Niterói se transforma na casa do cinema europeu com a primeira edição do Festival Imovision, que vai até 30 de abril com exibições de 14 filmes inéditos e premiados de países como Alemanha, França, Itália, Noruega, Suíça, Ucrânia, Grécia e Islândia. Mas antes mesmo da cerimônia de abertura do Festival no Reserva Cultural, diretores internacionais convidados pelo prefeito Rodrigo Neves fizeram uma programação especial por Niterói e ficaram encantados com a experiência.
Eles visitaram o Museu de Arte Contemporânea (MAC) e conferiram a exposição em homenagem ao ator Paulo Gustavo. Em seguida, participaram de um típico programa do Dia de São Jorge: uma visita ao Quilombo do Grotão, no Engenho do Mato, onde participaram da tradicional roda de samba , com feijoada e homenagens a São Jorge e Ogum.
O diretor alemão Tom Tykwer, conhecido mundialmente por “Corra, Lola, corra”, desembarcou em Niterói para apresentar seu novo filme, A luz, e aproveitou para mergulhar na cultura da cidade.
– Chegamos hoje e fomos lançados diretamente no coração cultural desta cidade tão linda. Essa experiência que acabamos de vivenciar é realmente bonita e, sabe, realmente toca o coração. Fiquei muito emocionado – contou.
A diretora, Audrey Diwan, vencedora do Leão de Ouro do 78° Festival Internacional de Cinema de Veneza com o filme Happening, também disse ter ficado muito feliz com o convite.
– Eu não sabia que era um dia especial aqui no Brasil. Quando chegamos no Quilombo, de longe, ouvi a música e por um momento pensei que talvez fosse algo para turistas, mas vi que não era. Ver os mais velhos e os mais jovens cantando juntos, essa conexão entre gerações… Fiquei realmente comovida – afirmou.