COMPARTILHE
Os surfistas de ondas grandes estão de plantão à espera do maior “swell” do ano. A janela do Itacoatiara Big Wave termina no dia 30 de setembro, e um ciclone extratropical que se formou no oceano nesse comecinho de primavera anuncia condições favoráveis a partir desta quarta-feira. Mas as ondas “perfeitas” devem chegar no sábado.
Nas redes sociais, a organização do Big Wave tem mantido os big riders atualizados e aumentado a expectativa pela última semana de janela da competição.
“Bombas a caminho do litoral fluminense”, postou o perfil do evento. Em outra publicação, a organização escreveu: “Swell confirmado para os próximos dias”.
Vencedor ganha R$ 50 mil em prêmios
A competição está sendo realizada no formato digital pela primeira vez no Brasil. Seguindo os protocolos sanitários de combate à pandemia, somente os surfistas, cinegrafistas e equipes de apoio que fizeram teste de Covid-19 podem participar do evento. A permanência dos atletas no mar está condicionada ao horário autorizado pelo Município: entre 6h e 10h. Não há público presencial, mas os fãs do esporte podem acompanhar o Itacoatiara Big Wave 2021 pelo Instagram no perfil @itacoatiarabigwave e também no portal Waves (www.waves.com.br).
A competição vai até 30 de setembro. Após o encerramento da janela, o material será julgado por uma comissão de arbitragem profissional, utilizando os critérios adotados pela Liga Mundial para o surf de ondas grandes. O resultado será anunciado até outubro. Ao todo, serão distribuídos R$ 50 mil em prêmios, divididos entre os surfistas e seus cinegrafistas.
COMPARTILHE