5 de fevereiro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

A geometria oculta da natureza é tema de exposição no Museu do Ingá

Por Livia Figueiredo
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Exposição de Paulo Symões reúne técnicas de diversas fases de sua carreira de mais de 60 anos, como óleo sobre tela e trabalhos em gravura
paulo symões
“Porão”, de Paulo Symões, está na mostra “A geometria secreta da natureza”. Foto: Reprodução/Internet

Folhas, troncos e frutos são alguns destaques da mostra que mistura composições com contrastes de cores e texturas elaboradas com o uso de tinta acrílica. A técnica é desenvolvida por conta própria do artista plástico Paulo Symões e o resultado desse trabalho estará exposto em 50 telas e pode ser visto e contemplado na exposição “A geometria secreta da natureza”.

Leia mais: Prefeitura anuncia que nenhuma criança ficará sem vaga na escola pública em Niterói

Com entrada franca,  a mostra entra em cartaz no Museu do Ingá, em Niterói, a partir deste sábado, 1º de fevereiro, até o dia 30 de março.

Durante o período da exposição, o artista conduzirá visitas guiadas para alunos de escolas públicas e para o público em geral.

“Luas sobre o mar”, do artista Paulo Symões. Foto: Reprodução

De óleo sobre tela à gravura

Paulo Symões iniciou a carreira artística com a técnica óleo sobre tela e, posteriormente, migrou para tinta acrílica.

A exposição apresenta um um panorama de sua obra, exibindo trabalhos de diferentes épocas, inclusive da primeira fase.

Em 1998, o artista aprimorou seu ofício e passou a desenvolver também trabalhos em gravura, tendo como suporte diferentes técnicas.

Inspirações

O processo criativo de Symões, de 85 anos, começa já no seu habitat natural: sua casa. Em meio à natureza, presente onde morava desde o nascimento, em Minas Gerais, ele encontra inspiração para pintar.

Desde 1965, o artista reside no Rio e ainda cultiva a mesma rotina de trabalho. Ele fotografa a flora e a retrata nas telas com o olhar que desenvolveu sobre ela, pintando formas que não são notadas à primeira vista.

Autodidata, Symões aprendeu a pintar sozinho. Não realizou nenhum curso, recorrendo apenas ao que vivia no dia a dia e se apoiando na sua observação sobre as coisas e na observação de diversos livros que colecionou ao longo da vida.

Também soube capturar muito do que via e aprendia nas suas visitas a galerias e acompanhando o mercado da arte por publicações especializadas.

Paulo trabalhou ainda paralelamente como jornalista profissional e artista gráfico, tendo contribuído para redações de imprensa, estúdios de arte e agência de publicidade.

Serviço:

Data: De 01/02 a 30/03

Visitação: De quarta a domingo, das 12h às 17h

Local: Museu do Ingá

Endereço: Rua Presidente Pedreira 78, Ingá- Niterói

 

COMPARTILHE