5 de janeiro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Réveillon em Niterói: prefeitura prevê 300 mil pessoas em Icaraí

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Queima de fogos em Icaraí vai durar 15 minutos; mas haverá fogos em Itaipu, Santa Rosa, Fonseca e no Caramujo. Confira a programação.
palco icaraí capa
Tudo a postos: Palco já está montado na praia de Icaraí para receber Capital Inicial e Viradouro. Foto: Divulgação/ Prefeitura

Com o Réveillon já batendo na porta, Niterói acerta seus últimos detalhes para a virada do ano. Além dos shows, o espetáculo pirotécnico na Praia de Icaraí contará com 15 minutos de fogos, que começará com formas de coração para desejar muito amor no ano de 2025. Segundo a Prefeitura, estão previstas 300.000 pessoas em Icaraí.

Leia mais:

O grande show da noite será comandado pela banda Capital Inicial, mas também estão programados shows da atual campeã do Carnaval, a Viradouro, do Detonautas, entre outros. O tema da festa será “Felicidade é Viver Aqui”.

Fogos

O espetáculo de fogos contará ainda com formatos como flores, estrelas prateadas e um verdadeiro balé de candelas romanas, para dar boas-vindas ao novo ciclo.

Nesta segunda-feira (30), o prefeito Axel Grael foi conferir de perto os últimos detalhes na montagem do palco na Praia de Icaraí e a preparação das balsas que serão ancoradas a 500 metros da faixa de areia. Serão duas toneladas de fogos. O show de fogos na Praia de Icaraí será oferecido pela concessionária Águas de Niterói.

Prefeito em vistoria do palco de Icaraí na tarde desta segunda-feira (30). Foto: Divulgação/ Prefeitura

Em Icaraí, onde se espera o maior público da cidade – cerca de 300 mil pessoas – a fiscalização foi acompanhada pelo presidente da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), André Bento, e pelo subsecretário de Defesa Civil, Eric de Oliveira, que estiveram presentes junto com representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-RJ) e técnicos de segurança do trabalho durante todo o processo de montagem das estruturas.

– Fizemos duas importantes vistorias hoje, na Praia de Icaraí, e no estaleiro que está preparando as balsas para os shows de fogos. Serão cerca de duas mil pessoas mobilizadas e trabalhando para que tudo ocorra da melhor maneira – afirmou o prefeito Axel Grael.

Operação

O Réveillon vai mobilizar cerca de 2 mil pessoas, incluindo guardas municipais, agentes de trânsito, médicos, enfermeiros, equipe de montagem do palco, produção dos shows, garis, entre outros profissionais. O planejamento foi feito com a participação dos órgãos da Prefeitura, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

O presidente da Neltur, André Bento, detalhou os preparativos. Ao longo da extensão da praia, haverá 11 torres da Polícia Militar para maior segurança, pontos de hidratação e postos de atendimento de emergência.

A queima de fogos em Santa Rosa, Vila Ipiranga e Caramujo, todos fogos de baixo estampido, respeitarão a sensibilidade das crianças do espectro autista, dos idosos, dos animais, e a gente orienta a todos que cuidem não só de você, mas também do próximo.

As famílias que tiverem crianças menores devem identificá-las lá em frente à Praça General Getúlio Vargas, onde estará a Guarda Municipal, juntamente com policiais.

Palco Icaraí

O palco que está sendo montado na Praia de Icaraí terá uma programação cultural variada, com início às 18h, com show de Lara Zuzarte, seguido de João Gabriel, para os amantes do sertanejo. Às 21h30, a banda Detonautas sobe ao palco com músicas em comemoração aos 20 anos do lançamento de seu primeiro álbum.

Na sequência, a escola de Niterói e tricampeã do carnaval, Unidos da Viradouro, vai animar o público. O show principal acontece logo após a queima de fogos, com a banda Capital Inicial para o encerramento da festa.

A Prefeitura de Niterói preparou um espetáculo de cerca de 15 minutos com fogos de baixo estampido, que vai oferecer um show bonito de luzes, formas e cores, mas também respeitar a diversidade de pessoas e animais que possuem algum tipo de sensibilidade a sons. Além de Icaraí, haverá queima de fogos em Itaipu e nos bairros de Santa Rosa, Fonseca (Vila Ipiranga) e Caramujo.

Vistorias das balsas

As embarcações estão sendo equipadas no estaleiro Dialcar Serviços Marítimos, na Ilha da Conceição. Arthur Vicente, da empresa Domberg, é um dos responsáveis pelo serviço e adiantou o que vem por aí.

– Será um espetáculo lindo e teremos novidades. Já vamos iniciar com corações para mexer com a emoção do público. Essa é uma tecnologia italiana que trouxemos para o Brasil e tem uma melhor qualidade na definição das imagens, além de aumentar a segurança – contou Arthur.

Os fogos de artifício

Os fogos serão detonados de cinco balsas paradas no mar, ancoradas a 500 metros da faixa de areia, e cada uma terá a bordo dois técnicos para qualquer eventualidade. Na Praia de Itaipu, também haverá queima de fogos com artefatos detonados de uma balsa, parada no mar, depois da arrebentação.

A Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia fará, continuamente, um monitoramento das previsões meteorológicas nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro.

Segurança

O Centro Integrado de Segurança Pública de Niterói estará com um posto móvel na Praça Getúlio Vargas, em frente ao antigo Cine Icaraí. A atuação do 12º Batalhão de Polícia Militar será realizada junto ao Posto do CISP.

A Polícia Militar vai atuar em toda a extensão das praias de Icaraí e de Itaipu, com efetivo reforçado para ambos os locais. A Secretaria de Ordem Pública vai atuar com 200 agentes no dia 31, em Icaraí, na fiscalização e coibindo a utilização de garrafas de vidro na praia.

A Polícia Militar atuará com 300 agentes e 60 viaturas, com foco em Icaraí, Itaipu e Piratininga. Em Icaraí, a PM usará 11 torres de observação instaladas na areia da praia para monitoramento da multidão. Outras duas torres serão exclusivas para salva-vidas. A polícia também utilizará motos aquáticas e quadriciclos.

No percurso da Praia de Icaraí, serão instalados 3 Postos Médicos. Ao longo da via, haverá 3 postos de hidratação com distribuição de água na altura da Otávio Carneiro, na Praça Getúlio Vargas e um no meio da praia.

As equipes médicas terão oito ambulâncias para casos de emergência, sendo duas UTIs móveis. Ao todo, serão disponibilizados mais de mil banheiros químicos para o público, distribuídos em diversos pontos da orla. A estrutura também contará com áreas para pessoas com deficiência e outra para a terceira idade.

O Corpo de Bombeiros vai atuar com um posto fixo montado próximo ao palco para qualquer emergência e estará de serviço também com guarda-vidas de prontidão na areia da Praia de Icaraí, além de atuar em eventuais situações de prevenção de incêndios.

As famílias que forem aproveitar o evento na praia contarão com pulseiras de identificação para suas crianças, que serão disponibilizadas em um posto móvel no calçadão, em frente à Praça Getúlio Vargas. O objetivo é facilitar a localização dos responsáveis pelas crianças caso se percam. O Conselho Tutelar terá plantonistas junto ao CISP Móvel, realizando abordagens durante todo o evento.

A Neltur faz um apelo ao público para não levar quaisquer tipos de instrumentos cortantes e bebidas como garrafas de vidro, para evitar acidentes na orla de Icaraí e de Itaipu, onde estarão concentradas a maior parte das pessoas para assistir aos shows e à queima de fogos. Também é proibido o uso de churrasqueiras na orla.

Esquema de Trânsito

A NitTrans preparou uma Operação Especial de trânsito para o Réveillon de Niterói, que acontecerá na Praia de Icaraí, no Ingá e na Praia de Itaipu. Haverá interdições e proibições de estacionamento nesses três bairros. As ações contarão com a atuação de 90 agentes e operadores de trânsito em pontos estratégicos. Serão utilizadas oito viaturas de serviço e quatro caminhões-reboque destinados à desobstrução das vias.

Icaraí

Na terça-feira, 31, a Praia de Icaraí será totalmente interditada ao trânsito entre a Rua Álvares de Azevedo e a Rua Mariz e Barros, a partir das 18h. A Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres volta a ficar liberada ao trânsito na quarta-feira, dia 1º, às 13h.

Outros dois trechos no entorno da Praia de Icaraí serão fechados cedo e reabertos logo após o ponto alto da festa, e serão novamente interditados pela manhã: a Praia João Caetano, entre a Rua Dr. Paulo Alves e a Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres, e a Rua Miguel de Frias, entre a Gavião Peixoto e a Praia de Icaraí, que estarão fechadas entre 17h do dia 31 e 1h do dia 1º, e depois das 6h às 11h do dia 1º.

As vias transversais à Praia de Icaraí serão interditadas entre a Avenida Alberto Francisco Torres e a Rua Ator Paulo Gustavo, das 17h do dia 31 às 13h do dia 1º. São elas: Rua General Pereira da Silva, Rua Lopes Trovão, Rua Presidente Backer, Rua Otávio Carneiro, Rua Oswaldo Cruz, Rua Belizário Augusto. As ruas Lopes Trovão e Pereira da Silva serão utilizadas como rota de emergência para ambulâncias.

O estacionamento será proibido a partir das 22h de segunda-feira, dia 30, até as 13h do dia 1º de janeiro, nos seguintes trechos: Praia de Icaraí, no sentido Ingá, entre a Rua Álvares de Azevedo e a Rua Comendador Queiroz; Rua Miguel de Frias, entre a Rua Gavião Peixoto e a Praça Getúlio Vargas (lado direito); Rua Ator Paulo Gustavo (ambos os lados), entre a Rua Miguel de Frias e a Rua Comendador Queiroz; Rua Comendador Queiroz (ambos os lados), entre a Rua Ator Paulo Gustavo e a Praia de Icaraí.

Nas ruas Álvares de Azevedo, Lopes Trovão e Mariz e Barros, será proibido estacionar entre as 22h de segunda-feira, dia 30, até as 13h do dia 1º, em ambos os lados, entre a Praia de Icaraí e a Avenida Roberto Silveira.

Ônibus

As linhas de ônibus que trafegam pela Rua Gavião Peixoto ficarão estacionadas na própria via, no trecho entre a Rua Miguel de Frias e Rua Mariz e Barros, a partir das 23h do dia 31, para facilitar a saída do público participante do evento. Já os ônibus da Empresa Ingá poderão estacionar na Rua Miguel de Frias, na altura da Rua Gavião Peixoto, aguardando o embarque dos passageiros, a partir das 23h15 do dia 31.

Reversível

A operação de faixa reversível na Avenida Roberto Silveira será montada das 17h do dia 31 às 11h do dia 1º, com duas faixas de veículos seguindo no sentido São Francisco, nos mesmos moldes da operação realizada cotidianamente em dias úteis, podendo ser reduzida para uma faixa conforme o fluxo de veículos.

São Francisco

Será proibido o estacionamento na Orla da Praia de São Francisco das 12h de segunda-feira, dia 30, até às 8h de quarta-feira, dia 1º.

Itaipu

Na Praia de Itaipu, será proibida a circulação de carros a partir do dia 31. Haverá proibição de estacionamento, em ambos os lados, ao longo da Estrada Francisco da Cruz Nunes, trecho compreendido entre a Travessa L (81ª DP) e a Praça Viçoso Jardim, das 22h do dia 30 às 5h do dia 1º. Também será proibido estacionar em ambos os lados da Travessa B e na Rua da Amizade, no trecho compreendido entre as Travessas B e L, das 22h do dia 30 às 5h do dia 1º.

Haverá alteração do ponto final das linhas de ônibus do bairro, que ficarão posicionados na Estrada Francisco da Cruz Nunes, trecho compreendido entre a Travessa L (81ª DP) e a Rua Mauro Monteiro, das 17h do dia 31 às 3h do dia 1º.

Postos Médicos

O atendimento médico será feito pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Niterói e pela LEF Serviços Médicos Ltda. Na Praia de Icaraí, serão montados 3 Postos Médicos, contando com 120 maqueiros, 80 macas, 12 ambulâncias tipo UTI móvel, além dos médicos e enfermeiros.

Limpeza

A Companhia de Limpeza de Niterói (CLIN) preparou um esquema especial de limpeza das vias públicas e praias para o Réveillon. A operação será iniciada às 6h da manhã, e a previsão é entregar as vias limpas até as 10h do dia 1º de janeiro. Serão cerca de 600 garis distribuídos em pontos estratégicos da cidade, realizando o serviço de limpeza de areias e calçadões.

Para auxiliar o trabalho manual, a CLIN disponibilizará equipamentos específicos, como caminhões basculantes, compactadores, retroescavadeiras, tratores de areia (tatuí), varredeiras e pipas.

Durante a festividade, a CLIN disponibilizará diversos contêineres, além das papeleiras já existentes nos locais. A colaboração da população é fundamental, principalmente no descarte de objetos cortantes, como garrafas quebradas, que podem causar acidentes durante a festa e a limpeza.

No dia 31/12, a coleta domiciliar dos bairros que ocorre no período da noite será antecipada para às 14h. No dia 1º de janeiro, a coleta domiciliar não sofrerá alterações.

Serviço:

Shows na Praia de Icaraí

18h: Lara Zuzarte
19h40: João Gabriel
21h30: Detonautas
23h20: Viradouro

COMPARTILHE