COMPARTILHE
Na próxima gestão municipal, Bira Marques seguirá como secretário de Educação. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (23) pelo prefeito eleito Rodrigo Neves. Ele anunciou outros oito nomes do seu futuro governo.
Leia mais: Mais dois vereadores reeleitos farão parte do novo governo de Niterói
Educação
Dito e repetido pelo próprio Rodrigo Neves, as prioridades da sua nova gestão serão saúde e educação. Atual titular da secretaria de Educação, Bira Marques foi mantido no cargo. Segundo Neves, ele deu um “dinamismo novo” à pasta.
Como exemplo disso citou: aumento de 20% “para praticamente 100%” a climatização das escolas; inauguração de cinco unidades, além de “um grande complexo educacional e de esportes”.
– Agora, ele vai consolidar sua gestão. O objetivo é transformar Niterói em uma referência de escola pública municipal no Brasil – disse Neves que destacou “a lealdade do Bira ao projeto político” que vem liderando ao longo dos últimos anos.
Segundo o prefeito eleito, o secretário de Educação terá como missão, estruturar o Quarta Presente na Escola, “que é um projeto já prioritário dos 100 primeiros dias”, previsto para começar logo depois do Carnaval, que este ano, será em março.
– Meu compromisso ao longo do próximo mandato é melhorar os indicadores e não podemos mais admitir que nas quartas-feiras as crianças saiam fora do turno previsto da escola – afirmou.
Bira Marques informou que dará continuidade ao programa P.A.L.A.V.R.A., firmado em parceria com a UFF e que terá foco na alfabetização em tempo escolar previsto, como forma de garantir melhor ciclo educacional às crianças.
– A gente ficou um ano e meio arrumando a casa e organizamos em boa medida a infraestrutura da educação pública de Niterói, mas agora temos que olhar para os novos desafios. Vamos melhorar os indicadores da nossa cidade e consolidar o Centro de Formação no Barreto, com o Centro de Treinamento de Niterói Jogando em Rede, porque a gente tem os jogos escolares mais consolidados do Brasil e as crianças da escola pública têm agora uma performance e um local para o jogo. Isso também faz parte de um processo de qualidade da educação pública – afirmou.
FME
Bira Marques terá como “parceira” de trabalho a professora concursada Andrea Bello, futura presidente da Fundação Municipal de Educação (FME).
– Andrea tem uma formação muito sólida, além do chão da escola, porque foi professora e profissional da educação. Eu tenho certeza que ela vai conduzir a Fundação de Educação com muita firmeza e adotando as medidas que a gente precisa para uma infraestrutura cada vez melhor e com resultados de excelência. A Andrea vai ter o desafio de melhorar a qualidade da educação, de melhorar a qualidade da gestão da Fundação de Educação e a gestão escolar – disse Neves.
Habitação
A Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária terá como titular Marcele Sardinha de Almeida, enquanto Sérgio Magalhães atuará como “consultor especial” da pasta.
Sobre Marcele, Neves informou que economista, ex-superintendente da Caixa Econômica Federal, tendo liderado programas de desenvolvimento urbano em todo leste fluminense. Já Sérgio é urbanista, ex- secretário de Habitação do Rio, tendo trabalhado com João Sampaio em Niterói.
– Através da pasta da Habitação vamos estruturar uma estratégia que será uma grande revolução urbana positiva em Niterói. O Sérgio será consultor da prefeitura para todo tema relacionado a desenvolvimento urbano. Vamos investir recursos da prefeitura e de um acordo de cooperação com o BID, que fará chegarmos ao final do governo com todas as favelas de Niterói transformadas, com o apoio do programa Arquiteto de Família. Será uma inovação este programa. O arquiteto de Família será transformador para Niterói e inspirador para outras cidades. Os moradores das 80 favelas de Niterói terão apoio da prefeitura para fazer intervenções em suas casas, como reboco, instalações dos banheiros. Queremos chegar ao final desse ciclo com as favelas todas de Niterói transformadas e não se faz isso só com a vontade do prefeito, é preciso ter gente, equipe e liderança. E temos aqui o que tem de melhor para tornar isso realidade – afirmou Neves.
Esporte
Vereador reeleito, Luiz Carlos Gallo voltará para a secretaria de Esporte e Lazer, pasta que comandou de 2017 a 2022.
– A secretaria de Esporte e Lazer é uma das secretarias mais importantes de Niterói, pois a cidade tem grande vocação para o esporte. Estamos construindo a Arena da Concha Acústica para ser inaugurada em 2025. Precisamos ampliar ainda mais os núcleos de esporte nas comunidades, para a Região Oceânica e a região do Largo da Batalha. Temos ainda muitos projetos, como o da Lei de Incentivo e o time Niterói, que o Gallo e eu já definimos como prioritários – afirmou o prefeito eleito.
Assistência Social e Economia Solidária
Elton Teixeira será o titular da secretaria de Assistência Social e Economia Solidária.
– Eu não tenho dúvida que nesse novo ciclo o Elton vai consolidar as conquistas relacionadas à renda básica e à Moeda Arariboia, que é o maior programa municipal de renda básica do mundo, proporcionalmente. Em agosto de 2025, nós vamos ter o encontro mundial da renda básica, de todas as experiências internacionais, aqui em Niterói, para a gente debater sobre isso com o resto do mundo – informou Neves.
Segundo ele, a primeira medida do novo governo será a inclusão de 9.500 famílias na Moeda Arariboia, incluindo idosos mais carentes e beneficiários do BPC. Está previsto para ser feito, no dia 2 de janeiro, a primeira entrega para os novos beneficiados da Moeda Arariboia.
A previsão é que, até 9 de janeiro todos os cartões tenham sido entregues para, no dia 11 de janeiro, “conforme prometido”, seja feito o pagamento do benefício.
Clin
O presidente da Companhia de Limpeza de Niterói (CLIN) será Acílio Borges, atual diretor operacional da empresa.
Neves informou que, a partir de 1º de Janeiro, dará início ao projeto Cidade Limpa, definido por ele como uma “grande força-tarefa para colocar lixeirinhas, capina de sarjetas, limpeza de calçadas e reforço à poda feita pela secretária de Conservação”.
Núcleo de Gestão Estratégica e Escritório de Projetos
Elissa Rasma será a coordenadora do Núcleo de Gestão Estratégica. Ela já atuou como subsecretária de Planejamento na Prefeitura de Niterói. Já a historiadora Katherine Azevedo vai coordenar o Escritório de Gestão de Projetos.
O prefeito eleito explicou que o Escritório Geral de Projetos e o novo Núcleo de Gestão Estratégica (NGE) são duas ferramentas de extrema importância para a gestão e o planejamento do município.
– O Escritório de Projetos vai tratar todos os acordos de cooperação internacional e a captação de investimentos internacionais. O NGE cuida de todo o monitoramento do plano estratégico do Niterói que Queremos. São duas frentes muito importantes, duas ferramentas e duas áreas da administração que criei em 2013, e que vou retomar agora a partir de 2025. Teremos como objetivo fazer acordos de cooperação internacional com o BID, com foco em habitação de interesse social, em melhorias habitacionais, com o projeto Vida Nova no Morro, com foco em prevenção à violência urbana, esse é um tema que a presidência do BID tem priorizado. Vamos buscar esse acordo de cooperação internacional com o BID, como eu fiz no meu primeiro mandato com as obras de infraestrutura no Parque Social do Caramujo e na Região Oceânica. A agência francesa financiou os nossos estudos de VLT e agora nós vamos estar juntos trabalhando firme com o EGP buscando cooperar com a agência francesa para implantar o VLT. Já temos o financiamento – informou.
Segundo ele, com o NGE, o governo terá uma “carteira de projetos estruturantes” após o plano de 100 dias.
COMPARTILHE