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Tarifa social do catamarã de Charitas entra em vigor em março

Por Redação
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Caberá à prefeitura de Niterói cobrir os custos da redução do preço. A secretaria estadual de Transportes quer receber, por mês, R$ 2 milhões
Consórcio Barcas Rio assume dia 12/02, mantendo a atual grade de horários. Passageiros vão poder embarcar com QR Code da RioCard
Nesta quarta-feira (12), prefeitura e secretaria estadual de transporte assinam convênio para selar a redução do valor da tarifa da atual linha seletiva das barcas. Foto: Divulgação

A tarifa social do catamarã de Charitas vai entrar em vigor no dia 6 de março. A informação foi dada pelo secretário estadual de Transporte e Mobilidade Urbana, Washington Reis, para a BandNews FM. Isso significa que, a partir dessa data, a passagem da linha Charitas-Praça XV passa de R$ 21 para R$ 7,70.

Leia mais: Governo federal destina R$ 800 milhões para investimentos em Niterói

O consórcio Barcas Rio será o novo operador das barcas.

 

Caberá à prefeitura de Niterói cobrir os custos dessa redução do preço. A secretaria pleiteava receber, por mês, R$ 2 milhões, enquanto a prefeitura pretendia desembolsar, no máximo, R$ 1,3 milhão. Por conta desse impasse é que a redução não vai entrar em vigor nesta quarta-feira (12), quando o governo municipal e a secretaria estadual assinam um convênio para selar a redução do valor da tarifa da atual linha seletiva das barcas. A cerimônia será realizada no Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói, na Boa Viagem, às 17h. A data também marca o início da operação do transporte aquaviário do Rio sob a responsabilidade da nova empresa operadora, a BK Consultoria, no lugar da CCR Barcas.

 

Aumento de passageiros

A implantação da tarifa social na linha Charitas-Praça XV das barcas vai gerar um aumento de 150% no movimento de passageiros. Somente para atender essa demanda, serão necessárias a utilização de quatro embarcações com capacidade de 500 lugares, cada. O aumento do fluxo de pessoas e de tráfego vai exigir investimentos na estrutura da estação e em pontos de atracação.

Essas informações constam do Termo de Referência do edital de licitação para contratação de empresa especializada para a prestação dos serviços do transporte aquaviário no estado do Rio. A licitação foi vencida pelo o consórcio Barcas Rio, encabeçado pela empresa paulista BK consultoria.

Estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro que consta do edital estimou que a implantação da tarifa social na linha Charitas-Praça XV, das barcas, vai gerar uma demanda de cinco mil passageiros, no primeiro ano de operação.

Para a linha social Charitas-Praça XV, o estudo sugere viagens somente nos dias úteis, com intervalos de 20 minutos, nos seguintes horários para saídas de Niterói: das 06h30 às 10h30 e das 17h10 às 20h10. Já as saídas do Rio seriam, das 07h às 10h e das 16h10 às 20h10.

Atualmente, a linha Charitas-Praça XV opera somente nos dias úteis no sentido Charitas-Praça XV, com intervalo entre as partidas de 20 minutos entre 06h30 às 10h30 e das 16h10 às 20h10. No sentido Praça XV-Charitas, os intervalos iniciam 30 minutos mais tarde e terminam 30 minutos mais cedo, das 07h às 10h, e no período da tarde começam 60 minutos mais cedo, das 16h10 às 20h10.

“A partir da grade horária sugerida, a UFRJ estima a necessidade de quatro embarcações com capacidade de 500 lugares, sendo três embarcações operacionais e uma embarcação reserva. Atualmente, na linha Seletiva, são utilizadas quatro embarcações: três com capacidade de 235 lugares; e uma com capacidade de 500 lugares. Ou seja, a viabilidade da linha Social requer adequar a oferta de lugares, o que implica em duas alternativas: comprar novas embarcações ou afretar embarcações no mercado”, diz trecho do Termo de Referência do edital.

O documento informa que a UFRJ recomenda adotar apenas um tipo de operação, ou social, ou seletiva, “sob a justificativa da necessidade de investimentos na estrutura da estação, além dos pontos de atracação (píeres e flutuantes)”.

Essa operação híbrida está sendo proposta no edital como forma de obedecer a Lei Estadual nº 8.037, aprovada em 2018, que  determina a oferta de viagens com tarifas sociais na linha Charitas-Praça XV. Essa linha foi criada para ser uma espécie de “frescão” das barcas (por isso é chamada de seletiva). Até o momento, a lei nunca foi cumprida.

 

 

 

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