COMPARTILHE
Quem se aproxima da praça do Rádio Amador, até pode achar que a nada aconteceu com a árvore de Natal de São Francisco. Com 50 m de altura, sua estrutura, ainda com alguma decoração, pode ser avistada ao longe. De perto, porém, o quadro é diferente. No final da tarde desta terça-feira (17), já tinham sido removidos os enfeites da parte de cima e alguns painéis. O próximo passo será o desmonte da estrutura metálica.
Leia mais: Árvores de Natal que caíram em Maricá e Niterói foram erguidas pela mesma empresa
O trabalho começou na própria segunda-feira, dia em que a principal atração natalina da cidade sofreu avarias, em função do mau tempo, que provocou fortes chuvas e rajadas de vento que, segundo a prefeitura de Niterói, chegaram a velocidade superior a 80km/h. A ventania também derrubou praticamente todo o “cenário” natalino no local. Somente o carrossel se manteve de pé.
A árvore deste ano foi projetada com base de concreto para garantir segurança e estabilidade. Foi aberto um fosso circular, cavado no piso de pedra sabão da praça, que recebeu uma estrutura de vergalhões e concreto. É nesta base, que se assemelha às fundações de qualquer muro ou uma casa, que foi fixada e erguida a estrutura metálica da árvore de Natal de Niterói.
A medida foi implementada após o incidente ocorrido em 8 de dezembro de 2023, quando a estrutura desabou. Nas últimas edições, a árvore se sustentava sobre sua própria estrutura, com calços precários, até que, no ano passado, não foram suficientes para sustentá-la e ela desabou.
O desmonte fora de época da árvore de Natal foi providenciado pela prefeitura por determinação da Defesa Civil do município, que avaliou haver risco de queda provocado pelas avarias. Para a realização do trabalho, parte do trânsito no bairro foi interrompido, o que provocou congestionamentos.
De dentro dos carros, os niteroienses demonstravam descontentamento não apenas com o trânsito lento, mas também com o fato da cidade ficar sem sua tradicional Árvore de Natal por dois anos consecutivos.
Segundo funcionários da prefeitura que trabalhavam no local, as interdições devem ser mantidas até a noite de quarta-feira para a conclusão do desmonte da árvore de Natal.
O Dia de Reis, celebrado em 6 de janeiro, é uma data tradicional da Igreja Católica. Simboliza a viagem dos Reis Magos para encontrar e homenagear Jesus. A data é tida como o “encerramento” das celebrações natalinas e, portanto, o dia “estabelecido” para o desmonte das árvores de Natal. A da praça do Rádio Amador estava prevista para ficar montada até o dia 20 de janeiro para ser explorada como atração turística da cidade.
COMPARTILHE