29 de novembro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Ônibus elétricos de Niterói chegam à cidade em maio de 2025

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Os ônibus elétricos irão reforçar a atual frota do município e vão operar com a mesma tarifa dos veículos convencionais
WhatsApp Image 2024-11-27 at 18.43.44
Os ônibus elétricos são da marca chinesa Higher. Foto: Prefeitura de Niterói

A empresa TEVX Motors Group, representante da marca chinesa Higher, será a fornecedora dos ônibus elétricos que irão circular em Niterói. Os veículos estão previstos para chegar à cidade até maio de 2025.

A empresa chinesa venceu a licitação da prefeitura aberta para a aquisição de até 50 ônibus elétricos, com uma compra inicial de 30 veículos, financiada pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade por meio da Caixa Econômica Federal.

A prefeitura informou ter feito uma série de testes operacionais com diferentes modelos de ônibus elétricos, avaliando autonomia e parâmetros técnicos, em parceria com os consórcios rodoviários da cidade. O modelo da TEVX Motors Group, testado em novembro passado, “foi amplamente elogiado pela população e aprovado pelas equipes técnicas”.

O secretário municipal de Urbanismo e Mobilidade, Renato Barandier, afirmou que os novos ônibus elétricos não apenas reforçarão a frota existente, “como também atenderão a um desejo antigo dos moradores por um transporte mais sustentável e acessível”.

Segundo ele, os novos coletivos, que têm piso baixo e acessibilidade completa, vão operar com a mesma tarifa dos veículos convencionais e serão entregues em até 180 dias.

Para o prefeito Axel Grael, os ônibus elétricos representam “uma mudança concreta no combate às mudanças climáticas, com impacto direto na redução de emissões e na qualidade de vida da nossa população”:

– Esta é mais uma iniciativa pioneira de Niterói em direção a um futuro mais sustentável. A escolha do modelo foi feita com base em testes rigorosos para garantir eficiência e desempenho adequados às nossas necessidades – afirmou.

COMPARTILHE