COMPARTILHE
Niterói acima da média. É o que mostra o mais recente pacote de dados do censo de 2022 divulgado pelo IBGE, na sexta-feira (17). O instituto de pesquisas analisou informações referentes à urbanização e qualidade de vida no Brasil, como a existência de calçamento e ruas asfaltadas, iluminação pública, qualidade das vias urbanas, ciclovias, existência de rampas para deficientes físicos e arborização, entre outras.
Niterói em relação à média nacional. Fonte: IBGE
Num país tropical conhecido pela Mata atlântica e floresta amazônica, chamou a atenção o fato de que 33,17 da população vive em ruas que não têm uma árvore sequer – cerca de 58,7 milhões de pessoas. Neste ponto, Niterói aparece com 46,25% dos moradores residindo em ruas com cinco árvores ou mais – bem melhor que a média do Rio de Janeiro, de 39,19% e a média nacional de 32,89%.
A pesquisa do IBGE analisou as informações do censo de 2022 e traçou um retrato de como vivem os brasileiros., mais especificamente, como é a rua em que vivem e as condições de sua cidade. O maior destaque da pesquisa foi a informação sobre a baixa ocorrência de árvores nas cidades, mesmo em concentrações urbanas no meio da floresta, como Belém e Manaus. Uma informação relevante diante dos desafios climáticos que o mundo enfrenta.
Na média nacional, 33,7 vivem em ruas sem árvores. O índice em Niterói é menor. 28,33%. Mas o IBGE calculou também quantos vivem em ruas com uma a três árvores, 14,21%, em Niterói, em ruas com três ou quatro árvores, 10,98% e em ruas com mais de cinco árvores: 46,25 em Niterói contra 32,89% da média nacional.
Leia também: Niterói menos verde: moradores criticam o corte de árvores, em tempo de calor recorde | A Seguir Niterói
Mas não foi o único indicador em que Niterói apareceu bem na foto:
Ruas pavimentas: 93,62%, contra 89,3% da média nacional, embora a qualidade de nossas vias, medida pela capacidade de receber ônibus e caminhões, seja menor que a média do país. Outro dado importante é a existência de bueiros, indicador de saneamento. Niterói tem 74,42% contra 55,02% no Brasil.
Ciclovias: Niterói aparece nem também no quesito ciclovias, uma das apostas da prefeitura, com o índice de 8,08%. Pode parecer um número pequeno, mas é quatro vezes maior que os 2,08% da média nacional.
Iluminação pública: 98,2% contra 97,6%.
No caso das calçadas, a situação se inverte: 80,9%, contra 84,19% da média nacional. O percentual de ruas sem calçamento é de 18,87 na cidade, maior que na média nacional, numa estatística que inclui cidade do Norte, Nordeste, com menores taxas de urbanização. O número se explica pela concentração de moradores em comunidades. Mas onde existe calçamento, Niterói tem índices melhores em relação a obstáculos. Em relação à existência de rampas para deficientes, a performance da cidade é melhor que a média nacional: elas existem para 37,92% dos moradores, contra 16,29% no país. Niterói foi uma das primeiras a investir na construção de rampas de acesso para cadeirantes.
COMPARTILHE