24 de fevereiro

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Linha Charitas x Praça XV custará R$ 7,70 e terá mais embarcações

Por Sônia Apolinário
| aseguirniteroi@gmail.com

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Governo do estado anunciou a compra de mais “duas ou três barcas” para atender o aumento de demanda de passageiros devido à redução da tarifa
Consórcio Barcas Rio assume dia 12/02, mantendo a atual grade de horários. Passageiros vão poder embarcar com QR Code da RioCard
A tarifa reduzida entra em vigor no dia 6 de março; por enquanto, não há mudança nos horários. Foto: Divulgação

A linha de barca Charitas x Praça XV terá sua frota aumentada em “duas ou três embarcações” a serem compradas ou arrendadas  pelo governo do estado, segundo informou o secretário estadual de Transportes, Washington Reis.

Isso porque, com a redução da tarifa do catamarã, a expectativa é que o número de passageiros cresça em torno de 50%. Atualmente, a linha transporta cinco mil pessoas, por dia.

Leia mais: Transporte aquaviário do Rio: uma história de 190 anos que começa um novo capítulo

O prefeito Rodrigo Neves celebra a assinatura do convênio. Foto: Prefeitura de Niterói

O convênio que formalizou a redução da tarifa foi assinado nesta quarta-feira (12) entre o prefeito Rodrigo Neves e o secretário Washington Reis, em cerimônia realizada no auditório do Museu de Arte Contemporânea (MAC), na Boa Viagem. A partir do dia 6 de março, a passagem, que atualmente custa R$ 21 em cada trecho, passa para R$ 7,70, mesmo valor pago na linha Araribóia x Praça XV.

Para a execução do convênio, a prefeitura de Niterói vai repassar  até R$ 2 milhões por mês, pelos próximos quatro anos, para o governo estadual.

Antes, porém, terá que pedir o aval da Câmara Municipal. Como informou o próprio Rodrigo Neves, essa despesa não estava prevista no orçamento aprovado no ano passado pela Casa Legislativa. Por conta disso, ele vai encaminhar um Projeto de Lei para solicitar esse crédito extra. O “recado” foi ouvido por vários vereadores presentes ao evento, entre eles, Milton Cal, o presidente da Câmara.

A linha social na estação de Charitas está prevista na Lei n° 8.037 que data de 2018, mas ñunca foi adotada pelo governo do estado.

Menos carros

A expectativa do governo municipal é que a nova tarifa da linha de Charitas atraia, de fato, o niteroiense a usar o serviço – principalmente, os moradores da Região Oceânica. A prefeitura acredita que essa adesão pode tirar cerca de cinco mil veículos das ruas, desafogando, principalmente, a Avenida Roberto Silveira, em Icaraí, aliviando o trânsito na cidade.

A redução da tarifa representa, pelos cálculos da prefeitura, uma economia de 63,33% para o usuário ou cerca de R$ 500, por mês.

– Estamos vivendo um momento histórico. O projeto do túnel Charitas-Cafubá, inaugurado em 2017, foi modificado para sair em frente à estação de catamarã de Charitas, com o objetivo de aumentar a integração e a mobilidade na região. A redução da tarifa permitirá que centenas de moradores que hoje não utilizam o modal, devido ao preço alto, passem a utilizá-lo, melhorando significativamente o tráfego. Além disso, a ampliação e climatização da frota garantirá mais conforto e eficiência no serviço. O próximo passo é a linha 3 do Metrô – afirmou Rodrigo Neves.

Metrô

– Vamos licitar a linha 3 do Metrô para Niterói – afirmou o  secretário estadual de Transportes, Washington Reis, durante o evento – Vamos investir o que for necessário para isso. Não tem porque Niterói ter tanto engarrafamento.

Transição

O consórcio Barcas Rio vai climatizar cinco embarcações que fazem a linha Rio-Niterói que ainda não têm ar refrigerado. Foi o que informou Pierre Orfali, presidente da BK Consultoria, empresa que encabeça o consórcio, que se tornou a partir da 0h desta quarta-feira, o nova operadora do sistema aquaviário do estado do Rio.

– Fizemos uma transição em 30 dias e hoje, no começo da operação, não tivemos intercorrências, o que representou um alívio para todos nós – afirmou ele.

Segundo Orfali, os próximos 90 dias ainda terão um caráter de transição. Nesse período, além da climatização das embarcações, o consórcio vai avaliar, de fato, o funcionamento e as demandas do público. Nesta mesma quarta-feira, o consórcio já recebeu um grupo de moradores de Paquetá.

Os cerca de 800 funcionários da antiga operadora, a CCR Barcas seguem no trabalho, agora, sob o comando do consórcio que já mantém uma equipe no prédio da Praça XV, onde funciona o QG do transporte aquaviário do Rio.

No evento da assinatura do convênio entre a prefeitura e o governo do estado, o cerimonial “esqueceu” da presença do empresário. As primeiras autoridades já faziam o uso do microfone quando Orfali se colocou ao lado o palco onde estavam o prefeito, o secretário e parlamentares. Ele ainda ouviu umas falas em pé até que foi chamado a ocupar um assento e apresentado.

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