COMPARTILHE
Após o baixo desempenho de Niterói na área da Educação, o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, anunciou o início do programa Quarta Presente na Escola, que será implantado a partir do dia 12 de fevereiro. O objetivo é evitar que os estudantes sejam dispensados mais cedo neste dia, reservado ao planejamento dos professores. Para isso, serão oferecidas atividades pedagógicas, esportivas e culturais complementares para os alunos, garantindo a permanência na escola no horário regular. As atividades serão conduzidas por professores e”oficineiros”.
A prefeitura explicou que “o planejamento dos profissionais de Educação já acontece na Rede Municipal, sempre às quartas-feiras, das 10h às 12h e das 16h às 18h. Por esse motivo, as crianças e estudantes eram dispensados mais cedo. Outros profissionais serão contratados para desenvolver atividades complementares nestes horários. Serão realizadas atividades de reforço escolar de matemática e letramento, com professores que atuam no programa P.A.L.A.V.R.A. (parceria com a UFF), e de esporte e cultura, com oficineiros para desenvolver atividades voltadas para essas temáticas. O Programa Quarta Presente na Escola é uma parceria das secretarias municipais de Educação; Esporte e Lazer; Economia Criativa e Ações Estratégicas; Culturas e Fundação de Arte de Niterói (FAN).”
Leia mais: Bares e restaurantes reclamam que shows na Praia de São Francisco provocam caos no bairro
A iniciativa começará pelos alunos do 9º ano, que abrange 1.050 estudantes. Em março, será a vez dos alunos do 5º ano. O total é de 3.304 crianças impactadas. Segundo a Prefeitura, o plano para o segundo semestre é que o programa seja ampliado para toda a Rede Municipal de Educação.
– Esta foi uma das principais promessas de nossa campanha. Há 25 anos, as nossas crianças saem mais cedo às quartas-feiras, o que representa um enorme prejuízo para o aprendizado e um transtorno para as famílias. Muitas vezes, os pais não têm como sair no meio do expediente de trabalho para buscar as crianças, e algumas sequer vão à escola na quarta-feira por esse motivo. Vamos corrigir esse problema e oferecer atividades pedagógicas, culturais e esportivas para as nossas crianças – afirmou o prefeito.
O anúncio foi feito durante uma visita à Escola Municipal Francisco Portugal Neves, em Piratininga, com a presença do secretário municipal de Educação, Bira Marques, e da presidente da Fundação Municipal de Educação, Andrea Bello.
A primeira fase do programa será implementada em 12 escolas da Rede Municipal de Educação, com estudantes do 9º ano que irão participar de atividades de reforço escolar, oficinas artísticas, esportivas e outras, enquanto os professores estarão em horário de planejamento (das 10h às 12h e das 15h às 17h).
O projeto conta com parcerias das secretarias de Cultura, Fundação de Arte de Niterói (FAN), Secretaria de Projetos Estratégicos e Ações Estratégicas, e a Secretaria de Esporte e Lazer.
O programa será estruturado em quatro eixos principais: Letramento, Matemática, Arte e Cultura, e Esporte e Movimento. As aulas serão ministradas por “oficineiros” e professores especializados. A ideia é contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes.
O secretário de Educação, Bira Marques, destacou a importância do programa para a continuidade do aprendizado e para garantir a segurança dos alunos enquanto seus pais trabalham:
– A implementação do programa responde à necessidade de garantir a permanência do estudante na escola durante todo o horário escolar, sem interrupções ou prejuízo ao seu aprendizado. Os responsáveis poderão ficar mais tranquilos agora, sabendo que seus filhos estarão na escola, seguros e aprendendo.
Após essa primeira etapa, o programa será ampliado gradualmente, atendendo o 5º ano em março e, no segundo semestre, alcançando toda a Rede Municipal, composta por 98 escolas e quase 30 mil alunos.
O Quarta Presente na Escola também integra o programa Cidade Educadora, buscando fortalecer a relação entre a escola e a comunidade, estimulando o senso de pertencimento à cidade. A iniciativa enfrenta desafios como a evasão escolar e as desigualdades educacionais, reafirmando o papel da escola como um espaço de aprendizado, inclusão e desenvolvimento.
COMPARTILHE