20 de abril

Niterói por niterói

Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Publicado

Os Garotin, samba no Theatro Municipal e oficinas artísticas: os destaques do fim de semana

Por Livia Figueiredo
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

A Seguir lista a programação em Niterói, que terá ainda contação de história para adultos da obra “Mulheres Que Correm com os Lobos” e atrações infantis
os garotin
Os Garotin é a atração principal do Festival Manifest no Caminho Niemeyer. Foto: Léo Martins

O fim de semana em Niterói tem, em um dos seus destaques, o show do grupo Os Garotin, nome forte da cena musical contemporânea. A banda chega com um repertório forte que mistura R&B, soul e MPB.

Leia mais: ‘Ainda Estou Aqui’ tem exibição gratuita em Niterói

O A Seguir lista as principais atrações do fim de semana, que ainda terá samba no Theatro Municipal em homenagem a Alcione, Beth Carvalho e Clara Nunes.

Uma apresentação de choro/samba invade a Ilha da Boa Viagem no sábado (29). Há ainda opções de oficinas artísticas, entre elas, de origami, e contação de histórias para a criançada.

Confira a programação:

Os Garotin no Caminho Niemeyer

Os Garotin é destaque do festival MNFST. Reprodução/Spotify

Niterói recebe o fenômeno de público, “Os Garotin“, neste sábado (29), a partir das 16h. O grupo que aposta na soul music é a atração principal do Festival Manifest, no Caminho Niemeyer. O músico Luis Carlinhos e convidados completam a atração, junto de Carol Emmerick que comanda o set do DJ.

O evento é gratuito e está sujeito à lotação.

Entre as atrações do festival, está a Feira Carioquíssima, que reúne moda, artesanato e gastronomia.

O Festival Manifest (MNFST) já passou pelo Arpoador, em Ipanema, no Rio.

Por que recomendamos?

O Festival MNFST chega a Niterói em edição especial no Caminho Niemeyer, um dos espaços mais emblemáticos da cidade, com vista para a Baía de Guanabara e a arquitetura icônica de Oscar Niemeyer.

Idealizado pela Dream Factory – referência em entretenimento ao vivo no Brasil –, o MNFST nasceu com o propósito de conectar pessoas por meio da música, da arte e da ocupação criativa do espaço urbano. Em Niterói, o festival mantém essa essência, promovendo uma celebração cultural, de muita troca, com entrada gratuita.

Samba no Theatro Municipal

As cantoras Keilla Regina, Lu Carvalho e Branka comandam as apresentações do projeto ABC do Samba. Foto: Divulgação

A música segue emplacando boas pautas de programas em Niterói. Para quem quer curtir um som, mas um pouco mais afastado do tumulto e em um show mais intimista, a boa é conferir a apresentação do grupo ABC do Samba, a partir desta sexta (28), em um dos lugares mais emblemáticos da cidade, o Theatro Municipal.

O ABC do samba é fruto de um encontro que une a nova geração para homenagear três mulheres representantes da música brasileira: Alcione, Beth Carvalho e Clara Nunes. No palco, as vozes potentes de Keilla Regina, Lu Carvalho e Branka.

Por que recomendamos?

A estrutura do show foi todo pensada para destacar cada um dessas grandes artistas para ressaltar o que há de mais valioso em cada uma.

A apresentação inicia com Keilla Regina interpretando Alcione, trazendo ao palco toda a potência e versatilidade da eterna Marrom.

Em seguida, Lu Carvalho assume o palco para reviver os clássicos de Beth Carvalho, com toda a paixão e autenticidade que a artista merece.

Encerrando com tudo e mais um pouco, Branka entra em cena para homenagearClara Nunes, destacando a força e espiritualidade da cantora. O show se encerra com as três cantoras juntas, celebrando as três gigantes cantoras em uma emocionante roda de samba.

Serviço:

Data: Sexta e sábado, 28 e 29 de março
Horário: Sexta-feira às 20h / Sábado às 19h
Duração: 90min
Classificação indicativa: Livre
Ingressos: R$ 80 (Plateia, Frisa, 1⁰ balcão e 2º balcão frente) | R$ 40 (Valor promocional único – 2⁰ balcão corredor e Galeria)

Local: Theatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35 – Centro, Niterói.

Leitura musical no Museu Janete Costa

Niterói segue investindo na frente de programação infantil. Neste sábado, 29 de março, a partir das 11h, Glorinha e Renato, dupla conhecida por sua contribuição ao lúdico e ao universo infantil, leva o projeto “Músicas e Livros Fantásticos” ao Museu Janete Costa, no Ingá. A entrada é franca.

Os encontros do Músicas e Livros Fantásticos são gratuitos e mensais, sempre no último sábado do mês, no Museu Janete Costa de Arte Popular, em Niterói.

Por que recomendamos?

Além de um entretenimento garantido, o projeto também tem um caráter sócio-educativo, pois busca integrar, nutrir e estabelecer vínculos culturais, promovendo a música e a leitura de forma acolhedora e interativa, incentivando crianças e pré-adolescentes a desenvolverem a criatividade e a imaginação.

Nesta edição, Glorinha e Renato apresentam a história “Descobrindo a Cor de Dentro“, da autora Patricia Schunk, que inspira o autoconhecimento e a valorização das diferenças.

Sobre Glorinha e Renato

Glorinha é carioca, musicista, instrumentista (violão e ukulele), cantora, compositora, produtora musical, atriz, escritora, com formação em Psicologia e Ciências Sociais, fala Inglês, Espanhol e Italiano. É produtora executiva de seu trabalho artístico, desenvolvendo também a mídia e divulgação das apresentações.

Renato é niteroiense, músico, pianista, cantor, compositor, ator, arranjador, escritor, produtor musical e com formação em Ciências Biológicas e produtor executivo de seu trabalho artístico. Juntos formam a dupla Glorinha e Renato em seu trabalho musical infantil.

Além desse trabalho, os dois desenvolvem projetos individuais e em dupla com o público adulto.

Serviço:

Data: Sábado, 29 de março

Horário: 11h

Museu Janete Costa de Arte Popular

Rua Presidente Domiciano, 178, Ingá, Niterói

Classificação livre

Entrada Gratuita

Apresentações culturais e oficinas na Biblioteca Parque

Grupo de teatro musical infantil Lekolé dá início à maratona de atividades culturais na Biblioteca Parque neste sábado (29). Foto: Divulgação

Uma série de atividades culturais gratuitas e para todos os públicos tomam conta da programação da Biblioteca Parque neste sábado (29). A partir das 10h, na Praça da República, o grupo de teatro musical infantil Lekolé se apresentará levando às crianças arte, fantasia e atividades interativas.

Às 11h, subirão ao palco Guga Gallo e Luciana Almeida para a contação de história “Encantos do Folclore Brasileiro”, celebrando personagens míticos, através de músicas e suas histórias, de forma lúdica e educativa.

Além das atividades do palco externo, o jardim da Biblioteca e a Sala Infantil também receberão atividades para as crianças e suas famílias.

Na sala infantil, às 10h15, a companhia de teatro Ciência Encenada apresenta o projeto Cada Cientista, Uma história que narra histórias de mulheres brasileiras na ciência. Nesta edição, a contadora de histórias Cookie juntamente com a atriz Esther Marins, vão narrar a história da física brasileira Sônia Guimarães, que marcou seu tempo sendo a primeira doutora negra em Física do Brasil.

No jardim, às 10h30, Desiree Brito ministrará a oficina de estampas Adinkras, símbolos que representam valores e filosofias, originários do povo Ashanti, apresentando seus significados.

Lançamento de livro

No mês em que a Biblioteca Parque completa 90 anos, o selo editorial da cidade, Niterói Livros, apresenta, em celebração, grandes momentos da história da instituição, convidando os protagonistas dessas histórias para relembrá-los. Nesta edição, às 10h30, os convidados recordarão o lançamento do livro de Beatriz Chacon, que levou mais de 700 pessoas às escadarias da Biblioteca.

A literatura terá destaque no debate “Carolina(s): Um Mundo de Papéis“, com os convidados Ionara Oliveira e Elbert Agostinho, em um diálogo sobre a escritora Carolina Maria de Jesus e sua obra, aprofundando os conhecimentos sobre a autora de Quarto de Despejo para o público, no mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher e o aniversário de nascimento de Carolina.

Contação de história para adultos

Às 11h, Angela Moreira apresentará a contação de história para adultos da obra “Mulheres Que Correm com os Lobos“, da autora Clarissa Pinkola Estés, cuja temática aborda os arquétipos femininos por intermédio de contos e mitos.

Oficinas

Também às 11h, a arte do origami será apresentada de forma prática e educativa com os professores Marcio Origamus e Emilson Nunes, que darão a oportunidade de os participantes a aprenderem e criarem figuras de papel, desenvolvendo habilidades manuais e estimulando a criatividade

Música

Encerrando a programação, às 13h30, o músico e produtor cultural Henrique Vianna apresentará show de voz e violão, com obras dos compositores e intérpretes brasileiros, celebrando o melhor da MPB.

Por que recomendamos?

Além de seu vasto acervo de livros, a Biblioteca Parque de Niterói vira um laboratório de manifestações artísticas, com contação de histórias, oficinas artísticas, atividades infantis e apresentação musical em um único dia. Dá para se programar para ficar o dia inteiro imerso em atividades ou assistir recortes de cenas que interessam.

É um programa eclético e democrática, gratuito, que dá para ir em família, com amigos, filhos ou em casal.

Confira a programação completa:

Sábado, 29 de março

Lekolé

Horário: 10h

Carolinas(s): um mundo de papéis – Com Ionara Oliveira e Elbert Agostinho 

Horário: 10h

Hoje é dia de Ciência e Diversão na Biblioteca Parque Niterói – Cada Cientista, uma História

Horário: 10h15

90 Anos de Histórias da Biblioteca

Horário: 10h30

Oficina de Estampa com Adinkras com Desiree Brito 

Horário: 10h30

Contação de história Encantos do Folclore Brasileiro com Guga Gallo e Luciana Almeida

Horário: 11h

Oficina de Origami com Marcio Origamus e Emilson Nunes

Horário: 11h

Contação de histórias para adultos – Mulheres Que Correm com os Lobos com Angela Moreira

Horário: 11h

MPB Voz e Violão com Henrique Vianna 

Horário: 13h30

Local: Biblioteca Parque de Niterói

Endereço: Praça da República, s/n, Centro, Niterói

Entrada gratuita

Música na Ilha da Boa Viagem

O Duo Carlos Chaves e Diogo Sili, formado por cavaquinho e violão de 7 cordas, apresentará gêneros do repertório popular na Ilha da Boa Viagem. Foto: Divulgação

A Ilha da Boa Viagem recebe neste fim de semana uma apresentação de choro e samba e uma atividade voltada para a criançada de contação de histórias.

No sábado (29), às 11h, o Duo Carlos Chaves e Diogo Sili, formado por cavaquinho e violão de 7 cordas, apresentará um repertório que mistura gêneros do repertório popular, passando por choros, sambas, maxixes, além de composições autorais.

Já o domingo (30) será dedicado às crianças, com a apresentação da história “Amores de Dona Baratinha”, com a atriz, cantora e pedagoga Luísa Linhares, às 11h.

Na história, Dona Baratinha é uma moça muito alegre e trabalhadora que passa os dias em busca de moedinhas para guardar em sua caixinha, com o objetivo de realizar seu grande sonho: se casar.

As atividades são gratuitas e com classificação indicativa livre para todos os públicos. Confira a agenda deste final de semana:

Sábado, 29 de março de 2025

Duo Carlos Chaves e Diogo Sili

Horário: 11h

Domingo, 30 de março de 2025

Amores de Dona Baratinha com Luísa Linhares

Horário: 11h

Ilha da Boa Viagem

Praia da Boa Viagem, s/nº – Boa Viagem

Classificação Livre

Entrada Gratuita

COMPARTILHE