobertura vacinal.  A vacina utilizada é a tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola. Também serão aplicadas doses de outros imunizantes para atualização da caderneta de vacinação para aqueles que estiverem em atraso.

Locais da vacinação:

Policlínica Sérgio Arouca – Rua Vital Brazil Filho, s/nº – Vital Brazil.
Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva – Avenida Jansen de Melo, s/nº – São Lourenço.
Policlínica Regional de Itaipu – Est. Engenho do Mato s/nº – Itaipu.
Policlínica Regional de Piratininga Dom Luís Orione – Rua Dr. Marcolino Gomes Candau, 111– Piratininga.
Policlínica Regional do Fonseca Dr Guilherme Taylor March – Rua Desembargador Lima Castro, 238 – Fonseca.
Policlínica Regional do Largo da Batalha – Rua Ver. Armando Ferreira, 30 – Largo da Batalha.
Policlínica Regional da Engenhoca – Avenida João Brasil, s/nº, Engenhoca.
Policlínica Regional do Barreto Dr. João da Silva Vizella – Rua Luiz Palmier, 726 – Barreto.

Unidades Básicas da Engenhoca, Morro do Estado, Centro e Santa Bárbara.

Unidades do Programa Médico de Família da Colônia, Grota I, Grota II, Ilha da Conceição, Ititioca, Leopoldina, Nova Brasília, Ponta d’Areia, Teixeira de Freitas, Vila Ipiranga, Jurujuba, Várzea das Moças, Alarico de Souza, Atalaia, Badu, Bernardino, Cafubá I, Cafubá II, Cafubá III, Cantagalo, Caramujo, Coronel Leoncio, Engenho do Mato, Cavalão, Jacaré, Jonathas Botelho, Maceió, Maravista, Marítimos, Martins Torres, Maruí, Morro da Boa Vista, Morro do Céu, Palácio, Preventório II, Sapê, Souza Soares, Viçoso Jardim, Viradouro, Vital Brazil, Baldeador e Holofote.

Com prefeitura do Rio de Janeiro

COMPARTILHE