O arquiteto e urbanista Renato Barandier será o responsável por fazer Niterói “andar”, literalmente, no próximo governo. Ele foi o escolhido pelo prefeito eleito de Niterói, Rodrigo Neves, para assumir a supersecretaria de Mobilidade, Transporte e Infraestrutura, que será implementada a partir do próximo ano com a fusão de algumas secretarias atuais. Barandier é mestre em engenharia de Transporte pela Coppe-UFRJ.
Barandier tem sido um quadro importante da prefeitura nas últimas gestões. Liderou nos últimos anos projetos de infraestrutura, como o Túnel Charitas-Cafubá, como subsecretário de Urbanismo e, depois como secretário, ele coordenou o Plano Diretor e a Lei de Uso e Ocupação do Solo. A lista de tarefas que terá pela frente é grande, como definiu o novo prefeito, que prepara a equipe para seu terceiro mandato.
-Barandier é um dos melhores quadros técnicos desse novo ciclo iniciado em Niterói e uma das melhores referências em sistemas de transporte, Mobilidade e urbanismo do País e terá desafios que exigem muito foco: tirar do papel o terminal de integração do Caramujo, melhorar a qualidade dos transportes, a Nova Alameda, o projeto do VLT e a melhoria dos sistemas de mobilidade de Niterói e o diálogo com a Região Metropolitana. Para isso, ele vai ser o interlocutor das negociações com o Estado em projetos importantes, como a operação das Barcas e a proposta da Linha 3 do metrô dentro da carteira de projetos prioritários dos jogos Pan-Americanos de 2031, com o Rio e Janeiro. O futuro secretário vai contribuir de maneira decisiva para que Niterói avance cada vez mais! – ressaltou Rodrigo.
– A expectativa é a melhor de todas. Essa agenda do Pan de 2031 traz muitos desafios para a Mobilidade, a defesa da Linha 3 que é histórica não só para Niterói, mas para todo o estado. A população merece muito. Estou muito animado! – destacou Barandier.