COMPARTILHE
A primeira pedalada em direção à ampliação do Bicicletário Arariboia foi dada. Caberá à Alfa + Projetos e Execuções a realização da obra, prevista para ser concluída em maio de 2025.
Leia mais: Prefeitura de Niterói lança licitação para compra de ônibus elétricos
A empresa, com sede no bairro de Maravista, em Niterói, venceu a licitação, na modalidade Pregão Eletrônico, promovida pela Prefeitura, por intermédio da Empresa de Moradia, Urbanização e Saneamento do município (Emusa), cujo resultado foi homologado nesta terça-feira (5). O valor do edital foi de R$ 1.103.000,00.
De acordo com o Memorial Descritivo do edital, o bicicletário terá sua área aumentada em 486 metros quadrados, “incorporando o terreno adjacente que foi desapropriado para realização das obras de requalificação da orla do Centro”.
As obras de expansão preveem, entre outras coisas, novos suportes para estacionamento vertical e horizontal, dispositivos de drenagem e escoamento de água de chuva e implantação de 20 pontos de tomadas (sendo 10 duplas) para recarga de bicicleta elétrica. O Memorial indica, também, que a ampliação seguirá o atual molde de fachada de vidro, que terá uma nova porta.
Com a ampliação, a prefeitura pretende dobrar o número de vagas disponíveis, que atualmente é cerca de 500. O bicicletário, que fica ao lado da estação das barcas, no Centro, foi inaugurado há seta anos. É o primeiro totalmente público e gratuito do país. Funciona de segunda à sexta, das 6h às 23h e no sábado das 7h às 18h. Não abre aos domingos.
COMPARTILHE