4 de dezembro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Niterói quer botar seu nome no Pan Americano de 2031

Por redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Cidade encaminhou candidatura junto com o Rio para sediar os jogos; São Paulo também se apresenta na disputa
LACC8861
O prefeito eleito de Niterói, Rodrigo Neves, apresenta a candidatura de Rio e Niterói como sede do Pan Americano. Foto: Prefeitura/ Sônia Carneiro

Niterói e Rio de Janeiro formalizaram nesta terça-feira (2) ao Comitê Olímpico do Brasil (COB) a carta da candidatura conjunta das cidades para sede dos Jogos Pan-Americanos de 2031. O documento foi entregue no Parque Aquático Maria Lenk, na Zona Oeste do Rio, ao atual presidente do COB, Paulo Wanderley, pelo prefeito eleito de Niterói, Rodrigo Neves, e pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes. Também estavam presentes atletas olímpicos como as ginastas Flávia Saraiva e Jade Barbosa, além de Isabel Swan, vice-prefeita eleita de Niterói e medalhista olímpica na vela.

– Os Jogos Pan-Americanos têm grande complexidade, com diversos eventos acontecendo em áreas urbanas. Rio e Niterói representam o aglomerado urbano da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Vamos desenvolver o projeto da Vila Olímpica para o Pan de 2031 no Porto Maravilha, contribuindo para o desenvolvimento desta região e aproveitando a proximidade com Niterói-, explicou Eduardo Paes.

Os prefeitos do Rio e Niterói, dirigentes do Comitê Olímpico e atletas brasileiros participaram do evento.

Rodrigo Neves, por sua vez, destacou que a candidatura conjunta das duas cidades é uma das mais bem preparadas para ser escolhida pela Panam Sports, entidade responsável pela realização dos Jogos Pan-Americanos. Ele também enfatizou a vocação esportiva de Niterói, representada por talentos como a família Grael, a vice-prefeita eleita Isabel Swan e a triatleta Fernanda Keller.

– Juntamente com o Rio, temos, provavelmente, de 80% a 90% da infraestrutura necessária para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031, além do alinhamento entre as três esferas de governo e as duas cidades. Essa candidatura conjunta também está alinhada à tendência internacional do esporte de realizar eventos de forma compartilhada entre cidades e países, como será a Copa do Mundo de 2026. É uma iniciativa inovadora e mais sustentável, porque reduz os custos dos investimentos necessários -, afirmou Rodrigo Neves.

Além da candidatura Niterói/Rio, a cidade de São Paulo também também se apresentou como candidata a receber o evento esportivo. O COB decidirá em janeiro de 2025 quem representará o Brasil na disputa.

O presidente do COB, Paulo Wanderley, destacou a expertise do Rio na realização de eventos esportivos e a força da parceria com Niterói. Ele afirmou que as candidaturas serão avaliadas internamente pelo COB.

– É uma candidatura bem preparada, que está fazendo tudo de forma correta. Agora, seguimos o processo natural de protocolo da candidatura. Vamos torcer para que o Brasil seja escolhido para sediar este Pan-Americano, e esta é uma candidatura bastante forte -, declarou Paulo Wanderley.

A sede do Pan-2031 será conhecida no meio do próximo ano, durante a Assembleia Geral da Panan Sports, responsável pela realização dos Jogos Pan-Americanos.

COMPARTILHE