COMPARTILHE
O fim de semana será de muito som em Niterói, para todas as tribos. Hip hop, samba, rock, MPB, afrobeat e além de tudo, o espetáculo ABBA Experience, que desembarca na cidade com três sessões quase esgotadas.
Leia mais: Procon orienta consumidor de Niterói a cobrar da ENEL por prejuízos
Para quem curte festival de cinema, também há boas opções. Um dos maiores festivais de cinema francês, o Festival Varilux, segue em cartaz no Cine Arte UFF. Por lá, podem ser vistos filmes que foram exibidos no Festival de Cannes, inclusive aqueles que estrearam nem mesmo estreado em seu país de origem.
A artista Pérola Santos leva para a Galeria de Arte da UFF a exposição “Pérola Santos: Entre a Terra e o Céu“, fruto de reflexões sobre as existências de pensadores, escritores e líderes espirituais. A mostra tem entrada franca.
Mergulhada no universo de alguns dos mestres da cultura brasileira, a artista Pérola Santos construiu uma série dedicada ao projeto “Universidade de Ponta Cabeça”, elaborando suas peças inteiramente nos espaços da Galeria de Arte UFF.
Em uma espécie de residência artística, Pérola trabalhou sobre o tema do projeto utilizando a arquitetura da galeria como um grande suporte para sua obra. A mostra está em cartaz na Galeria de Arte da UFF, de segunda a sexta, das 10h às 21h, e aos sábados e domingos, das 13h às 21h, com entrada franca.
A exposição é resultado de reflexões sobre as existências do pensador e escritor Antônio Bispo dos Santos (Nêgo Bispo), de Mãe Tetê (líder espiritual do Quilombo São José da Serra), de Mestre Cicinho (do Reisado Manoel Messias) e de Mestra Margarida (brincante do Guerreiro Alagoano).
Nesse trabalho, a pintora paulista da cidade de Eldorado incorpora em sua obra elementos que dialogam tanto com a história dos homenageados quanto com a sua própria.
Descendente do Quilombo Ivaporunduva, uma comunidade formada em meados do século XVII em uma das maiores reservas contínuas de Mata Atlântica do país, Pérola tem se dedicado a ilustrar alternativas de vida fora dos grandes centros urbanos.
Data: Até 31 de janeiro de 2025
Horários: Segunda a Sexta, das 10h às 21h
Sábados e Domingos das 13h às 21h
Local: Galeria de Arte UFF Leuna Guimarães dos Santos
Endereço: Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí, Niterói.
O ABBA Experience leva para os palcos a história de uma das maiores bandas de todos os tempos. Em uma produção de muitos recursos, toda cantada e tocada ao vivo com banda e orquestra, os atores interpretam um repertório permeado de sucessos. O espetáculo terá três sessões neste domingo (17), no Teatro Eduardo Kraichete, em Icaraí: às 18h, 20h e 22h. Os ingressos podem ser adquiridos no Sympla.
O cenário, coreografias, trocas de figurinos e uma iluminação de última geração transporta o público para a era “Disco”, em uma viagem musical e visual.
O espetáculo conta com direção geral do renomado diretor Bruno Rizzo, que assina a direção de grandes espetáculos como “Queen Experience In Concert”, “Elvis Experience Tribute in Concert”, “Pink Floyd Experience In Concert”, “Amazing Tenors, Sings Bocelli”, “Embalos de Sábado à Noite, O Musical”. A direção executiva de Daniela Schiarreta e direção residente de Ewerton Novaes.
A turnê já percorreu mais de 70 cidades brasileiras.
Data: Domingo, 17 de novembro
Horário: 18h, 20h e 22h
Local: Teatro Eduardo Kraichete
Endereço: Av. Roberto Silveira, 123 – Icaraí.
Apresentações artísticas, oficinas e encontros marcam a celebração do mês da consciência negra em Niterói, que começa a ser comemorado em Niterói no feriado desta sexta (15). Os eventos acontecem em diversos espaços da cidade e contam com a participação de artistas locais. A organização é da Fundação de Arte de Niterói (FAN).
A primeira atração é na sexta-feira, dia 15, feriado, com um evento em praça pública para o Dia Municipal do Hip Hop (instituído em 12 de novembro). O evento celebra os dez anos do Estatuto Municipal da Igualdade Racial de Niterói.
Já no sábado, dia 16, é dia de samba, jongo e carimbó.
Estação Hip Hop
Das 16h às 22h
Música: Kamilla CDD, Biab, Joca, Leal, Banda do Jeff, Wolf Crew e DJ Drei
Grafite: Cibelle Arcanjo e Aila Ailita
Poesia: Joana, Rafael Inácio e Gênesis
Local: Praça Adelino Magalhães, São Domingos
Ritmos Nossos: Jongo, Carimbó e Samba
Das 14h às 20h
Apresentações: Jongo da Amendoeira, Égua Mana Carimbó e Samba do Mingo
Oficinas: de Hip Hop, com Vitor; Samba, com Gabriele; de Atabaques, com Mestre Cidel Trindade; e de Poesia Afrocentrada, com Sol de Paula
Local: Praça Adelino Magalhães, São Domingos.
O Festival Varilux segue em Niterói trazendo atualidades, tendências e clássicos do cinema francês. A mostra está em cartaz no Cine Arte UFF até o dia 20 de novembro. Portanto, esse é o último fim de semana do festival. Quem não foi ainda dá tempo de se organizar para ir.
O festival é um dos mais importantes do cinema francês fora da França. A seleção desse ano reúne filmes que foram exibidos no Festival de Cannes, inclusive aqueles que estrearam nem mesmo estreado em seu país de origem.
Um dos destaques dessa edição do festival é “O Conde de Monte Cristo“, que levou mais de 7 milhões de espectadores aos cinemas.
Confira alguns filmes que serão exibidos:
A programação na íntegra pode ser acessada nas redes sociais do Centro de Artes UFF.
Serviço:
Data: De 7/11 a 20/11
Loca: Cine Arte UFF
Endereço: Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí.
Guilherme Arantes, MPB4, The Fevers e 14 bis, Marcos Sabino e Dalto sobem ao palco em Niterói a partir desta terça-feira (12) e até o domingo (17) em mais uma edição do Festival Marazul. A programação plural prevê shows, exposições e atividades interativas em diversos endereços da cidade.
Na sexta, 15 de novembro, a exposição itinerante “Imagens do Marazul” – uma coleção de fotografias que capturam momentos históricos do festival e da cena musical niteroiense – reabre na Sala Nelson Pereira dos Santos, a partir das 17h.
À noite, o grupo MPB4 celebra seus 60 anos de carreira com um show especial às 20h, oferecendo ao público um repertório que reflete sua contribuição à música popular brasileira.
Já no sábado (16), as atrações mudam de cenário e vão para o palco principal montado na Praia de Piratininga. Às 19h, será apresentado o show “Niterói homenageia Belchior”, em que doze artistas niteroienses de destaque de diferentes gerações prestam uma homenagem ao cantor e compositor Belchior, com direção musical de Rick Ferreira.
Entre os artistas convidados estão Marcos Sabino, Dalto, Yuri Corbal, Santino, Aline Peixoto, Daíra, Agatha Blue, Tacy Campos, Bel Cortez e Arthur di Rena, Rick Ferreira, Jan e Enzo Yuki que interpretarão canções emblemáticas de Belchior.
O show continua às 21h30 com a banda 14 Bis, representante da segunda geração do Clube da Esquina com sucessos icônicos como “Minha Linda Juventude”, “Espanhola”, “Caçador de mim”, dentre outros, enquanto Chico Aguiar, o “Homem Baile”, anima os intervalos.
Para encerrar o festival e o fim de semana, no domingo (17), o público será recepcionado pelo som da Orquestra Experimental de Sopros do Programa Aprendiz Musical às 18h.
Em seguida, o hitmaker Guilherme Arantes sobe aos palcos, às 21h, trazendo seus grandes sucessos como “Planeta Água”, “Meu mundo e nada mais”, “Cheia de charme” e outras para o palco de Piratininga. Durante os intervalos, o DJ Renatinhow e o “Homem Baile” garantem a continuidade da festa e o clima vibrante que marca a celebração deste ano.
Sexta-feira – 15 de novembro
Local: Sala Nelson Pereira dos Santos
Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, 880 – São Domingos, Niterói.
17h: Exposição Itinerante Imagens do Marazul
20h: MPB4 – 60 anos de MPB
Gratuito – Distribuição de ingresso 2 horas antes do início do evento com lugar marcado
Sábado – 16 de novembro
Local: Palco Marazul
Endereço: Praça Luiz Gomes da Silva, Praia de Piratininga
19h: Niterói homenageia Belchior
Direção musical: Rick Ferreira
Banda base: Pedro Terra, Canequinha, Rafael Marcolino, Gê Fonseca, Felipe Velloso, Emerson Riber
Artistas participantes: Marcos Sabino, Dalto,, Yuri Corbal, Santino, Daíra, Agatha Blue, Aline Peixoto, Tacy, Bel Cortez e Artur di Renna, Rick Ferreira, Jan e Enzo Yuki
21h30: 14 Bis
Intervalos: Homem Baile (Chico Aguiar)
Gratuito
Domingo – 17 de novembro
Local: Palco Marazul
Endereço: Praça Luiz Gomes da Silva (antiga Praça do Toboágua), praia de Piratininga
18h: Orquestra Experimental de Sopros do Programa Aprendiz Musical
21h: Guilherme Arantes
Intervalos: DJ Renatinhow
Gratuito
Neste sábado (16), na Casa 264, em São Domingos, o MC e compositor Jef Rodriguez, nome de destaque na cena afrofuturista brasileira leva sua combinação poderosa de ritmos que resgatam a ancestralidade africana em encontro com uma sonoridade futurista.
O evento começa às 15h e vai até às 21h e se comprado antecipado, o ingresso sai a R$ 20, com welcome drink. Durante o sunset, o público terá acesso a drinks exclusivos.
No evento, o set de Jef traz o que está em alta na música afro contemporânea, misturando afrobeats, Dance Hall nigeriano e amapiano com grooves brasileiros e latinos diaspóricos. O afrobeat se mistura ao funk, samba e batidas eletrônicas modernas.
Baiano de Ilhéus, Jef lançou seu primeiro trabalho solo em 2021, o “Spiritual EP”, uma obra que explora as influências do afrobeat, samba e música jamaicana. Em 2024, promoveu o Baile do Jef na casa do Nando, um Quilombo Cultural no Rio que se destaca como ponto de encontro e celebração da cultura afro contemporânea.
Serviço:
Data: Sábado, 16 de novembro
Horário: Das 15h às 21h
Local: Casa 264
Endereço: Rua General Andrade Neves, 264 – São Domingos.
COMPARTILHE