22 de dezembro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Rodrigo Neves promete 100 dias de governo “com o pé no acelerador” em Niterói

Por Sônia Apolinário
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Prefeito eleito promete contratar 200 médicos “imediatamente” para melhorar atendimento da Saúde
WhatsApp Image 2024-12-18 at 15.44.47 (1)
Cerimônia presidida pela Justiça eleitoral diplomou prefeito, vice e vereadores eleitos em Niterói. Foto: Sônia Apolinário

“Ao longo dos primeiros 100 dias no novo governo, a cada dia, será feita uma entrega”. Foi o que prometeu o prefeito eleito Rodrigo Neves (PDT), em discurso, na cerimônia da sua diplomação e da Vice-Prefeita eleita, Isabel Swan (PV), realizada nesta quarta-feira (18), no plenário da Câmara Municipal.

– Elaboramos um Plano dos 100 dias e o lema é caneta na mão e pé no acelerador – disse ele.

1oo dias

Neves disse que o recém-criado Programa Niterói Empreendedora vai  “acelerar o desenvolvimento da cidade” nos primeiros momentos do seu terceiro mandato como prefeito de Niterói. Segundo ele, o plano estabelecer um debate na sociedade para atualizar o plano estratégico ‘Niterói que queremos” para 2025.

Talvez ainda como eco da campanha eleitoral, e em resposta às críticas que sofreu dos adversários políticos, anunciou que o primeiro ato do seu terceiro mandato, será entregar o Cartão Arariboia para mães atípicas, idosos carentes e pessoas com deficiência para “garantir renda básica aos que mais precisam”.

Em seu discurso, ele fez questão de se dirigir aos vereadores do PL, de oposição:

– Nós vamos realizar as expectativas positivas com diálogo e clareza de onde queremos chegar. Niterói tem vantagens. É a única cidade da Região Metropolitana que não tem milícia. Vamos preparar a cidade para um novo ciclo.

Rodrigo Neves

Neves reconheceu que Saúde e Educação são áreas que precisam ser melhoradas, na nova gestão. Em rápida entrevista ao A Seguir, após a cerimônia, ele falou o que pretende fazer para isso:

– Nós vamos contratar imediatamente 200 médicos para minimizar os problemas de falta de médicos na atenção básica em Niterói. Isso dentro dos 100 dias. No projeto de mandato vai ser uma referência. A ministra (da Saúde) falou sobre isso.

Pareceu um “uma cobrança” a Niterói, não foi? 

– Não. Nós vinhamos conversando sobre os centros de especialidade e exames que falei na campanha. Foi minha principal proposta junto com a ampliação da Moeda Arariboia. Vamos garantir, ao longo do mandato, que Niterói seja uma referência no atendimento às especialidades e exames. A pessoa vai sair da unidade básica, do médico de família e não vai esperar como espera hoje 3, 4, 5 meses para fazer exame ou consulta com especialista. Vamos começar fazendo centro de especialidade na Região Oceânica e na Zona Norte.

Na Educação, o que vai ter dentro desses 100 dias?

– Vamos ter um plano para colocar em prática , e ao longo de 2025, focando já no Ideb, a prova de agosto de 2025. A gente precisa cuidar disso. Nós precisamos melhorar as posições de Niterói no Ideb. Ao longo do meu mandato, a gente, progressivamente, estava crescendo.

O senhor tem meta para o Ideb?

Nós vamos melhorar nossa posição no Ideb e um dos programas mais importantes vai ser o Quarta Presente na Escola. Não podemos deixar o que tem acontecido, nesses anos, que na quarta-feira, as crianças são dispensadas para o planejamento do professor. Acontece que o filho da população pobre acaba não indo na escola na quarta-feira, porque, como o pai vai buscar às 10h, no meio do expediente de trabalho. Vamos trabalhar a Quarta Presente na Escola, sem prejuízo do planejamento do professor. Vamos incluir atividades de esporte, cultura, reforço escolar par4a que essa criança fique no turno completo na quarta-feira.

A Câmara de Vereadores

Vereadores também foram diplomados

A cerimônia realizada na Câmara Municipal também diplomou os 21 vereadores eleitos. A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo. De acordo com o calendário eleitoral, todos os eleitos devem ser diplomados até 19 de dezembro.

A cerimônia foi conduzida pela Juíza Eleitoral Simone Ramalho Novaes (72ª Zona Eleitoral).

– Eleição representa um marco na democracia. O diploma representa a confiança do eleitor no candidato. Essa confiança é algo é algo a ser honrado diariamente. Um trabalho coletivo em prol do bem comum – disse ela na abertura dos trabalhos.

Foram diplomados os seguintes vereadores eleitos:

Michel Saad Neto (Pode, 2.772 votos)
Fabiano Gonçalves (Rep, 3.478 votos)
Fernanda Louback (PL, 3.503 votos)
Roberto Fernandes Jales (Beto da Pipa, MDB, 3.828 votos)
José Antonio Toro Fernandez (Zaf, União 3.910 votos)
Sylvio Maurício de Freitas (PT, 4.045 votos)
Gabriel Velasco (PSD, 4.258 votos)
Leonardo Giordano (PCdoB, 4.395 votos)
Allan Lyra (PL, 4.413 votos)
Leandro Portugal (MDB, 4.516 votos)
Luiz Carlos Gallo (Cid, 4.612 votos)
Rodrigo Farah (Cid, 4.682 votos)
Benny Briolly (PSOL, 4.801 votos)
Renato Cariello (PDT, 5.444 votos)
Anderson Rodrigues (Pipico, PT, 5.488 votos)
Andrigo de Carvalho (PDT, 5.546 votos)
Milton Carlos da Silva Lopes (Cal, União, 5.861 votos)
Robson Guimarães (Binho, PDT, 5.884 votos)
Daniel Marques (PL, 6.750 votos)
Tulio Mota (Professor Tulio, PSOL, 6.789 votos)
Douglas Gomes (PL, 16.369 votos).

COMPARTILHE