22 de abril

Niterói por niterói

Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Publicado

Páscoa 2025: o que esperar do feriado prolongado em Niterói

Por Livia Figueiredo
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

A Seguir faz um apanhadão das principais atividades na Sexta-feira Santa, no Domingo de Páscoa, Tiradentes e Dia de São Jorge; confira
WhatsApp Image 2025-04-14 at 17.10.57
Ovos de Páscoa seguem com os preços nas alturas em Niterói. Foto: Livia Figueiredo

Com a proximidade entre a Páscoa e o Dia de Tiradentes, teremos o primeiro feriado prolongado de 2025. O dias de folga começam na Sexta-feira Santa, 18 de abril.

Na sequência, é celebrado o Domingo Páscoa, comemorado no dia 20 de abril e, já no dia seguinte, tem o feriado de Tiradentes, na segunda-feira (21).

Sem dar trégua, já na quarta (23) é Dia de São Jorge, data que combina uma variedade de feijoada e roda de samba.

O Dia de São Jorge também é muito conhecido pela tradicional Missa da Alvorada, que começa às 6h da manhã na Capela de São Jorge da Capadócia, no Centro de Niterói.

Leia mais: Polícia prende responsáveis por crimes contra crianças na internet

Movimento intenso na Ponte

Com três feriados na mesma semana — Paixão de Cristo (18/04), Tiradentes (21/04)São Jorge (23/04), a previsão é de 1 milhão e 69 mil veículos passem pela Ponte Rio-Niterói entre os dias 17 e 24 de abril, nos dois sentidos. A informação é da concessionária Ecovias Ponte.

Para parte dos usuários, serão seis dias seguidos de folga, considerando também o fim de semana e o ponto facultativo decretado pelo Estado no dia 22.

Expectativas para a Páscoa

Com a proximidade da Páscoa, só se fala nos preços abusivos dos ovos. A sensação para os consumidores é que não há mais para onde fugir. O preço alto persegue ovos de qualquer tamanho e qualidade. Mas a crítica em relação preço alto não é de hoje. Todo ano, quando a Páscoa se aproxima, surgem críticas aos preços dos ovos de chocolate e comparações com os tabletes convencionais.

Em 2025, os chocolates estão custando mais caro e o aumento dos ovos foi expressivo: subiram de 9,5% em relação ao ano passado, com custo médio na faixa de R$ 110 para ovos de 250 g, podendo ultrapassar os R$ 350, dependendo da marca e da embalagem.

A loja Cacau Show traz chocolates em barra, bombons, trufas e ovos. Foto: Livia Figueiredo

Em Niterói, o preço dos ovos de páscoa dizem por si. Em uma rápida ronda nas Lojas Americanas, Cacau Show e Canto de Bala, não importa a variação do chocolate, todos estão com preços acima da média. Isso sem contar com os ovos de páscoa artesanais — aqueles recheados com cascas especiais e recheios generosos — que também costumam ter uma demanda alta pela sua criatividade e sabor.

Lojas apostam em combos para oferecer mais opções ao consumidor. Foto: Livia Figueiredo

O que pode explicar esse aumento?

O aumento dos custos de produção do chocolate é o principal motivo da alta. Especialistas apontam que questões climáticas também influenciaram na redução da oferta global de cacau, elevando o preço do insumo.

Apenas metade dos brasileiros pretende comprar ovos de Páscoa este ano (52%). Desses, 18% já compraram e 34% ainda não. Outros 45% vão abrir mão da compra e 3% não sabem dizer. Os dados são da pesquisa inédita “A paixão do brasileiro pelo chocolate”, da Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados.

Dos 45% que desistiram do ovo de Páscoa neste ano, quase metade (21%) vai comprar outros tipos de chocolate para o feriado. Outros 27% não planejam qualquer compra desse tipo.

A pesquisa mostrou, ainda, que o hábito de consumir ovos de chocolate todos os anos é mais comum entre moradores da região Sudeste (40%), com idades entre 35 e 40 anos (44%), renda familiar acima de cinco salários mínimos (49%) e filhos menores de 18 anos (50%).

Entenda as datas:

Sexta da Paixão

A sexta-feira (18) santa é conhecida como a Sexta da Paixão, a data representa o dia em que Jesus foi crucificado pelo Império Romano. Depois vem sábado e domingo de Páscoa — que não são considerados feriados e nem ponto facultativo.

Em Niterói, a sexta da paixão terá duas celebrações principais: às 15h a Ação Litúrgica da Paixão do Senhor na Catedral Metropolitana, e às 18h, o tradicional Sermão das Sete Palavras, na Paróquia São Judas Tadeu.

Sábado Santo

O “Sábado de Aleluia”, no Cristianismo, é uma data que marca um dia de luto pela morte de Jesus na Cruz. Segundo o Vaticano, o dia é sem celebrações e os fiéis se preparam e ficam na expectativa da ressureição de Jesus.

Encerrando a Semana Santa, na cidade, acontecerá a Vigília Pascal, às 19h, na Catedral de São João Batista, considerada a mais importante cerimônia do calendário cristão.

A Vigília Pascal é uma celebração que anuncia a Páscoa aos cristãos. Nela, acontece a bênção do fogo e do Círio Pascal, que simbolizam Cristo morto e ressuscitado.

Em algumas tradições cristãs, o Sábado de Aleluia é um dia de jejum e oração. No entanto, a Igreja Católica não proíbe o consumo de carne.

Domingo de Páscoa

De forma objetiva, o Domingo de Páscoa é uma celebração cristã que comemora a ressurreição de Jesus Cristo. É um dia de alegria, esperança e renovação.

Dia de celebrar Jesus Cristo após a sua morte, que ocorreu na Sexta-feira da Paixão. De acordo com relatos bíblicos, foi nesse dia que Maria Madalena descobriu o túmulo de Jesus vazio, simbolizando a sua ressurreição.

A Páscoa é uma das datas mais expressivas no Brasil. Nessa data, é comum a reunião entre familiares e a troca de chocolates em forma de ovos de páscoa, barras, trufas, colomba pascoal, ou o que a imaginação permitir.

A ocasião tem um papel fundamental para os cristãos, sendo considerada uma das datas mais sagradas. Para além do simbolismo de união entre as pessoas, transmite valores de paz e prosperidade.

Dia de Tiradentes

Normalmente, após a Páscoa, vem, na sequência, uma segunda-feira de dia útil, porém como a Páscoa será neste ano mais tarde no calendário gregoriano, o dia após a Páscoa é Dia de Tiradentes. Por isso, o feriado prolongado.

Sendo um feriado, a data modifica o funcionamento do comércio, bancos e repartições públicas em todo o país. Informaremos em breve o que fecha e abre neste dia.

O Dia de Tiradentes é feriado nacional. Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes, foi um dentista, comerciante, minerador, militar e ativista político brasileiro que viveu durante o período do Brasil Colonial, atuando principalmente nas capitanias de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.

A data é conhecida por guardar a história da figura política de Tiradentes, líder da Inconfidência Mineira (movimento separatista contra o domínio dos colonizadores portugueses).

Os atos eram uma rebelião contra o domínio português no território brasileiro. Quando os planos foram descobertos pelas autoridades da época, Tiradentes foi preso, julgado e enforcado publicamente em 1792.

Quando a República foi proclamada no Brasil, os republicanos precisavam criar novas memórias históricas que fortalecessem a nova ordem política. Tiradentes se tornou herói nacional, um mártir para ressignificar a identidade brasileira.

A execução de Tiradentes aconteceu no dia 21 de abril, que se tornou feriado nacional e patrono do Brasil. Imagens de Tiradentes foram feitas de forma semelhante as representações de Cristo, como forma de reforçar a potência da figura para a história do país.

Dia de São Jorge

O Dia de São Jorge é considerado feriado no estado do Rio de Janeiro. Já em outros estados e cidades, pode ser ou não feriado municipal, dependendo da legislação local. A data acontece no dia 23 de abril, e neste ano, cai em uma quarta-feira.

Em Niterói, a tradicional Missa da Alvorada de São Jorge 2025, que ocorre no dia 23 de abril, começa às 6h da manhã na Capela de São Jorge da Capadócia, no Centro, com a celebração às 6h30. Há outras missas ao longo do dia, incluindo uma campal às 6h30, e outras às 8h30, 10h30 e 15h, com a última missa às 17h, seguida de procissão.

Feijoada e tradição

O dia é conhecido pela tradição das feijoadas. Uma das explicações é que o feijão preto é uma oferenda ao orixá Ogum, relacionado ao Santo Guerreiro no sincretismo religioso.

O Dia de São Jorge é uma celebração profundamente enraizada na cultura do Rio de Janeiro, sendo uma das datas mais significativas no calendário fluminense.

O estado do Rio inteiro se mobiliza para homenagear o santo com a madrugada conhecida como a Alvorada de São Jorge que se inicia às 5h com uma intensa queima de fogos em torno da Igreja Matriz de Quintino, na Zona Norte, além de ser feriado estadual.

Cariocas e niteroienses se unem em uma celebração que atravessa barreiras, harmonizando tradições do Candomblé, da Umbanda e do Cristianismo.

COMPARTILHE