22 de abril

Niterói por niterói

Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Publicado

Niterói amplia bicicletário das barcas e anuncia que Charitas também terá abrigo para bikes

Por redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Expansão do bicicletário Arariboia aumenta em 90% o número de vagas; obra foi inaugurada no sábado (12)
Moradores de Niterói costumam usar bikes para trabalhar. Foto: Amanda Ares
Bicicletas tomam conta de Niterói. Foto: arquivo
Agora são 850 vagas para bicicletas. A  expansão do Bicicletário Arariboia, ampliou em 90% o número de vagas ao lado da estação das Barcas, no Centro., que tinha 446 vagas. A obra facilita a vida dos ciclistas que circulam pelo Centro da cidade e aqueles que fazem a travessia Niterói-Rio.
O novo espaço conta com dispositivos para carregamento de bicicletas elétricas, calibrador elétrico e um espaço multiuso destinado à realização de cursos, oficinas e palestras sobre a cultura da bicicleta. Além do aumento da capacidade, o bicicletário terá sistema de controle de acesso, banheiros para os ciclistas e segurança 24h. Na inauguração, o prefeito Rodrigo Neves anunciou que a Prefeitura de Niterói dará início ao projeto de construção de um bicicletário semelhante ao da Praça Arariboia em Charitas, ainda no primeiro semestre deste ano, para atender os usuários do catamarã e ampliar a estrutura cicloviária da cidade.

A cidade da bicicleta

Nos últimos 12 anos Niterói expandiu sua malha cicloviária de 5 km para 86 quilômetros em 2025.
Niterói possui 11 totens com a tecnologia Contabike estrategicamente posicionados, que integram um único sistema que contabiliza os dados coletados em tempo integral e abastecem um banco de dados para a apoiar a execução de políticas públicas voltadas à mobilidade na cidade. O contador de ciclistas da Avenida Marquês de Paraná, que liga o Centro de Niterói a Icaraí, ultrapassou em março a marca de 1,5 milhão de bicicletas passando pelo local. O equipamento registra uma média de 5 mil ciclistas por dia de semana, a maior média do Brasil. No último dia 18, passaram pelo local mais de 6,8 mil bicicletas. A média mensal de ciclistas registrados na Avenida Marquês de Paraná é de 126 mil. Por semana, mais de 29 mil ciclistas passam pelo local.

O  sistema de compartilhamento gratuito de bicicletas da prefeitura, o Nitbike, teve a implantação concluída em janeiro de 2025 e já alcançou a marca de 109 mil usuários. O sistema opera com 600 bicicletas e 50 estações, localizadas no Centro e nos bairros do entorno: São Domingos, Ingá, Icaraí, Boa Viagem, Gragoatá, Centro, Ponta d’Areia, São Lourenço, Santana, Barreto, Engenhoca e Fonseca. São realizadas, em média, 7 mil viagens por dia, sendo um dos sistemas mais movimentados do país.

COMPARTILHE