12 de março

Niterói por niterói

Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Publicado

Após reforma para manutenção, Biblioteca Parque de Niterói reabre com programação intensa

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Espaço, que completa 90 anos em 2025, conta com acervo de mais de 60 mil itens
biblioteca 3
A Biblioteca funciona de terça a sábado. Foto: Divulgação Prefeitura/ Luciana Carneiro
A Biblioteca Parque de Niterói, localizada na Praça da República, no Centro, reabriu neste sábado (8), conforme anunciado no A Seguir, depois de um período de manutenção. O espaço reabriu com uma programação cultural e literária voltada para todas as idades. As atrações incluem shows, contação de histórias, palhaçaria, RPG, quadrinhos, entre outros.
Gerida pela Fundação de Artes de Niterói (FAN), a Biblioteca Parque funciona de terça a sábado e conta com um acervo de mais de 60 mil itens, como livros, jornais, revistas, enciclopédias, biografias, DVDs, músicas digitalizadas e obras em braille.
A reabertura da biblioteca faz parte do plano de ação de 100 dias do prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.
– É uma alegria estar aqui para devolver a Biblioteca Estadual de Niterói, a Biblioteca Parque, para a cidade. Esse é um espaço histórico que já abrigou o Centro Político Administrativo do Poder Estadual, há 50 anos, quando Niterói era a capital do Rio de Janeiro, tendo ao lado a sede do Poder Judiciário, a sede do Tribunal de Justiça do antigo estado e a sede da Assembleia Legislativa. Esse ano, ela completa 90 anos e guarda muita história. Estamos muito felizes em inaugurar esse equipamento que faz parte da transformação do Centro – destacou o prefeito.
Foto: Divulgação Prefeitura/ Luciana Carneiro
A presidente da FAN, Micaela Costa, comemorou a reabertura do local.
– Estamos em festa hoje com a reabertura desse espaço, mas a biblioteca vai se manter viva por todos os dias do ano. Em 2025, esse prédio completa 90 anos e uma boa forma da gente comemorar é trazendo o povo de Niterói pra dentro desse espaço com muita cultura, arte e literatura – reforçou Micaela Costa, presidente da FAN.
Rachel Scalon cresceu frequentando a biblioteca e tem uma relação afetiva com o espaço.
– Minha mãe trabalhou a vida toda como bibliotecária. Apesar de não ser nesta, ela vinha muito aqui. Minha infância foi com ela vindo para pegar livro. Ela já faleceu e agora poder trazer meu filho de 2 anos nessa reabertura, com um evento cheio de intervenções culturais tão importantes, é muito emocionante – contou.
A reabertura reuniu os deputados estaduais Verônica Lima e Vitor Júnior, além de secretários, representantes de órgãos municipais e vereadores.
A Biblioteca Parque funciona de terça a sexta, das 10h às 17h. Aos sábados o encerramento é às 15h.

COMPARTILHE